- Sou Aluno
- Sou Professor
- Sou Egresso
- Fale com a gente: (11) 2139 8500
A FAPCOM inicia o projeto Aluno Creator, um novo projeto institucional que integra alunos dos cursos de Comunicação na criação de conteúdos para os canais oficiais da faculdade. A iniciativa busca ampliar a produção de vídeos para TikTok, Instagram, Facebook e YouTube, destacando a visão, a rotina e as vivências reais dos estudantes dentro da instituição.
Voltado para os cursos de Jornalismo, Relações Públicas, Rádio, TV e Internet, Produção Audiovisual, Publicidade e Propaganda e Filosofia, o projeto selecionará seis alunos, um de cada curso, que atuarão como creators oficiais da FAPCOM até agosto de 2026.
Os alunos interessados devem enviar seu vídeo de inscrição entre os dias 13 e 25 de março. A seletiva acontecerá por meio do envio de um vídeo autoral, com tema livre, desde que relacionado ao universo da comunicação, à vivência acadêmica ou ao curso do estudante. O conteúdo deverá seguir linguagem digital, no formato vertical (9:16), e ser enviado para o e-mail [email protected]
Após a análise técnica e criativa dos materiais, os seis selecionados passarão a produzir dois vídeos mensais, sendo um sobre o próprio curso e outro sobre temas institucionais, bastidores, eventos ou tendências.
Além de fortalecer a presença digital da instituição, o Aluno Creator oferece aos participantes benefícios como horas complementares, certificado, materiais para portfólio e vivência prática alinhada ao mercado de comunicação.
As atividades terão início em março e seguirão até agosto de 2026.
FAPCOM abre inscrições para curso livre de Comunicação Digital e Redes Sociais no Mercado Editorial
Qui: 09/06/2026 - 11:43 | Curso LivreEstão abertas as inscrições para o Curso de Curta duração “Comunicação Digital e Redes Sociais”, uma formação voltada a profissionais da comunicação, editores, criadores de conteúdo e escritores que buscam dominar as estratégias mais eficazes para promover livros e produtos editoriais no ambiente virtual. O curso livre integra a pós-graduação em Produção Editorial da instituição e será ministrado pela professora Cleide Rodrigues, especialista com ampla bagagem no desenvolvimento de estratégias de comunicação e marketing digital. As aulas acontecem na modalidade presencial, aos sábados pela manhã, oferecendo certificado de 30 horas ao término do programa.
O grande diferencial do curso é a abordagem da comunicação integrada, que ensina o participante a harmonizar e potencializar o uso de ferramentas tradicionais como eventos, feiras literárias e assessoria de imprensa com as dinâmicas e ferramentas do universo digital. O programa oferece um panorama prático e estratégico para a divulgação do livro, capacitando os estudantes a desenhar, planejar, executar e gerenciar redes sociais de forma profissional e orientada para resultados, garantindo um posicionamento de marca sólido em um mercado altamente competitivo.
Ao longo dos encontros, serão explorados conceitos fundamentais do marketing contemporâneo, como o marketing de conteúdo e o inbound marketing, essenciais para a atração e retenção de leitores. A disciplina também mergulha no universo da influência digital, debatendo a construção de parcerias estratégicas com booktubers e outros influenciadores literários para ampliar o alcance e o engajamento orgânico das publicações. Para fechar o ciclo estratégico, os alunos aprenderão a monitorar e mensurar os resultados das ações digitais, garantindo tomadas de decisão mais assertivas.
O curso será realizado aos sábados, das 8h30 às 12h10, na sede da instituição. As aulas estão programadas para os dias 15, 22 e 29 de agosto; 5, 12, 19 e 26 de setembro; e o encerramento em 3 de outubro. O investimento é de R$ 1.407,00. As inscrições já podem ser efetuadas pelo portal da FAPCOM, sendo uma oportunidade indispensável para quem deseja conectar o universo dos livros às tendências e ferramentas mais modernas do marketing digital.
