

- Sou Aluno
- Sou Professor
- Sou Egresso
- Fale com a gente: (11) 2139 8500
Na última terça-feira (13), a FAPCOM realizou a 15ª edição do Seminário de Filosofia e Comunicação, com o tema “Narrativas em Disputa”. O encontro reuniu estudantes e professores para refletir sobre os discursos que circulam na sociedade de hoje e os desafios de entender como diferentes grupos constroem e disputam suas próprias versões da realidade.
Durante a manhã, o Professor Doutor Marcelo Perine apresentou uma palestra trazendo ideias de autores como Thomas Hobbes, Jean-Jacques Rousseau e Eric Lavaine. A fala abordou diferentes formas de entender a natureza humana e como essas visões ajudam a pensar os discursos e disputas que acontecem nas instituições e na vida em sociedade. A mesa foi mediada pelo professor Pedro Monticelli e contou com a participação dos alunos, que fizeram perguntas e comentários ao longo da conversa.
Ainda na parte da manhã, aconteceu a apresentação de trabalhos de Iniciação Científica dos alunos e ex-alunos da FAPCOM.
Já no período da noite, recebemos o Professor Doutor Paolo Demuru, doutor em Semiótica, para apresentar sua palestra com base no livro “Políticas do encanto: extrema-direita e fantasia de conspiração”. Ele falou sobre como discursos conspiratórios são construídos e usados no cenário político atual, especialmente por movimentos de extrema-direita, e como podemos analisá-los e desmontar esse tipo de narrativa.
O seminário trouxe a importância de pensar a comunicação de forma crítica e aberta ao diálogo, aproximando diferentes áreas do conhecimento para entender melhor o mundo em que vivemos.
FAPCOM sedia a 2ª edição da Conferência de Marketing Educacional do SEMESP
Qui: 27/06/2025 - 15:47 |No último dia 23 de junho, a Faculdade Paulus de Comunicação – FAPCOM, foi palco da 2ª Conferência de Marketing Educacional, promovida pela Rede de Marketing Educacional do SEMESP. O evento reuniu especialistas, gestores acadêmicos, profissionais de marketing e equipes de comunicação de instituições de ensino superior de todo o país, promovendo uma imersão em estratégias digitais, branding e captação de alunos.
Com uma programação intensa de painéis temáticos, debates e apresentação de cases reais, a conferência proporcionou um espaço privilegiado para a troca de experiências sobre os desafios contemporâneos do setor educacional. Temas como inteligência artificial, growth hacking, lifelong learning e branding inteligente foram debatidos a partir de abordagens práticas, sustentadas por dados e experiências mensuráveis.
Destaques da programação:
Painel 1 – Do Prompt à Conversão: como a IA revoluciona o copywriting
Rodrigo Cutri (Centro Universitário Fundação Santo André) e Gustavo Calado (Young) apresentaram estratégias baseadas em prompts bem estruturados, capazes de acelerar a produção de conteúdos com alta taxa de conversão. Brightner Ferreira apresentou o case do Claretiano, destacando a transformação digital no processo de inscrição.
Painel 2 – Growth Hacking: transformando dados em performance real
Gustavo Reis (On.Stride Strategy) e Augusto Guimarães (CRM Educacional) explicaram como metodologias ágeis e métricas inteligentes impulsionam os resultados na captação de alunos. Tayro Stringari de Toledo (UniFECAF) compartilhou sua experiência na otimização de funis de conversão.
Painel 3 – Lifelong Learning: comunicar valor para o público sênior
Ricardo Cruz (Tecnológico de Monterrey), Cristina Pastore (PUCPR) e Mayara Novi (Unisanta) discutiram estratégias para engajar estudantes com mais de 50 anos. O case da UNIMAR demonstrou o impacto positivo de eventos presenciais na fidelização desse público.
Painel 4 – Branding Inteligente: construindo reputação e diferenciação
Marcos Hiller (The Hiller and Branding) e Carolina Ferrés (Country Manager Brasil) analisaram os caminhos para a construção de marcas educacionais sólidas em um mercado altamente competitivo. No debate, Adriana Arroio, gerente de Marketing e Relacionamento da FAPCOM, apresentou as boas práticas de posicionamento institucional da faculdade.
A conferência reafirmou a relevância do marketing educacional como ferramenta estratégica para atrair, engajar e reter estudantes, demonstrando que a união entre criatividade, dados e tecnologia é essencial para enfrentar os desafios de um cenário educacional em constante transformação.
