

- Sou Aluno
- Sou Professor
- Sou Egresso
- Fale com a gente: (11) 2139 8500
Durante o mês de maio, a FAPCOM realizou a segunda edição do INOVA.com, evento que trouxe profissionais do mercado para compartilhar experiências, tendências e desafios da publicidade e da comunicação atual.
Leonardo Cunha, Head de Business Intelligence da Lew’Lara\TBWA, abriu o evento falando sobre como dados e inteligência artificial estão sendo aplicados na publicidade, desde a mensuração até a geração de insights para campanhas.
Caroline Gayo, Head de Mídia na mesma agência, abordou o tema mídia programática, explicando como a automação e os dados têm transformado o planejamento e as entregas na publicidade.
No dia 14, a palestra “Carreira e desenvolvimento: escolhendo entre agência e empresa”, com Vinícius de Lima Santos Scancarelli (Kit Lanche Express) e Thaís Zambrano Santos Scancarelli (Petz), trouxe uma discussão sobre os desafios e oportunidades de trabalhar tanto no ambiente de agência quanto no time de marketing de empresas. A conversa também abordou reflexões importantes sobre trajetória profissional, tomada de decisões e desenvolvimento de carreira dentro do mercado de comunicação.
Encerrando o evento, Katia Raya, Senior Account Manager na Graphite, apresentou uma palestra prática sobre SEO, mostrando como ações bem direcionadas podem gerar até 95% dos resultados, quando aplicadas com estratégia e foco.
O INOVA.com reforça seu papel como um evento que conecta os alunos à prática do mercado, ampliando repertórios, networking e visão profissional.
Encurtas: primeira noite da mostra universitária de produção audiovisual
Qui: 27/05/2025 - 10:16 | NotíciasNa noite do dia 26 de maio, os alunos do 3º semestre noturno do curso de Produção Audiovisual da FAPCOM realizaram o evento Encurtas, uma mostra cinematográfica universitária que reuniu convidados, familiares e colegas para prestigiar os trabalhos desenvolvidos durante o semestre.
“Sobre Nós” – 7 de Cinema
“As Pequenas Belezas da Vida” – Na Margem
“Flores Queimando na Pele” – Astralis
“Depois do Vazio” – Memento Mori
“Latido de Esperança” – CineClock
As obras apresentaram temas diversos, trazendo diferentes reflexões e olhares sobre experiências e situações da vida. Cada curta refletiu a visão, a criatividade e o cuidado dos grupos, que conduziram todo o processo de produção.
Mais do que um exercício acadêmico, os trabalhos desenvolvidos reafirmam a proposta do curso de oferecer uma formação prática, colaborativa e alinhada com os processos do mercado audiovisual, proporcionando aos alunos a vivência completa de uma produção — da criação à exibição.
Seminário Discute Disputas Narrativas e o Papel da Comunicação na Sociedade Atual
Qui: 15/05/2025 - 08:53 | NotíciasNa última terça-feira (13), a FAPCOM realizou a 15ª edição do Seminário de Filosofia e Comunicação, com o tema “Narrativas em Disputa”. O encontro reuniu estudantes e professores para refletir sobre os discursos que circulam na sociedade de hoje e os desafios de entender como diferentes grupos constroem e disputam suas próprias versões da realidade.
Durante a manhã, o Professor Doutor Marcelo Perine apresentou uma palestra trazendo ideias de autores como Thomas Hobbes, Jean-Jacques Rousseau e Eric Lavaine. A fala abordou diferentes formas de entender a natureza humana e como essas visões ajudam a pensar os discursos e disputas que acontecem nas instituições e na vida em sociedade. A mesa foi mediada pelo professor Pedro Monticelli e contou com a participação dos alunos, que fizeram perguntas e comentários ao longo da conversa.
Ainda na parte da manhã, aconteceu a apresentação de trabalhos de Iniciação Científica dos alunos e ex-alunos da FAPCOM.
Já no período da noite, recebemos o Professor Doutor Paolo Demuru, doutor em Semiótica, para apresentar sua palestra com base no livro “Políticas do encanto: extrema-direita e fantasia de conspiração”. Ele falou sobre como discursos conspiratórios são construídos e usados no cenário político atual, especialmente por movimentos de extrema-direita, e como podemos analisá-los e desmontar esse tipo de narrativa.
