O que é (ou o que estamos chamando de) ‘Colonialismo de Dados’?

Autores

  • Sérgio Rodrigo da Silva Ferreira Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.31657/rcp.v5i10.458

Resumo

Partimos do conceito de colonialismo de dados, de Ulises Mejías e Nick Couldry, para estabelecer uma conversa sobre exploração subjetiva em processos de mineração de dados em plataformas de redes sociais e quais são suas implicações. Nosso objetivo é territorializar o que tem sido chamado de colonialismo de dados e de que modo ele interfere no modo em que pensamos, concebemos e nos utilizamos criticamente de tecnologias digitais. Como resultado temos que o conceito de colonialismo de dados tem nos ajudado a pensar os aspectos de exploração econômica das tecnologias digitais; a modulação de comportamentos, dependência e quantificação do self de usuários; as novas relações de poder e tecnorresistências; a produção de uma crítica racializada e gendrada das plataformas digitais, bem como estratégias de descolonização dos dispositivos tecnológicos.

Biografia do Autor

  • Sérgio Rodrigo da Silva Ferreira, Universidade Federal da Bahia

    Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA) e membro do Grupo de Pesquisa em Gênero, Tecnologias Digitais e Cultura (GIG@/UFBA).

Downloads

Publicado

23/12/2021

Como Citar

O que é (ou o que estamos chamando de) ‘Colonialismo de Dados’?. (2021). PAULUS: Revista De Comunicação Da FAPCOM, 5(10). https://doi.org/10.31657/rcp.v5i10.458