Publicidade, Pipoca e Cinema têm muito a nos ensinar Qui: 10/10/2025 - 12:36 |
Na última semana, as aulas de Trade, Promoção e Merchandising do curso de Publicidade e Propaganda da FAPCOM foram ao encontro da relação entre Marketing, Merchandising e Cinema com direito a sorteio de ingressos gratuitos. Alunos do curso, acompanhados pelos professores Fabiana Mendes Garcia e Vanderlei Postigo, sob coordenação da professora Amanda Generoso, puderam conhecer de perto todo o trabalho que a Paramount Films desenvolve no Brasil por meio de ações de trade marketing. A convite dos professores, o profissional Thiago Madruga conduziu o bate papo de forma a instigar a curiosidade dos FAPCONIANOS sobre a sétima arte e a Publicidade. Madruga é profissional com mais de 20 anos de experiência nas áreas de desenvolvimento de negócios, trade marketing e estratégias B2B2C, com atuação nos setores de serviços e varejo de entretenimento .Hoje é diretor de vendas e trade marketing na Paramount Pictures, membro da Open Mind Brazil, jurado do Prêmio POPAI Brasil , além de autor de vários artigos sobre trade marketing, merchandising e comportamento do consumidor. A aula foi recheada de casos e Thiago Madruga fez questão de enfatizar que no cinema, o produto é intangível e, assim, a experiência acontece até antes da estreia de um filme no ponto de contato diante das mais de 3 mil salas exibidoras em funcionamento espalhadas pelo Brasil.
Quando a Captação de Recursos faz Parte das Estratégias de Comunicação em Publicidade Qui: 10/10/2025 - 10:11 |
Alunos do 4º semestre do curso de Publicidade e Propaganda da FAPCOM tiveram, na última sexta-feira, um conteúdo extracurricular para servir de referência ao trabalho de extensão do Instituto Baccarelli. Convidada pelo professor e orientador do projeto, prof. Postigo, Fernanda Figueiredo Batista, Gerente de Desenvolvimento Institucional no Terceiro Setor e Especialista em Mobilização de Recursos e Certificações, discorreu durante a noite sobre a questão da conexão, troca e emoção que devem permear as ações junto aos diversos públicos no intuito da captação de recursos recorrentes para as ONGS. Os alunos aproveitaram a experiência e presença da gestora Fernanda para tirarem todas as dúvidas no que se referem a estratégias e táticas que possam trazer sustentabilidade financeira em projetos de ação social, projetos estes responsáveis por transformação sócio educativa como é o caso do cliente dos alunos de Publicidade e Propaganda, Instituto Baccarelli da comunidade de Heliópolis em São Paulo. A aula mostrou mais uma vez a importância dos projetos extensionistas no nível superior e a conexão entre Publicidade e o conhecimento prévio de segmentos para a correta identificação de problemas e soluções comunicacionais.
Alunos de Publicidade e Propaganda da FAPCOM participam do Fest’UP 2025 Qui: 03/10/2025 - 15:57 |
A convite do professor da FAPCOM, Prof.º Postigo , também Diretor de Educação e Planejamento de Negócios da Associação dos Profissionais de Propaganda – APP Brasil e com apoio das embaixadoras da APP, nossas alunas Andressa Camacho de Souza e Amanda Monteiro Cunha Peixoto, os alunos da FAPCOM puderam viver uma dinâmica imersão no universo da propaganda, marketing e inovação por meio de palestras, workshops, ativações de marca, networking, experiências interativas e atrações culturais. Ao reunir milhares de estudantes de todo o país, nos prédios da ESPM e Belas Artes em SP, a atividade faz parte do interesse e do apoio da prof.ª Amanda Generozo, coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da FAPCOM, em proporcionar experiências práticas e extensionistas, aproximando os acadêmicos e professores ao mundo do trabalho. O Fest’UP, promovido pela APP Brasil (Associação dos Profissionais de Propaganda) permitiu, nessa edição histórica, que os participantes pudessem acompanhar de perto grandes nomes da publicidade brasileira, como Nizan Guanaes, além de empresas de comunicação, agências, marcas, veículos e plataformas digitais que compartilharam tendências e bastidores de campanhas de sucesso. Com mais de 30 anos de história, o evento se consolida como um dos mais importantes do calendário acadêmico e publicitário, o que reforça o papel da APP e da FAPCOM em proporcionarem vivências que complementam a formação técnica e ampliam a visão crítica e criativa dos futuros publicitários.  
Da Favela para a Faculdade Qui: 03/10/2025 - 15:34 |
Os alunos do curso de Publicidade e Propaganda, 4º semestre matutino e noturno, resolveram por em prática os conhecimentos de Pesquisa de Mercado, Planejamento de Campanha, Marketing Digital e Produção de Conteúdo para uma causa justa que agrada os ouvidos, emociona a alma e carece de soluções para seus problemas de comunicação: o Instituto Baccarelli, reconhecido internacionalmente e localizado dentro da maior favela de São Paulo, Heliópolis. Cerca de sessenta alunos da Fapcom, orientados pelo professor de Planejamento de Campanha, prof.º Postigo e com supervisão da coordenadora prof.ª Amanda Generozo, após ‘brifarem’ o cliente, puderam vivenciar toda a dinâmica do Instituto Baccarelli diante de um plano de comunicação extensionista. Em uma área de 5 mil m², a instituição atende crianças e jovens a partir dos 2 anos de idade por meio do ensino musical e da dança. Atualmente, atende mais de 1.500 alunos e conta com quatro grupos artísticos: o Coral Heliópolis, a Orquestra Juvenil Heliópolis, o Coral Jovem Heliópolis e a Orquestra Sinfônica Heliópolis, a primeira nascida em uma favela. A trajetória pedagógica oferecida pelo Baccarelli inclui aulas de musicalização infantil, canto coral, coletivos e individuais de instrumentos, dança e prática orquestral. Com direção artística de Isaac Karabtchevsky, decano da regência nacional, o trabalho de impacto social promovido em Heliópolis é um grande exemplo de sucesso em nosso país. Além das aulas, o núcleo conta com uma frente de Serviço Social para alunos e suas famílias, atendimento às crianças com deficiências e o Restaurante Baccarelli no combate à insegurança alimentar. O desafio de nossos futuros publicitários está em buscar soluções de comunicação para engajamento de doadores físicos e empresas, a fim de manterem a sustentabilidade financeira da obra assistencial.