Frame-2 Mostra de Direitos Humanos - A comunicação e a promoção dos Direitos Humanos

Sobre o Evento

Desde a proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948, o mundo se comprometeu a buscar harmonia entre as nações, que diversas em suas culturas e soberanas em suas ações enfrentam, ainda, avanços e retrocessos. O primeiro artigo da declaração coloca a liberdade e a igualdade de direitos como pontos fundamentais para o direito à vida digna para todas as pessoas humanas. Nesse sentido, a comunicação se coloca como ponto de convergência para que ocorra o diálogo, tão fundamental para o processo democrático.

Em um mundo em que as redes digitais de comunicação abrem espaço para as mais diferentes vozes, as imagens circulam indiscriminadamente e as inteligências artificiais falam e agem de acordo com quem as programa. Tratase do espaço simbólico de disputa das narrativas que dão suporte para que as pessoas tomem suas decisões em relação à vida coletiva

Diante de um cenário de crise humanitária, vista nos conflitos na Ásia e Oriente Médio, com as emergências climáticas e com o aumento da desigualdade social, a FAPCOM (Faculdade Paulus de Comunicação) amplia o debate sobre a responsabilidade dos profissionais de comunicação na produção e disseminação de conteúdos confiáveis e capazes de dar visibilidade ao tema, evitando crenças e preconceitos.

Programação - Dia 26 de Setembro

Filocine

Manhã: Das 07h30 às 09h20 | Noturno: Das 19h às 20h50

Local: Auditório (-2)

Roda de Conversa

Manhã: Das 09h40 às 10h30 | Noturno: Das 21h10 às 22h

2-200x200 Mostra de Direitos Humanos - A comunicação e a promoção dos Direitos Humanos

VIVIAN VILLARROEL

Artista plástica e fotógrafa. Cobriu as manifestações da revolta social no Chile (2019).

3-200x200 Mostra de Direitos Humanos - A comunicação e a promoção dos Direitos Humanos

ALEX SILVEIRA

O fotojornalista Alex Silveira perdeu parte da visão em protestos em 2000 e foi indenizado pelo Estado por danos morais e estéticos, além de despesas médicas.

4-200x200 Mostra de Direitos Humanos - A comunicação e a promoção dos Direitos Humanos

SÉRGIO SILVA

O fotojornalista Sérgio Silva perdeu a visão do olho esquerdo em um protesto em 2013, mas teve o pedido de indenização negado pela justiça.

Local: Auditório (-2)

Intervenção cultural

Manhã: Das 10h30 às 10h40 | Noturno: Das 22h às 22h10

Manhã: Das 10h40 às 11h10 | Noturno: Das 22h10 às 22h40

Local: Pátio em frente ao auditório (-2)

Exposição Setembro Azul

De 23/09 à 27/09

• Alunos do terceiro semestre de Produção Audiovisual criarão painéis sobre conscientização do mês do setembro azul, a respeito das lutas e datas comemorativas em alusão à comunidade surda.

• Mostra fixa do vídeo Setembro Azul FAPCOM.

Local: Hall de entrada.

Exibição de vídeos, fotos e podcasts.

Site da Agência EntreFocos

Materiais produzidos pelos alunos do 4º semestre da disciplina de Direitos Humanos e Cidadania.

Faculdade Paulus de Comunicação

Rua Major Maragliano, 161 | São Paulo - SP

Próxima às estações Vila Mariana e Ana Rosa

Logo_FAPCOM-750x500-1 Mostra de Direitos Humanos - A comunicação e a promoção dos Direitos Humanos