INOVA.com – 2ª Edição Conecta Alunos às Tendências do Mercado Publicitário Qui: 27/05/2025 - 09:04 | Notícias
Durante o mês de maio, a FAPCOM realizou a segunda edição do INOVA.com, evento que trouxe profissionais do mercado para compartilhar experiências, tendências e desafios da publicidade e da comunicação atual. Leonardo Cunha, Head de Business Intelligence da Lew’Lara\TBWA, abriu o evento falando sobre como dados e inteligência artificial estão sendo aplicados na publicidade, desde a mensuração até a geração de insights para campanhas. Caroline Gayo, Head de Mídia na mesma agência, abordou o tema mídia programática, explicando como a automação e os dados têm transformado o planejamento e as entregas na publicidade. No dia 14, a palestra “Carreira e desenvolvimento: escolhendo entre agência e empresa”, com Vinícius de Lima Santos Scancarelli (Kit Lanche Express) e Thaís Zambrano Santos Scancarelli (Petz), trouxe uma discussão sobre os desafios e oportunidades de trabalhar tanto no ambiente de agência quanto no time de marketing de empresas. A conversa também abordou reflexões importantes sobre trajetória profissional, tomada de decisões e desenvolvimento de carreira dentro do mercado de comunicação. Encerrando o evento, Katia Raya, Senior Account Manager na Graphite, apresentou uma palestra prática sobre SEO, mostrando como ações bem direcionadas podem gerar até 95% dos resultados, quando aplicadas com estratégia e foco. O INOVA.com reforça seu papel como um evento que conecta os alunos à prática do mercado, ampliando repertórios, networking e visão profissional.
Seminário Discute Disputas Narrativas e o Papel da Comunicação na Sociedade Atual Qui: 15/05/2025 - 08:53 | Notícias
Na última terça-feira (13), a FAPCOM realizou a 15ª edição do Seminário de Filosofia e Comunicação, com o tema “Narrativas em Disputa”. O encontro reuniu estudantes e professores para refletir sobre os discursos que circulam na sociedade de hoje e os desafios de entender como diferentes grupos constroem e disputam suas próprias versões da realidade. Durante a manhã, o Professor Doutor Marcelo Perine apresentou uma palestra trazendo ideias de autores como Thomas Hobbes, Jean-Jacques Rousseau e Eric Lavaine. A fala abordou diferentes formas de entender a natureza humana e como essas visões ajudam a pensar os discursos e disputas que acontecem nas instituições e na vida em sociedade. A mesa foi mediada pelo professor Pedro Monticelli e contou com a participação dos alunos, que fizeram perguntas e comentários ao longo da conversa. Ainda na parte da manhã, aconteceu a apresentação de trabalhos de Iniciação Científica dos alunos e ex-alunos da FAPCOM.  Já no período da noite, recebemos o Professor Doutor Paolo Demuru, doutor em Semiótica, para apresentar sua palestra com base no livro “Políticas do encanto: extrema-direita e fantasia de conspiração”. Ele falou sobre como discursos conspiratórios são construídos e usados no cenário político atual, especialmente por movimentos de extrema-direita, e como podemos analisá-los e desmontar esse tipo de narrativa. O seminário trouxe a importância de pensar a comunicação de forma crítica e aberta ao diálogo, aproximando diferentes áreas do conhecimento para entender melhor o mundo em que vivemos.
