https://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/issue/feed PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM 2022-09-16T17:29:08+00:00 Revista Paulus revistapaulus@fapcom.edu.br Open Journal Systems <p>A Revista Paulus é uma publicação semestral, temática e coeditada com a Editora Paulus. Anualmente o conselho editorial define os temas da revista e publica a chamada para artigos. Os autores do Dossiê e da Entrevista são colegiadamente definidos pelo conselho editorial, ouvindo o parecer do conselho científico. Recebe artigos individuais de doutores e em coautoria de doutrores com mestres, sendo limitado em até dois autores por artigo. </p> https://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/606 Antes, perguntar! Possível diálogo com Ciro Marcondes 2022-08-29T18:28:50+00:00 Lucrécia D’Alessio Ferrara ldferrara@hotmail.com <p>Este texto em homenagem ao Professor Ciro Marcondes ressalta as características que faziam de Ciro um pesquisador da comunicação no sentido pleno do termo, sempre mais inclinado às dúvidas e às interrogações do que às certezas. São inúmeros questionamentos suscitados pela obra de Ciro, verdadeiros estimulantes de um processo dialógico que os professores estabeleceram nos últimos anos, pautados pelas perguntas da comunicação, sobretudo no questionamento de como a comunicação, enquanto acontecimento, nos faz pensar.</p> 2022-09-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 https://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/604 PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM 2022-08-29T18:02:35+00:00 Revista Paulus revistapaulus@fapcom.edu.br <p>A revista recebe o nome de um dos grandes pensadores do mundo ocidental, Paulo de Tarso. Paulo (Paulus) é o sujeito que pensa o acontecimento e sua relação com a vida. Vive a experiênciade estar num mundo plural, expõe-se a dialogar com os intelectuais de seu tempo, encontrando-se com os de fora, com os diferentes, com as culturas e a fé. um pensador das fronteiras e do universal. Paulo, acima de tudo, foi um amante e buscador ousado da verdade. A Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação FAPCOM nasce do espírito paulino, porque inspirada no apóstolo Paulo estabelece para si a missão de pensar e ser referência na área da comunicação.&nbsp;A palavra&nbsp;comunicação&nbsp;tornou-se uma das mais conhecidas e repetidas à exaustão, dá o nome aos meios diversos de comunicação e no dia a dia aparece nos diálogos informais. Contudo, vale a pergunta:o que é a comunicação? Realmente as pessoas se comunicam? As tecnologias e seus aparatos podem realmente se comunicar? A revista propõe ser um espaço onde possa se discutir acadêmica e criticamente esse acontecimento fundamental que é a comunicação.&nbsp;O acontecimento da comunicação implica que este reluza nas fronteiras da filosofia e das tecnologias. A filosofia torna-se uma das principais áreas com as quais o acontecimento comunicacional deve dialogar, pois foi ela que pôs primeiro a questão do que é a comunicação. Outra fronteira são as tecnologias que, no mundo contemporâneo, fazem-se presentes em todos os processos da vida humana. O núcleo de atuação da revista estabelece o diálogo entre comunicação, filosofia e tecnologia, com abertura ao que ocorre na sociedade contemporânea e aos seus desafios.&nbsp;A posição assumida pela revista é a da criticidade. Para dar conta de tal desafio de diálogo com o acontecimento comunicacional, publicar-se-á um dossiê sobre o tema central de cada revista, elaboradopor um pesquisador sênior. Trará um artigo internacional de importância acadêmica que ajude a ampliar a discussão central do tema da revista. Os artigos compõem-se de rica produção acadêmica de doutores, pluralizando a visão sobre o assunto tratado.&nbsp;Uma entrevista feita por um pesquisador júnior ajudará a compor uma nova visão, outra perspectiva ao tema estudado. Fundamental será a resenha de obras nacionais ou internacionais de autores queajudem a pensar a comunicação. Por fim, a resenha da melhor tese desenvolvida na área de comunicação ou da filosofia.&nbsp;A FAPCOM e a Paulus Editora unem-se a este espírito e desejam consolidar a sua missão de pensar a comunicação.