O encontro se propõe a refletir sobre a imagem das mulheres na obra de Friedrich Nietzsche. Sabe-se que o feminino na obra de Nietzsche é tema que alimenta as mais variadas paixões, afinal de contas, a mulher não é tema periférico na obra do autor, muito pelo contrário, está presente em seu modo de produzir filosofia. Deste modo, o Aurora de junho tem como objetivo, considerando as análises e interpretações da professora Sclartett Marton, mirar o quanto a mulher é classificada e categorizada a partir do arquétipo masculino ou, até mesmo, recebe sobre si identidade arbitrária forjada a partir do macho. Nossa proposta é compreender este fenômeno bem como produzir pensamento que extrapole os muros das categorizações hegemônicas da contemporaneidade.
O projeto Aurora, além da exposição e diálogo filosófico, propiciará momento cultural, em que
artistas das mais diversas áreas apresentarão seus trabalhos para inaugurar o período de
reflexão. Será um evento gravado, com a finalidade de compartilhar com a comunidade externa o que vem sendo produzido pela Faculdade Paulus de Comunicação. Além disso, é possível que
o público externo sugira temas e palestrantes para maior problematização e reflexão do
conhecimento.
Scarlett Marton é professora titular de Filosofia Contemporânea da Universidade de São Paulo. Graduou-se em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1972), concluiu mestrado em Filosofia na Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne (1974), defendeu doutorado (1988) e livre-docência em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1996).
Rua Major Maragliano, 191 – Vila Mariana, São Paulo – São Paulo, 04017-030