- Sou Aluno
- Sou Professor
- Sou Egresso
- Fale com a gente: (11) 2139 8500
A inteligência artificial, a comunicação e a humanidade em transformação são os temas centrais do encontro que será realizado nos dias 19 e 20 de agosto no campus da FAPCOM.
Entre os dias 19 e 20 de agosto, a FAPCOM realizará em seu campus o 18º Simpósio de Comunicação. Sob o tema “Entre o Algoritmo e a Consciência: Inteligência Artificial, Comunicação e Humanidade em Transformação”, o evento propõe discutir como os algoritmos e a IA vêm moldando processos de mediação, produção de sentido e transformação social. O objetivo é fomentar um espaço de análise e de responsabilização sobre o papel dessas tecnologias em tempos de transição civilizatória.
O simpósio é gratuito e aberto ao público, será presencial e acontece na Rua Major Maragliano, 191. A programação traz conferências e painéis de discussão conduzidos por especialistas em ética, jornalismo e tecnologia.
No dia 19, às 19h30, Alexandre Sayad abrirá o evento com a conferência “A ética das máquinas e o desafio da responsabilidade humana”. Sayad é mestre em Inteligência Artificial e Ética pela PUC-SP e especialista em negócios digitais pela Universidade da Califórnia – Berkeley. Logo em seguida, às 20h30, o Painel 1 abordará “Inteligência Artificial e os desafios éticos, sociais e comunicacionais do nosso tempo”, com participação de Maria Cristina, líder de áreas de IA, Engenharia de Software e IoT, e Lucas Freitas, administrador com MBAs em Data Science e Engenharia de Dados. A mediação será do jornalista Chico Pinheiro, profissional com mais de 50 anos de carreira.
No dia 20, às 8h, será a vez de Dora Kaufman ministrar a conferência “A inteligência artificial vai nos substituir? Humanismo em tempos de algoritmos”. Professora da PUC-SP e autora de diversas obras sobre IA, Dora refletirá sobre a convivência entre máquinas e seres humanos. Às 9h, o Painel 2 discutirá “Inteligência Artificial e Comunicação: entre a manipulação e a mediação da verdade” com Pollyana Ferrari, pesquisadora e autora de livros sobre jornalismo digital, e Givanildo Menezes, diretor de jornalismo da CNN Brasil. A mediação será de Iuri Pitta, âncora da CNN.
Esperamos você para refletir, dialogar e construir juntos uma comunicação mais ética e humana.