</p> 2022-09-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 https://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/610 Por que não é possível não estudar Ciro Marcondes Filho e sua Nova Teoria da Comunicação 2022-08-29T19:32:50+00:00 Luiz Signates signates@ufg.br <p>Trata este trabalho do percurso desenvolvido pelo professor e pensador Ciro Juvenal Marcondes<br>Filho, da Universidade de São Paulo, na construção de sua Nova Teoria da Comunicação. Nesse<br>percurso intelectual, busca-se demonstrar o vigor teórico da propositura feita por esse autor,<br>oriundo do diálogo que empreendeu com os principais pensadores da filosofia e das ciências<br>humanas e sociais, desde a Grécia antiga. Destaca-se ainda a originalidade e a fundamentação<br>dos conceitos e categorias criados por Marcondes Filho, especialmente a noção forte de<br>comunicação, a fenomenologia da razão durante, a abertura da teoria para a investigação do<br>novo e o “quase-método” decorrente. Assim, examina-se as principais repercussões de suas<br>ideias e a fraca fortuna crítica obtida, para, finalmente, defender a indispensabilidade de seu<br>estudo pelo campo da comunicação.</p> 2022-09-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 https://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/589 Nas trilhas do Acontecimento Comunicacional de Ciro Marcondes Filho 2022-06-06T14:05:35+00:00 Tarcyanie Santos tarcyaniecs@gmail.com <p>Este trabalho é uma reflexão sobre aspectos da Nova Teoria da Comunicação, desenvolvida por Ciro Marcondes Filho, durante os últimos 20 anos. Na medida do possível, relaciono o que este autor compreendia por comunicação com algumas de suas atividades de pesquisa através de leituras e análises ancoradas em suas produções. Também apresento o seu conceito de comunicação levando em conta os aspectos ontológicos e epistemológicos lançados por este grande pensador, visando mostrar a importância do seu pensamento.</p> 2022-09-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 https://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/575 Nova Teoria da Comunicação e audiovisuais 2022-04-15T16:03:59+00:00 Vanessa Matos dos Santos vanmatos.santos@gmail.com <p>Este artigo aborda as contribuições da Nova Teoria da Comunicação (NTC) no escopo da Comunicação compreendida em sua maioridade, como Ciência. Levada a cabo por Ciro Marcondes Filho (*1948-†2020), a NTC privilegia o metáporo como procedimento de pesquisa científica. De acordo com a epistemologia metapórica, a comunicação é um fenômeno raro, impossível de ser capturada por métodos científicos tradicionais e pressupõe uma abertura ao movimento, ao vivo. Em busca de exemplificar o procedimento metapórico, o vídeo, compreendido como um <em>estado</em>, é apresentado aqui como forma possibilitadora da experiência dinâmica; trata-se de uma possibilidade de rasgar uma passagem no sentido de privilegiar a intuição sensível e desvelar o Acontecimento comunicacional.</p> 2022-09-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 https://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/571 Entre a incomunicabilidade e a intolerância: o exercício da alteridade 2022-04-04T18:05:29+00:00 Isabel Orestes Silveira isasilveira@mackenzie.br Cintia Coelho da Silva contato@cintiacoelho.com <p>O presente artigo objetiva refletir sobre alguns aspectos da Nova Teoria da Comunicação, conceito desenvolvido por Ciro Marcondes Filho (1948-2020), e os possíveis desdobramentos da incomunicabilidade humana na atualidade, embasando-nos no princípio da negação da alteridade, um paradoxo vivenciado na conhecida “sociedade da comunicação”. Pretende-se desenvolver o argumento de que os aspectos da comunicação midiatizada oferecidos à percepção e à consciência coletiva podem desencadear discursos dogmáticos e mentirosos, além de mecanismos de controle. Os questionamentos sobre os efeitos da comunicação nos indivíduos (transformação, obtenção de sentido e de plenitude do ser) – nos raros momentos em que acontece - fazem com que problematizemos tais questões e pensemos no presente.