

Vestibular
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, de acordo com a Lei nº 10.861 de 14/04/2004 (disponível em PDF neste link), define a avaliação das instituições de educação superior com o objetivo de tornar visível para cada instituição o significado de suas ações face às múltiplas dimensões institucionais.
A CPA tem por finalidade conduzir o processo de Autoavaliação Institucional, com o intuito de melhorar a qualidade do Ensino Superior. Tem ainda como objetivo, promover o aprofundamento dos compromissos e responsabilidade social da IES, subsidiando e orientando a gestão institucional nas dimensões administrativa, acadêmica e política, necessárias ao fortalecimento, perenidade, eficiência e eficácia institucional.
A CPA acompanha o desenvolvimento e a aplicação dos quesitos propostos no Projeto de Desenvolvimento Institucional – PDI da FAPCOM, por meio de instrumentos da avaliação interna que conjuga os aspectos quantitativos e qualitativos da realidade avaliada.
Para este exercício avaliativo, doravante configurado como permanente e contínuo, propomos um conjunto de ações processuais visando diagnosticar o desempenho institucional de tal forma que possa subsidiar a tomada de decisão no ponto de vista da qualidade de ensino com as 10 dimensões, a saber:
1. Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional.
2. Políticas de Ensino, Pesquisa e Extensão – (perspectiva científica e pedagógica formadora).
3. Responsabilidade Social da IES – (avalia a interação e o cumprimento dos compromissos da instituição para com a sociedade).
4. Comunicação com a sociedade.
5. Política de Pessoal, de carreira, de aperfeiçoamento, de condições de trabalho.
6. Organização e gestão da instituição.
7. Infraestrutura física e recursos de apoio
8. Planejamento e avaliação.
9. Políticas de Atendimento aos discentes.
10. Sustentabilidade financeira.
As dimensões 5 e 7 envolvem todos os recursos humanos, físicos e de infraestrutura disponíveis para a realização do trabalho acadêmico.
Clique aqui – para baixar o arquivo com Regimento Interno
Referenciais: documentos institucionais – PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional, PPI – Projeto Político Institucional e PPCs – Projetos Pedagógicos de Curso, consultas públicas à comunidade acadêmica e reuniões por setores e com comitês.
Portaria normativa nº 01/2023 – 20 de janeiro de 2023
1. Sensibilizar a comunidade acadêmica e administrativa: docentes, discentes, corpo técnico administrativo, e comitê de apoio, participação ativa e democrática;
2. Elaborar Programa de Avaliação Institucional;
3. Estabelecer um processo dinâmico, interativo, contínuo em consonância com as deliberações do SINAES;
4. Fortalecer continuamente a cultura avaliativa de caráter formativo, visando subsidiar o processo de Planejamento Institucional, visando respeitar a identidade, o carisma e a missão da FAPCOM.
I – Prof.ª Esp. Fabiana Mendes Sanches Garcia – Presidente da CPA
II – Prof. Me. Fernando Mariano de Siqueira – Vice-Presidente
III – Prof. Me. Bruno César dos Santos – Representante Corpo Docente
IV – Prof. Esp. Erick Borges Vieira – Representante corpo Docente
V – Sr. José Mauricio Simonetti – Representante da Sociedade Civil Organizada
VI – Sr. Fernando Prata – Representante da Sociedade Civil Organizada
VII – Lilia Mingrone Martins Alves – Representante do Corpo Técnico-Administrativo
VIII – Cristiano Aparecido Rodrigues – Representante do Corpo Técnico Administrativo
IX – Isabelly Borges Silva Cabral – Representante Discente
X – Gabriel de Risio – Representante Discente
XI – Edna Barbosa Soares – Equipe de Apoio
XII – Luciano Giglio Colombo – Equipe de Apoio
Resultados da Avaliação de 2024/2: confira neste link.
Resultados da Avaliação de 2024/1: confira neste link.
Resultados da Avaliação de 2023/2: confira neste link.
Resultados da Avaliação de 2023/1: confira neste link.
Resultados da Avaliação de 2022/2: confira neste link.