História da Pia Sociedade de São Paulo, mantenedora da FAPCOM

A história da Pia Sociedade de São Paulo – PAULUS –  tem suas raízes no pequeno vilarejo italiano de São Lourenço de Fossano, onde nasceu Tiago Alberione, em 4 de abril de 1884. Filho de Miguel Alberione e Teresa Rosa Alloco, modestos agricultores, desde muito cedo, Tiago mostrou-se inclinado à vocação religiosa. Com apenas seis anos, já expressava o desejo de se tornar padre.

 

À medida que a sociedade passava por grandes transformações, Alberione sentiu a necessidade de responder aos desafios do novo século. Sonhava em evangelizar, utilizando os meios modernos de comunicação. Esse sonho se concretizou, em 20 de agosto de 1914, na cidade de Alba, Itália, com a fundação da Escola Tipográfica Pequeno Operário. O projeto, que inicialmente tinha como objetivo formar jovens para trabalhar pela “boa imprensa”, evoluiu e deu origem à Pia Sociedade de São Paulo, uma congregação religiosa dedicada à evangelização por meio da comunicação social.

 

O legado de Alberione não se limitou à fundação da PAULUS. Ele também foi responsável pela criação de uma grande família religiosa, conhecida como Família Paulina, que inclui:

 

 

A missão da Pia Sociedade de São Paulo se expandiu rapidamente. Em 1931, os primeiros missionários paulinos chegaram ao Brasil: Pe. Xavier Boano e Pe. Sebastião Trosso. A primeira iniciativa da congregação no país foi assumir o jornal La Squilla, voltado para a colônia italiana em São Paulo. No mesmo ano, lançaram a primeira edição do Santo Evangelho no Brasil, com uma tiragem de 10 mil exemplares, marcando oficialmente o início das atividades da PAULUS no território brasileiro.

 

Com o passar dos anos, a missão editorial da PAULUS se diversificou. Fiel ao ideal de Alberione de “falar de tudo cristãmente”, a editora ampliou seu catálogo para atender às mais diversas áreas do conhecimento. Hoje, suas publicações abrangem temas como antropologia, apoio pedagógico, autoajuda, Bíblia, catequese, comunicação, devocionais, dicionários, documentos da Igreja, educação, espiritualidade, ética, filosofia, história, infantojuvenil, literatura, pastoral, psicologia, sociologia e teologia. Atualmente, a editora conta com mais de dois mil títulos disponíveis em seu catálogo.

 

Atualmente, a PAULUS está presente em 33 países, onde desenvolve atividades editoriais, jornalísticas, musicais e de formação, consolidando-se como uma das mais importantes instituições de evangelização através da comunicação.

 

Em 1991, a Pia Sociedade de São Paulo iniciou o processo de unificação de sua identidade visual. A nova logomarca, criada pelo designer italiano Giorgetto Giorgiano em 1993, passou a ser adotada mundialmente. No Brasil, seu lançamento ocorreu em agosto de 1994. O novo símbolo representa o encontro do ser humano com Deus e a valorização da identidade cristã, inspirada em Cristo como Caminho, Verdade e Vida.

 

Com mais de um século de história, a PAULUS segue fiel à missão de seu fundador: levar a Palavra de Deus ao mundo por meio da comunicação, adaptando-se às novas realidades e desafios do tempo presente.

Confira a publicação no Diário Oficial da União – Seção 1 de 15/08/2016, a Portaria nº 867 de 12 de agosto de 2016, o Recredenciamento da FAPCOM.