Curso Livre - On-line ao vivo

Assessoria de Comunicação e Gestão de Crise para Dioceses, Institutos e Congregações Religiosas

O curso “Comunicação e Gestão de Crises em Instituições Religiosas” é uma formação especializada voltada para aqueles que atuam na comunicação de instituições religiosas, com o objetivo de capacitá-los a enfrentar os desafios contemporâneos.

Os participantes aprenderão a lidar com crises institucionais, compreendendo tanto os aspectos de Relações Públicas quanto os fundamentos do Direito Canônico aplicados a essas situações. O curso também aborda a comunicação digital e a assessoria de imprensa eclesiástica, com ênfase nas melhores práticas e na ética, preparando os profissionais para responder de forma adequada e estratégica a crises que possam surgir em suas instituições.

Público-alvo:

Responsáveis pela comunicação de instituições religiosas, clérigos, religiosas e religiosos, jornalistas e profissionais de marketing religioso.

Conteúdo Programático:

MÓDULO 1 – Gestão de crise

02/09/2024 – Fundamentos das Relações Públicas

09/09/2024 – Diálogo institucional

16/09/2024 – Gestão de crise

Profa. Esp. Wanessa Scabora

Pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela USP e graduada em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero. Possui experiência em Comunicação Corporativa em empresas multinacionais, atuando em Comunicação Interna, Gestão de Crises, e Gerenciamento de Redes Sociais. Atualmente, ministra disciplinas no curso de Relações Públicas na FAPCOM.

MÓDULO 2 – Direito canônico e gestão de crises

04/09/2024 – Aspectos canônicos de crises institucionais

11/09/2024 – Regulamentação da gestão financeira e dos bens temporais

18/09/2024 – Tutela contra abusos de poder e de pessoas vulneráveis

Pe. Me. Paulo Manoel de Souza Profilo

Sacerdote Salesiano, graduado em Filosofia e Teologia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo. Mestre em Direito Canônico pela Pontifícia Università Gregoriana, Roma. Defensor de vínculo no Tribunal Arquidiocesano de Aparecida e oficial para causas penais no Tribunal Arquidiocesano de São Paulo. Professor de Direito Canônico na Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo e no UNISAL, Campus Pio XI.

MÓDULO 3 – Assessoria de Imprensa Eclesiástica

23/09/2024 – Características da comunicação institucional católica

25/09/2024 – Persona eclesiástica e conduta nas redes digitais

30/09/2024 – Experiências na gestão de crises eclesiásticas

Prof. Fernando Geronazzo

Assessor de Imprensa da Arquidiocese de São Paulo, com graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção e especialização em Jornalismo Multimídia pela PUC-SP. Experiência em Jornalismo Digital e gestão de mídias digitais. Foi professor de Comunicação no curso de Teologia do UNISAL e repórter em “O SÃO PAULO” e “Família Cristã”. Coordenou a Equipe de Comunicação da CNBB e ministra cursos e palestras na área de Comunicação e Cibercultura.

Informaçãos sobre o curso:

Modalidade: On-line ao vivo
Início: 02/09 | Término: 30/09
Dias: segundas-feiras e quartas-feiras, das 19h às 22h
Carga horária: 30h
Investimento: R$ 280,00 à vista ou em 3x de R$ 93,33

Observações:

• Ao término do curso, o aluno receberá certificado de curso da FAPCOM.
  • As aulas ficarão gravadas e poderão ser assistidas em outro momento.