Indicadores de Qualidade

A FAPCOM tem o compromisso com a oferta do ensino superior de qualidade,  vislumbrando a formação de profissionais competentes e com visão de  responsabilidade social e cidadania. O compromisso com a qualidade do ensino  ofertado comprova-se tendo em vista os resultados obtidos em avaliações  externas, do Ministério da Educação, que se expressam pelos seguintes  cenários: 

 

1) Nas avaliações in loco, para fins de autorização, reconhecimento e renovação  de reconhecimento de curso, a Instituição apresenta o seguinte cenário, para os  atos avaliativos, compreendendo o período de 2010 a 2022. 

 

  1. a) Autorização e Reconhecimento do Curso de Jornalismo: Conceito atribuído  nas avaliações in loco: 4. Renovação de reconhecimento:
  2. b) Autorização e Reconhecimento do Curso de Publicidade e Propaganda:  Conceito atribuído nas avaliações in loco: 4. Renovação de reconhecimento: 4.
  3. c) Autorização e Reconhecimento do Curso de Rádio, Televisão e Internet:  Conceito atribuído na avaliação in loco: 4. Renovação de reconhecimento: 5.
  4. d) Autorização e Reconhecimento do Curso de Relações Públicas: Conceito  atribuído nas avaliações in loco: 4. Renovação de reconhecimento: 4.
  5. e) Autorização e Reconhecimento do Curso de Filosofia – Bacharelado: Conceito  atribuído na avaliação in loco: 3. Reconhecimento: 4.

 

  1. f) Autorização e Reconhecimento do Curso de Filosofia – Licenciatura: Conceito  atribuído na avaliação in loco: 3. Reconhecimento: 5.
  2. g) Autorização e Reconhecimento do Curso de Tecnologia em Fotografia:  Conceito atribuído na avaliação in loco: 4. Renovação de Reconhecimento: 05
  3. h) Autorização e Reconhecimento do Curso de Tecnologia em Produção  Multimídia: Conceito atribuído na avaliação in loco: 4. Renovação de  Reconhecimento 05.
  4. i) Autorização e Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Produção  Audiovisual: Conceito atribuído na avaliação in loco: 5. Reconhecimento: 5.

     

2) No que se refere aos indicadores de qualidade da FAPCOM, tendo em vista  os resultados obtidos por seus cursos no ENADE – Exame Nacional de  Desempenho de Estudante e CPC – Conceito Preliminar de Curso, a Instituição apresenta resultados satisfatórios, ou acima deles, em seus cursos de  graduação: 

 

  1. a) Resultados referentes a 2021, divulgados em 2022: 

– Curso: Filosofia Bacharelado; Conceitos: ENADE 03; CPC 04; IDD 04 – Curso: Filosofia Licenciatura; Conceitos: ENADE 04; CPC 04; IDD 04 

  1. b) Resultados referentes a 2020, divulgados em 2021: 

– Curso: Publicidade e Propaganda; Conceitos: ENADE 05; CPC 04; IDD: 05 – Curso: Jornalismo; Conceitos: ENADE 05; CPC 04; IDD: 04 

 

  1. c) Resultados referentes a 2018, divulgados em 2019: 

– Curso: Publicidade e Propaganda; Conceitos: ENADE 05; CPC 04; – Curso: Jornalismo; Conceitos: ENADE 05; CPC 04.

 

  1. d) Resultados referentes a 2015, divulgados em 2017: 

– Curso: Publicidade e Propaganda; Conceitos: ENADE 04; CPC 04; – Curso: Jornalismo; Conceitos: ENADE 04; CPC 04. 

 

  1. e) Resultados referentes a 2009, divulgados em 2010:

– Curso: Rádio, Televisão e Internet; Conceitos: ENADE 03; CPC 03; – Curso: Relações Públicas; Conceitos: ENADE 04; CPC 03.

 

Os cursos de Jornalismo e Publicidade obtiveram IDD 04 e 05 na avaliação  ENADE 2021, evidenciando o quanto a IES agregou com formação de  excelência no processo de formação do estudante desde o Ensino Médio, sendo  que apenas 3% das instituições do Brasil alcançaram esse grau de excelência. Os ciclos/anos não elencados nos intervalos não contam com conceitos, pelo  fato da IES não possuir cursos convocados para o ENADE no período.

 

Em relação ao IGC (Índice Geral de Cursos), a Instituição possui desempenho  satisfatório, contando com IGC 2021 na faixa 4, o que demonstra a qualidade  institucional, fruto do esforço do caminho de aprimoramento.