&nbsp;</p> 2022-09-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 https://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/465 Do filme silencioso às buscas na web 2022-05-23T14:55:16+00:00 Simone Barreto simonedebarreto@yahoo.com.br <p>Neste artigo abordaremos as imagens fílmicas do dito cinema silencioso na Amazônia em sistema de busca na web. Como as imagens enquanto memória do primeiro cinema são atualizadas no arquivamento dos buscadores <em>online</em>? As imagens fílmicas, no geral, e o filme <em>No Paiz das Amazonas</em> (1922), em particular, são produtos de arquivamentos audiovisuais pelo cinema, vídeo, televisão, internet, assim como em outros ambientes não reconhecidos tradicionalmente como audiovisuais. Em cada sistema adquire as características técnicas e culturais do corpo que o reconhece e o arquiva como um mundo próprio. Na breve arqueologia dos buscadores e na cartografia das imagens do filme no buscador Google, será realizado um mapeamento introdutório das montagens percebidas nas interfaces gráficas do site de busca. Observar a montagem como construções de mundo do buscador passa por sua desmontagem, no procedimento passaremos para uma discussão sobre a forma de poder de verdade nesses arquivamentos (FOUCAULT, 1980).&nbsp;</p> 2022-09-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 https://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/607 O verdadeiro problema: avatares, metafísica e interação social online 2022-08-29T18:39:42+00:00 David Gunkel revistapaulus@fapcom.edu.br <p>Supõe-se frequentemente que o problema com a ‘realidade virtual’ – o conceito, suas várias implementações tecnológicas e a própria frase aparentemente oximorônica – tem sido nossa compreensão, ou talvez incompreensão, do virtual. O verdadeiro problema, porém, não está no virtual; é o próprio real. Este ensaio investiga o conceito inegavelmente útil, mas em última análise um tanto equivocado do real que tem sido rotineiramente operacionalizado em pesquisa sobre novas tecnologias de mídia. O ponto de contato específico para o exame é o avatar. O que está em questão aqui não são as complicadas estruturas e articulações da identidade avatar, mas a suposta ‘coisa real’ que se diz ser sua causa e referente último. Ao abordar esse assunto, o ensaio considera três teorias do real, que vão do platonismo às recentes inovações de Slavoj Žižek, e investiga seus efeitos em nossa compreensão da experiência gerada por computador e da interação social.</p> 2022-09-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 https://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/608 Uma teoria política da comunicação 2022-08-29T18:48:43+00:00 Dominique Wolton revistapaulus@fapcom.edu.br <p>Neste texto, Dominique Wolton resume a teoria política da comunicação que defende, após anos de pesquisa consagrados à comunicação em campos muito diferentes, dos costumes ao trabalho, da informação ao jornalismo, dos meios de comunicação à comunicação política, dos territórios ultramarinos ao mundo francófono e às línguas românicas, da Internet à Europa, da globalização à diversidade cultural, da comunicação à epistemologia do conhecimento.</p> 2022-09-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 https://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/569 A virada levinasiana de Ciro Marcondes Filho 2022-03-30T20:43:33+00:00 Deodato Libanio deodatorafael@usp.br <p>Resenha do livro "Comunicologia ou Mediologia? A fundação de um campo científico da comunicação", de Ciro Marcondes Filho, publicado pela Paulus em 2018.&nbsp;</p> 2022-09-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 https://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/605 Editorial 2022-08-29T18:12:51+00:00 Revista Paulus revistapaulus@fapcom.edu.br <p>Editorial</p> 2022-09-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 https://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/611 O legado de Ciro Marcondes Filho 2022-08-29T19:47:32+00:00 Carlos Eduardo Souza Aguiar carlos.aguiar@fapcom.edu.br <p>Entrevista com o professor José Luiz Braga sobre o legado do pensamento do Professor Ciro Marcondes Filho</p> 2022-09-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022