FAPCOM realiza solenidade de Colação de Grau dos Formandos 2024.2 Qui: 29/04/2025 - 09:54 | Notícias
No dia 26 de abril de 2025, a Faculdade Paulus de Comunicação (FAPCOM) realizou a Solenidade de Colação de Grau dos formandos do segundo semestre de 2024. O evento, que aconteceu no Auditório Pe. Tiago Alberione, na sede da instituição em São Paulo, reuniu formandos, familiares, professores e coordenadores de curso em um momento marcante de celebração. A cerimônia contou com a presença de graduandos dos cursos de Filosofia (Bacharelado e Licenciatura), Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Fotografia, Rádio, TV e Internet, Produção Audiovisual, Relações Públicas e Produção Multimídia. Mais do que a conclusão de uma etapa acadêmica, a colação de grau simbolizou o início de uma nova jornada, repleta de oportunidades no mundo do trabalho ou na continuidade dos estudos. Em seu discurso, a direção da FAPCOM destacou a alegria de compartilhar esse momento único com os formandos, ressaltando que, no Brasil, o acesso ao ensino superior ainda é uma conquista para poucos. A instituição expressou orgulho de contribuir para a transformação social por meio de uma educação de excelência, formando profissionais não apenas tecnicamente capacitados, mas também éticos e comprometidos com o bem comum. A FAPCOM parabeniza todos os formandos por essa conquista inspiradora e reafirma seu compromisso em seguir formando gerações de profissionais criativos, críticos e engajados na construção de um futuro mais justo e humano.  
1ª Semana de Comunicação da FAPCOM reúne alunos e grandes profissionais do mercado em uma programação intensa e inspiradora Qui: 29/04/2025 - 09:46 |
Entre os dias 7 e 11 de abril de 2025, a FAPCOM – Faculdade Paulus de Comunicação promoveu a 1ª Semana de Comunicação, reunindo alunos, professores e grandes profissionais do mercado em uma programação intensa de palestras, oficinas práticas e atividades de integração. Durante os dois primeiros dias, a programação contou com palestras de nomes importantes como Nathalia Andrijic, Global Senior UX Researcher & Strategist no Google que falou sobre “Mapa de Estratégia: Tirando Projetos do Papel com Estrutura”, Malu Weber, VP de Comunicação da Bayer, que trouxe o tema “Comunicação 360°: Novas Práticas de Mercado”, Erick Sales, jornalista e fundador da consultoria Criaz com o tema “Para Além da Contratação CLT: Ingressar e Crescer no Mercado de Comunicação Integrada”, Rodrigo Tortima, Diretor Executivo de Criação da premiada Lew’Lara\TBWA com a palestra “Estuda que Vai” e Fátima Souza, jornalista do SBT pioneira no jornalismo investigativo, que compartilhou sobre sua carreira na palestra “Cobertura Investigativa: Casos Policiais que Marcaram a História do Brasil”. Para tornar a experiência ainda mais completa, diversas oficinas foram ministradas por profissionais com ampla atuação no mercado: Introdução ao Roteiro de Cinema, com Ricardo Elias, Diretor e Roteirista de Cinema e Televisão Boas Práticas de SEO, com Henrique Souza, CEO da Agência Clave Olhares do Cotidiano com o Celular, oficina de fotografia jornalística com José Luiz da Conceição Análise de Redes Sociais, com Katia Raya, doutora em Ciência de Dados pela Universidade Saint Joseph de Beirute Frameworks para Pensar o Processo Criativo, com Alexandre Reibaldi, fundador da Ctrl+d Publicidade Composição Criativa: Explorando o Adobe Illustrator, com Luma de Oliveira Professora da FAPCOM e Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. ‘Zine’ Filosófico, com Alberto Neves do CAEF – Coletivo Autônomo dos Estudantes de Filosofia   Além da programação acadêmica, a semana também contou com uma Feira de Profissões, realizada nos dias seguintes, com a participação de empresas como CIEE, Bettha e WallJobs, oferecendo orientações de carreira e oportunidades para os estudantes. O encerramento ficou por conta do Intervalo da Atlética, que trouxe música, integração e muita animação para fechar a semana com energia positiva. A 1ª Semana de Comunicação reforçou o compromisso da FAPCOM de promover uma formação alinhada às exigências do mercado, valorizando a prática, a inovação e o fortalecimento das conexões profissionais desde a vida acadêmica.