O jornalista do futuro: ética, tecnologia e compromisso com a verdade
Qui: 13/06/2025 - 17:25 | JornalismoCom o avanço acelerado das tecnologias digitais, o jornalismo atravessa uma das mais profundas transformações de sua história. Em meio à automação, à fragmentação do consumo de notícias e à crescente disseminação da desinformação, o jornalista do futuro será chamado a articular habilidades técnicas sofisticadas, formação humanística sólida e um compromisso ético inegociável com o interesse público.
Num cenário cada vez mais mediado por algoritmos e plataformas digitais, o domínio de dados, da inteligência artificial e das narrativas multimídia passa a ser requisito essencial para quem deseja atuar no campo jornalístico. Ferramentas de checagem automatizada, produção de conteúdo em tempo real e análise de grandes volumes de informação já integram a rotina de grandes redações, e também de profissionais independentes.
Segundo a professora e jornalista Rita Donato, “a tecnologia não substituirá o jornalista; ao contrário, exigirá dele maior capacidade crítica, sensibilidade ética e responsabilidade social”. Nessa mesma direção, o diretor de jornalismo da CNN Brasil, Givanildo Menezes, observa que “a maneira como os jornalistas produzem conteúdo está mudando, e mudando muito rapidamente. Vai se destacar quem souber manejar melhor as novas tecnologias”. O futuro aponta para um jornalismo cada vez mais multiplataforma, interativo e segmentado, com conteúdos moldados para diferentes públicos e formatos.
Na FAPCOM – Faculdade Paulus de Comunicação, essa transformação já está em curso. O curso de Jornalismo combina uma base teórica crítica com práticas laboratoriais atualizadas, promovendo o domínio técnico e a reflexão ética desde os primeiros semestres. A formação contempla o uso de tecnologias emergentes, sem perder de vista o compromisso com os direitos humanos, a pluralidade informativa e a responsabilidade social do comunicador.
FAPCOM realiza Visita Monitorada com alunos em fase de decisão sobre a vida universitária
Qui: 12/06/2025 - 10:30 |Na última segunda-feira, 09 de junho, a FAPCOM recebeu estudantes interessados em conhecer de perto a estrutura da faculdade durante mais uma edição da Visita Monitorada.
Durante a atividade, os participantes puderam explorar estúdios, laboratórios, salas de aula e demais espaços que fazem parte da rotina acadêmica dos cursos de graduação. O momento também permitiu que os visitantes tirassem dúvidas sobre os cursos, conhecessem a proposta pedagógica e entendessem melhor como a prática está presente desde os primeiros semestres.
A Visita Monitorada é uma oportunidade importante para quem está em fase de decisão sobre a vida universitária. Ao conhecer o espaço, a estrutura e o funcionamento da FAPCOM, o estudante se aproxima da realidade da graduação e consegue visualizar com mais clareza os próximos passos.
Se você não pôde participar desta edição, não se preocupe. Em breve, novas datas serão anunciadas. Acompanhe os canais oficiais da FAPCOM e fique por dentro de tudo.
Vem ser FAPCOM!
Por Equipe de comunicação FAPCOM
Mais do que um diploma, uma escolha com propósito
Qui: 12/06/2025 - 09:33 | EducaçãoEscolher como começar a vida profissional é um desafio. Não basta decidir um curso, é preciso entender o que se quer construir e, principalmente, onde esse caminho deve começar.
Segundo a pesquisa “Decisões e Influências, A jornada do jovem para o ensino superior”, publicada pela Globo Gente em outubro de 2024, 69% dos jovens sempre souberam que queriam cursar uma graduação. Mas 31% ainda carregam dúvidas, principalmente sobre a duração dos estudos, a falta de tempo e a incerteza sobre o mercado de trabalho.
A verdade é que, mesmo com as inseguranças, muitos seguem em frente movidos por algo maior: o desejo de alcançar realização profissional, crescer na carreira, aprender de verdade e conquistar uma formação que abra portas.
Mas só querer não basta. A experiência do ensino superior muda completamente quando você encontra um lugar que entende esse momento. Que oferece estrutura, qualidade, professores presentes e espaço para você se descobrir no processo.
A mesma pesquisa revela ainda o que mais pesa na escolha de uma instituição: valor acessível, boa infraestrutura, avaliação positiva pelo MEC, vivência prática, bibliotecas, atividades extracurriculares e conexão com o mercado.
É justamente nesse ponto que a FAPCOM se destaca. Pela forma como acolhe seus alunos, pelos ambientes de troca, pela liberdade de criar e pelo incentivo constante a ir além da sala de aula.
Na FAPCOM, você aprende com professores que vivem o mercado, tem acesso a laboratórios equipados, vive a prática desde o início e faz parte de uma comunidade que acredita na força da comunicação para transformar vidas e realidades.
Se o seu futuro é a sua prioridade, o seu caminho começa aqui. A FAPCOM está pronta para te receber.
Notificações