O que é extensão?

Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM) compreende que Ensino, Pesquisa e Extensão compõem os eixos da formação integral na Educação Superior, os quais devem estar articulados aos currículos dos cursos e voltados aos objetivos de formação das áreas de conhecimento.

Em consonância com o disposto na Lei 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e a Resolução nº 07, de 18 de dezembro de 2018, a extensão na FAPCOM é entendida como prática acadêmica que procura interligar as Instituições de Ensino Superior (IES) em suas atividades de ensino e práticas investigativas, considerando as demandas específicas da sociedade em seus contextos local ou regional.

Por essa compreensão, a FAPCOM, enquanto entidade educacional de inspiração humanista, busca superar a visão fragmentada e tecnicista da formação do indivíduo e põe-se a serviço do conjunto dos valores humanos. Assim, as Atividades de Extensão da Faculdades Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM) estão pautadas nas seguintes diretrizes e políticas:

Organização da Extensão

Na FAPCOM, a Extensão está organizada a partir dos programas estabelecidos institucionalmente, nos quais devem ser alocados projetos, oficinas, cursos, eventos, dentre outras modalidades extensionistas, a saber:
  • Programa Comunicação e Transformação Socioambiental Visa promover a conscientização e ações relacionadas à sustentabilidade e à preservação do meio ambiente por meio de estratégias de comunicação, na conscientização e engajamento da sociedade em relação às questões socioambientais.
  • Programa de Prestação de Serviço e Integração Comunitária Destinado ao contato com a comunidade de diferentes formas, seja por meio de projetos, parcerias, eventos e prestação de serviços. Neste programa, são bem–vindos os trabalhos interdisciplinares que podem ou não atender clientes reais, a partir da observação de suas necessidades.
  • Programa de Difusão Artística, Científica e Cultural Destinado aos projetos que envolvam publicações impressas, imagéticas ou audiovisuais, em diferentes plataformas em prol da Arte, Identidade, Memória Cultural, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Direitos Humanos, Diversidade e Inclusão.
  • Programa de Promoção dos Direitos Humanos Acolhe propostas de projetos extensionistas voltados à promoção dos Direitos Humanos, da valorização da diversidade e do combate ao preconceito e às formas de discriminação.
  • Programa de Tecnologia, Educação e Inovação Voltado para o desenvolvimento de ações de inovação na Educação e na Tecnologia, fortalecendo atividades de proposição crítico/criativas, buscando o diálogo com as necessidades sociais.

Fique por dentro

Veja o que está rolando

3 de dezembro de 2025

4ª Turma do Curso Livre de Noções Básicas de Fotografia chega à FAPCOM

Saiba mais
3 de dezembro de 2025

A FAPCOM Abre Inscrições para o Curso Livre de Narração Esportiva

Saiba mais
3 de dezembro de 2025

FAPCOM Apresenta Projetos de Display de Chão Criados pelos Alunos de Publicidade e Propaganda

Saiba mais
26 de novembro de 2025

Hub de Inovação FAPCOM Aproxima Futuros Publicitários da Prática Profissional em Parceria com Grandes Agências

Saiba mais
5 de novembro de 2025

FAPCOM Celebra 20 anos com Reencontros, Exposições e Celebração Especial

Saiba mais
5 de novembro de 2025

II Semana de Comunicação FAPCOM Conecta mais de 30 Profissionais com Alunos

Saiba mais
17 de outubro de 2025

II Semana de Comunicação da FAPCOM Conecta

Saiba mais
17 de outubro de 2025

Encontro de Egressos Marca o Início das Comemorações dos 20 anos da FAPCOM

Saiba mais
10 de outubro de 2025

Publicidade, Pipoca e Cinema têm muito a nos ensinar

Saiba mais
Ver todos

Perguntas frequentes

  • Qual é a diferença entre Atividades de Extensão e Atividades Complementares? As Atividades Complementares focam no aprendizado dos alunos através de atividades extras ligadas à sua formação, enquanto as Atividades de Extensão promovem a interação da comunidade acadêmica com a sociedade, estimulando a cidadania e a troca de conhecimentos
  • Como faço para me vincular a um Projeto de Extensão? O aluno deve propor um projeto de extensão alinhado ao projeto macro do curso, seguindo as orientações do professor da disciplina extensionista e respeitando a política e o regulamento da extensão.
  • É obrigatório desenvolver Projetos de Extensão? Sim, pois os Projetos de Extensão são necessários para cumprir a carga horária obrigatória dos componentes curriculares de extensão previstos na matriz do curso.
  • Quais são as áreas de atuação das Atividades de Extensão? As Atividades de Extensão podem atuar nas áreas de Comunicação, Culturas, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente e Tecnologia.
  • O Estágio (Obrigatório e Não-obrigatório) pode ser considerado Extensão? Não, o Estágio não é considerado Extensão, pois se trata de um ato educativo supervisionado voltado à preparação para o mundo do trabalho, conforme a Lei nº 11.788/2008.
  • O que é um Programa de Extensão? Um Programa de Extensão é um conjunto de ações processuais vinculadas a programas institucionais, com objetivos claros, público-alvo definido e impacto social, promovendo a interação transformadora entre a universidade e a sociedade.
  • Qual a carga horária das Atividades da Extensão no Currículo? A carga horária mínima das Atividades de Extensão é de 10% do total da carga horária do curso, distribuída ao longo da graduação.
  • Como a curricularização vai acontecer no meu curso? A curricularização ocorrerá por meio de disciplinas extensionistas na matriz curricular, com orientações semestrais conforme o regulamento da Instituição de Ensino Superior e o Projeto Pedagógico de Curso.
  • O que é a Curricularização da Extensão? A Curricularização da Extensão é a inclusão de atividades extensionistas práticas no curso, conectando o aprendizado acadêmico com a comunidade para promover impacto social. Quando integradas ao currículo, são chamadas de Atividades de Extensão.