O seminário trouxe a importância de pensar a comunicação de forma crítica e aberta ao diálogo, aproximando diferentes áreas do conhecimento para entender melhor o mundo em que vivemos.
FAPCOM realiza solenidade de Colação de Grau dos Formandos 2024.2
Qui: 29/04/2025 - 09:54 | NotíciasNo dia 26 de abril de 2025, a Faculdade Paulus de Comunicação (FAPCOM) realizou a Solenidade de Colação de Grau dos formandos do segundo semestre de 2024. O evento, que aconteceu no Auditório Pe. Tiago Alberione, na sede da instituição em São Paulo, reuniu formandos, familiares, professores e coordenadores de curso em um momento marcante de celebração.
A cerimônia contou com a presença de graduandos dos cursos de Filosofia (Bacharelado e Licenciatura), Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Fotografia, Rádio, TV e Internet, Produção Audiovisual, Relações Públicas e Produção Multimídia. Mais do que a conclusão de uma etapa acadêmica, a colação de grau simbolizou o início de uma nova jornada, repleta de oportunidades no mundo do trabalho ou na continuidade dos estudos.
Em seu discurso, a direção da FAPCOM destacou a alegria de compartilhar esse momento único com os formandos, ressaltando que, no Brasil, o acesso ao ensino superior ainda é uma conquista para poucos. A instituição expressou orgulho de contribuir para a transformação social por meio de uma educação de excelência, formando profissionais não apenas tecnicamente capacitados, mas também éticos e comprometidos com o bem comum.
A FAPCOM parabeniza todos os formandos por essa conquista inspiradora e reafirma seu compromisso em seguir formando gerações de profissionais criativos, críticos e engajados na construção de um futuro mais justo e humano.
Entre os dias 7 e 11 de abril de 2025, a FAPCOM – Faculdade Paulus de Comunicação promoveu a 1ª Semana de Comunicação, reunindo alunos, professores e grandes profissionais do mercado em uma programação intensa de palestras, oficinas práticas e atividades de integração.
Durante os dois primeiros dias, a programação contou com palestras de nomes importantes como Nathalia Andrijic, Global Senior UX Researcher & Strategist no Google que falou sobre “Mapa de Estratégia: Tirando Projetos do Papel com Estrutura”, Malu Weber, VP de Comunicação da Bayer, que trouxe o tema “Comunicação 360°: Novas Práticas de Mercado”, Erick Sales, jornalista e fundador da consultoria Criaz com o tema “Para Além da Contratação CLT: Ingressar e Crescer no Mercado de Comunicação Integrada”, Rodrigo Tortima, Diretor Executivo de Criação da premiada Lew’Lara\TBWA com a palestra “Estuda que Vai” e Fátima Souza, jornalista do SBT pioneira no jornalismo investigativo, que compartilhou sobre sua carreira na palestra “Cobertura Investigativa: Casos Policiais que Marcaram a História do Brasil”.
Para tornar a experiência ainda mais completa, diversas oficinas foram ministradas por profissionais com ampla atuação no mercado:
– Introdução ao Roteiro de Cinema, com Ricardo Elias, Diretor e Roteirista de Cinema e Televisão
– Boas Práticas de SEO, com Henrique Souza, CEO da Agência Clave
– Olhares do Cotidiano com o Celular, oficina de fotografia jornalística com José Luiz da Conceição
– Análise de Redes Sociais, com Katia Raya, doutora em Ciência de Dados pela Universidade Saint Joseph de Beirute
– Frameworks para Pensar o Processo Criativo, com Alexandre Reibaldi, fundador da Ctrl+d Publicidade
– Composição Criativa: Explorando o Adobe Illustrator, com Luma de Oliveira Professora da FAPCOM e Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
– ‘Zine’ Filosófico, com Alberto Neves do CAEF – Coletivo Autônomo dos Estudantes de Filosofia
Além da programação acadêmica, a semana também contou com uma Feira de Profissões, realizada nos dias seguintes, com a participação de empresas como CIEE, Bettha e WallJobs, oferecendo orientações de carreira e oportunidades para os estudantes.
O encerramento ficou por conta do Intervalo da Atlética, que trouxe música, integração e muita animação para fechar a semana com energia positiva.
A 1ª Semana de Comunicação reforçou o compromisso da FAPCOM de promover uma formação alinhada às exigências do mercado, valorizando a prática, a inovação e o fortalecimento das conexões profissionais desde a vida acadêmica.
Notificações