Vulnerabilidades, visibilidades e insurgências dos sujeitos em organizações no ambiente das mídias digitais

um estudo exploratório

Autores

  • Luis Mauro Sá Martino Faculdade Cásper Líbero
  • Angela Cristina Salgueiro Marques Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.31657/rcp.v6i12.612

Resumo

Este artigo delineia alguns aspectos da relação entre mídia digital e comunicação organizacional a partir do conceito de vulnerabilidade. Argumenta que a cultura do “always on” torna as pessoas, especialmente os funcionários, particularmente vulneráveis à gestão institucional, e até mesmo ao controle de subjetividades e auto-imagens. O artigo discute os limites do controle institucional da liberdade pessoal nas mídias sociais, ressaltando que a exibição voluntária de informações pessoais abre um caminho mais amplo para a vigilância e a restrição – por mais que a postagem de um funcionário possa prejudicar a reputação de uma organização. Apoiado nos estudos de Foucault e Butler sobre poder e vulnerabilidade, o argumento é desenvolvido a partir de informações coletadas em jornais brasileiros, vistas como um sintoma, ainda que não sistemático, de uma tendência social mais ampla.

Biografia do Autor

  • Luis Mauro Sá Martino, Faculdade Cásper Líbero

    Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP, Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Faculdade Cásper Líbero, Bolsista e pesquisador do CNPq.

  • Angela Cristina Salgueiro Marques, Universidade Federal de Minas Gerais
    Doutora em Comunicação Social pela UFMG. Pós-doutora em Ciências da Comunicação pela Université Stendhal, Grenoble III. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG.

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Publicado

27/02/2023

Como Citar

Vulnerabilidades, visibilidades e insurgências dos sujeitos em organizações no ambiente das mídias digitais: um estudo exploratório. (2023). PAULUS: Revista De Comunicação Da FAPCOM, 6(12). https://doi.org/10.31657/rcp.v6i12.612