Vulnerabilidades, visibilidades e insurgências dos sujeitos em organizações no ambiente das mídias digitais

um estudo exploratório

Autores

  • Luis Mauro Sá Martino Faculdade Cásper Líbero
  • Angela Cristina Salgueiro Marques Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.31657/rcp.v6i12.612

Resumo

Este artigo delineia alguns aspectos da relação entre mídia digital e comunicação organizacional a partir do conceito de vulnerabilidade. Argumenta que a cultura do “always on” torna as pessoas, especialmente os funcionários, particularmente vulneráveis à gestão institucional, e até mesmo ao controle de subjetividades e auto-imagens. O artigo discute os limites do controle institucional da liberdade pessoal nas mídias sociais, ressaltando que a exibição voluntária de informações pessoais abre um caminho mais amplo para a vigilância e a restrição – por mais que a postagem de um funcionário possa prejudicar a reputação de uma organização. Apoiado nos estudos de Foucault e Butler sobre poder e vulnerabilidade, o argumento é desenvolvido a partir de informações coletadas em jornais brasileiros, vistas como um sintoma, ainda que não sistemático, de uma tendência social mais ampla.

Biografia do Autor

Luis Mauro Sá Martino, Faculdade Cásper Líbero

Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP, Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Faculdade Cásper Líbero, Bolsista e pesquisador do CNPq.

Angela Cristina Salgueiro Marques, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Comunicação Social pela UFMG. Pós-doutora em Ciências da Comunicação pela Université Stendhal, Grenoble III. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG.

Downloads

Publicado

27/02/2023

Como Citar

Sá Martino, L. M., & Salgueiro Marques, A. C. (2023). Vulnerabilidades, visibilidades e insurgências dos sujeitos em organizações no ambiente das mídias digitais: um estudo exploratório. PAULUS: Revista De Comunicação Da FAPCOM, 6(12). https://doi.org/10.31657/rcp.v6i12.612