FAPCOM abre inscrições para curso livre de Jornalismo Opinativo com Wiliam Miron, da Agência Estado
Qui: 09/06/2026 - 11:11 | Curso LivreEstão abertas as inscrições para o Curso de Curta duração “Técnicas para Jornalismo Opinativo”, uma oportunidade voltada para estudantes e profissionais que buscam aprimorar a capacidade de análise e a construção de argumentos no cenário midiático contemporâneo. O curso livre faz parte da pós-graduação em Telejornalismo e Técnicas de Reportagem da instituição e será ministrado pelo jornalista Wiliam Miron, profissional com sólida trajetória na Agência Estado. As aulas ocorrem na modalidade presencial, às quintas-feiras, com início em agosto e direito a certificado de 30 horas ao final do período.
O programa do curso propõe uma imersão nos fundamentos teóricos e práticos da área, abordando a distinção clara entre informação e opinião, a estrutura textual dos principais gêneros opinativos e o uso estratégico e adequado de fontes. Os participantes também terão a chance de explorar ferramentas retóricas voltadas para o engajamento do público e a gestão de audiência.
Alinhada a uma formação humanizada e consciente, a disciplina dedica uma atenção especial à ética e à responsabilidade social do comunicador diante dos desafios atuais. Ao longo dos encontros, serão debatidos temas urgentes para a manutenção dos valores democráticos, como o combate à desinformação, o enfrentamento ao discurso de ódio e a análise crítica sobre os limites entre a neutralidade jornalística e o viés implícito. Dessa forma, o curso prepara o profissional para atuar com autonomia e responsabilidade.
Os encontros serão realizados semanalmente, sempre das 19h às 22h40, na sede da instituição. O cronograma de aulas está distribuído nos dias 13, 20 e 27 de agosto; 3, 10, 17 e 24 de setembro; e o encerramento no dia 1º de outubro. O investimento para a inscrição é de R$ 1.407,00. Os interessados em desenvolver sua voz no jornalismo contemporâneo e garantir uma vaga já podem realizar a inscrição diretamente pelo portal de Cursos Livres da FAPCOM.
Aluna de Jornalismo da FAPCOM é finalista do novo quadro do Fantástico, “Profissão Repórter Procura”
Qui: 29/05/2026 - 16:19 | Cultura | EducaçãoNa última quinta-feira, 28 de maio, a Academia LED Globo – Jornalismo na Universidade anunciou os 20 estudantes selecionados para a próxima etapa do edital “Profissão Repórter Procura”. O novo quadro do Fantástico vai acompanhar de perto a jornada de jovens talentos que buscam uma oportunidade de ouro no jornalismo da TV Globo. E o orgulho da nossa instituição tem nome: Laura Serafim Barbosa.
Aos 24 anos, Laura é moradora de Suzano (Grande São Paulo), apaixonada por fotografia e, atualmente, concilia as aulas na FAPCOM com o estágio de comunicação na Câmara Municipal de São Paulo. Agora, ela se prepara para um dos maiores desafios de sua trajetória acadêmica: a fase de entrevistas individuais com o renomado jornalista Caco Barcellos.
Ver uma de nossas alunas entre os 20 finalistas de um projeto nacional de tamanha relevância reforça o compromisso da FAPCOM em oferecer uma formação que une teoria, prática e humanismo, preparando os estudantes para os reais desafios do mercado de trabalho.
Toda a comunidade acadêmica da FAPCOM parabeniza a Laura por essa conquista incrível e deseja muito sucesso na próxima etapa do processo! Estamos na torcida!
Confira a lista completa dos selecionados no portal oficial da Globo.
Rematrícula Online Obrigatória para o 2° Semestre de 2026 começa no próximo dia 17
Qui: 28/05/2026 - 16:12 | GraduaçãoA FAPCOM comunica a todos os seus estudantes que o período de Rematrícula Online Obrigatória para o 2° Semestre de 2026 já está definido. O processo deve ser realizado diretamente pelo Portal do Aluno e é fundamental para garantir a continuidade dos seus estudos.
Fique atento ao cronograma oficial e não deixe para a última hora:
Para quem vai seguir o fluxo regular (sem DPs), o processo no Portal é rápido:
Se o sistema acusar alguma pendência documental, regularize a situação o quanto antes para evitar impedimentos no seu processo.
Dúvidas ou problemas com o sistema? A Secretaria Geral está à disposição para ajudar: