Sobre o curso
Prepare-se para o futuro do Jornalismo
O mercado da comunicação está em constante transformação, exigindo líderes de redação preparados para os desafios de um cenário multifacetado e altamente competitivo. A Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Redações Jornalísticas oferece a formação completa que você precisa para se destacar nesse ambiente dinâmico. Com foco na prática e alinhada às novas tecnologias e tendências do jornalismo, a especialização capacita você a liderar equipes, gerenciar processos e conduzir projetos inovadores em diferentes plataformas de mídia.
Nossa matriz curricular abrange desde a gestão do fluxo da notícia e o planejamento estratégico até a liderança de equipes, ética e responsabilidade social no jornalismo. As disciplinas integram teoria e prática, com atividades como desenvolvimento de planos editoriais, simulações de gestão de crises e projetos de inovação, preparando você para os desafios reais de uma redação. O curso estimula a autonomia e o desenvolvimento de habilidades essenciais para a gestão de pessoas, processos e projetos, com o aluno como protagonista de sua formação.
Para quem
O curso de Pós-graduação em Gestão de Redações Jornalísticas é voltado para jornalistas, editores, empreendedores da comunicação e assessores de imprensa que desejam desenvolver habilidades de gestão. Ele aborda temas como liderança, planejamento editorial, inovação digital e monetização, preparando profissionais para cargos de chefia em veículos de mídia.
O que você vai aprender ?
As disciplinas estão distribuídas em 3 grandes módulos.
Carga horária total: 360h
-
Módulo: Liderança e Gestão - 120 horas
-
Comunicação e Gestão de Equipes - 30 horas
Comunicação em equipes. Eficácia na comunicação. Feedback e escuta ativa. Comunicação remota e apps de gestão. Dinâmicas de equipes. Modelo de Tuckman. Equipes comunicadoras. Processos de decisão em equipe. Resolução de conflitos. Tipos de conflitos em equipes. Técnicas de resolução de conflitos. Motivação e engajamento.
Professores
Givanildo Menezes
Diretor de Jornalismo da CNN Brasil e do canal CNN Money. Com mais de 23 anos de experiência, atuou na Rádio Educativa de Campinas, no portal iG e na ...
-
Qualidade e Liderança em Gestões Jornalísticas - 30 horas
Qualidade no jornalismo. Precisão e clareza. Ética e Imparcialidade. Conquistando relevância. Liderança em Redações Jornalísticas. Estilos de Liderança. Liderança e Eficácia. Comunicação assertiva. Construção de equipes. Definindo um ambiente organizacional. Construindo equipes. Administração de pessoas.
Professores
Givanildo Menezes
Diretor de Jornalismo da CNN Brasil e do canal CNN Money. Com mais de 23 anos de experiência, atuou na Rádio Educativa de Campinas, no portal iG e na ...
-
Gestão de Projetos Jornalísticos - 30 horas
Introdução à Gestão de Projetos Jornalísticos. Conceitos Fundamentais de Gestão de Projetos. Ciclo de Vida do Projeto. Estrutura Organizacional em Projetos Jornalísticos. Planejamento e Execução de Projetos. Planejamento de Projetos Jornalísticos. Identificação e análise de riscos em projetos jornalísticos. Ferramentas tecnológicas na gestão de projetos. Avaliação continuada. Análise de Resultados. Documentação e Arquivamento. Feedback de audiência.
-
Atividade Teórico Prática - Gestão de equipes - 30 horas
Planejamento e estruturação da redação. Modelos de redação. Descrição de cargos e salários. Definição de orçamento. Organização e Gestão Operacional. Escala de trabalho. Fluxo editorial. Clima organizacional e estratégias de motivação. Redação do projeto. Elaboração. Revisão e ajustes. Apresentação.
-
Módulo: Planejamento - 120 horas
-
Planejamento Editorial Estratégico em Jornalismo - 30 horas
Introdução ao Planejamento Editorial. Introdução ao Planejamento Estratégico. Análise de Cenários e Contexto. Definição de Público-Alvo. Desenvolvimento de Conteúdo e Estratégias. Elaboração de Pautas e Conteúdos. Gestão de Calendário Editorial. Estratégias de Distribuição e Promoção. Avaliação e Ajustes no Planejamento. Métricas e KPI’s. Adaptação do planejamento com base em dados e resultados. Estudos de caso.
-
Tecnologias na Análise do Mercado Jornalístico e Insights - 30 horas
Métodos de Pesquisa de Mercado. Análise de mercado no jornalismo. Métodos de Pesquisa de Mercado. Tendências e Comportamento do Consumidor. Big Data e Analytics. Ferramentas de Análise de Dados. Coleta e interpretação de dados. Análise e performance de conteúdo. Insights e Estratégias. Dados e ideias. Criação de conteúdo. Personalização e relevância.
-
Ética e Responsabilidade Social no Jornalismo - 30 horas
Fundamentos da ética no jornalismo. Ética, moral e leis. Código de ética jornalística. Desafios éticos no jornalismo contemporâneo. Responsabilidade social e ética. Conceito de responsabilidade social. A função social da imprensa na democracia. Novas tecnologias e jornalismo independente. Desafios éticos do jornalismo. Inteligência Artificial. Ética, publicidade e patrocínios. Jornalismo, fake news e confiança pública.
-
Atividade Teórico Prática - Projeto de planejamento cobertura especial - 30 horas
Definição do projeto. Escolha e análise do evento. Definição de cobertura. Estabelecimento de metas. Estruturação da cobertura. Definição de cargos e funções. Definição de estrutura. Orçamento. Elaboração do Projeto. Redação do projeto. Revisões. Apresentação.
-
Módulo: Execução - 120 horas
-
Gestão do Fluxo da Notícia nas Redações Jornalísticas - 30 horas
Introdução à Gestão de Notícias. Conceito de Fluxo de Notícia. Estrutura das Redações Jornalísticas. Planejamento de Coberturas. Processos de Apuração e Redação. Apuração Eficiente. Redação e Revisão de Textos. Integração Multiplataforma. Crise, avaliação e melhorias. Como lidar com notícias de última hora e situações emergenciais. Comunicação interna em situações de crise. Métricas e indicadores para avaliar o fluxo de notícias.
-
Jornalismo Multiplataforma e Gestão de Mídias Integradas - 30 horas
Conceito de Jornalismo Multiplataforma. Diferenças entre plataformas. Audiência e interatividade em diferentes mídias. Ferramentas e técnicas de produção multiplataforma. Unidade 2: Gestão de Mídias Integradas. Estratégia de conteúdo integrada. Planejamento de conteúdo. Identidade da marca no jornalismo. Tendências e desafios. Inovações tecnológicas. O papel das redes digitais. Engajamento e construção de comunidades.
-
Audiência e Engajamento: Análise e Estratégia - 30 horas
Dados e métricas. Ferramentas e métricas. Interpretação de dados. Redistribuição de conteúdo. Personalização e segmentação. Estratégia de nicho. Ética na personalização. Ecossistemas de notícia. Fidelização da audiência. Modelos de assinaturas, paywall. Experiência interativa. Conteúdo exclusivo.
-
Atividade Teórico Prática - Mudança editorial baseada em dados e IA - 30 horas
Estudo das fases da pesquisa científica, com ênfase em metodologia da pesquisa em Jornalismo e Comunicação. Caracterização do projeto de pesquisa, a partir de normas de escrita científica e técnicas de pesquisa: formulação do problema, levantamento de hipóteses, justificativa, referencial teórico, método, cronograma e referências bibliográficas. Proposição e planejamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Aplicação de diretrizes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) no projeto de TCC.
Conheça o curso de Gestão de Redações Jornalísticas e descubra como ele prepara você para liderar, inovar e transformar o jornalismo.