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● Formação Completa e Integrada: Curso de quatro anos que combina teoria e prática desde o início, capacitando para criação, produção, direção, roteirização e edição de conteúdos para diferentes mídias.
● Currículo Atualizado e Diversificado: Inclui disciplinas como Produção e Direção, Captação e Edição de Áudio e Vídeo, Cenografia, Direção de Arte e Pós-Produção.
● Infraestrutura Avançada: Conta com estúdios e laboratórios modernos, além de um corpo docente experiente e atuante no mercado.
● Impacto Social e Consciência Crítica: Incentiva projetos que utilizam a comunicação como ferramenta de transformação social, promovendo a reflexão crítica sobre o papel do comunicador.
● Preparação para o Mercado e Empreendedorismo: Forma profissionais aptos a atuar em emissoras, produtoras, agências e plataformas digitais, além de oferecer bases para o empreendedorismo no setor audiovisual.
Cultura Brasileira e suas múltiplas dimensões: Cultura e seus múltiplos sentidos. Formação da sociedade brasileira a partir do hibridismo de suas matrizes étnicas: indígena, europeia, asiática e africana. Dimensões sociopolíticas da cultura brasileira. Etnocentrismo, descolonização e decolonialidade. Patrimônio histórico e cultural: Principais movimentos artísticos brasileiros: Barroco, Modernismo, Tropicália, entre outros. História da música brasileira: do período colonial ao século XXI. A cultura popular brasileira: festas, crenças, mitos e lendas. Brasilidade, Arte e Cultura: A produção cultural brasileira contemporânea. Lei de incentivo à Cultura no Brasil.
Sociedade Moderna: fundamentos da sociologia e pensadores clássicos. A emergência da sociedade de massas: teoria crítica; Indústria cultural; Cultura de massas; Esfera pública. Sociologia das organizações: formas de organização do trabalho; gestão das relações; o indivíduo no grupo de trabalho. O advento da pós-modernidade: Sociedade de consumo e a hiper-realidade; Neotribalismo. Sociedade em rede: Estigma e apresentação do eu na época das redes sociais; Avanço tecnológico e a sociedade de controle; Plataformização e gestão algorítmica da vida social; Sociedade do desempenho.
Estudo dos conceitos da comunicação visual e da criação de peças para mídia impressa e eletrônica. Etapas de um projeto gráfico: da composição até a produção e acabamento, do layout à arte final. Domínio e prática dos principais programas utilizados na editoração eletrônica, programação visual, formatação e manipulação de imagens e sons. Domínio de programas multimídia. Adequação da proposta conceitual e identidade visual para produções. Desenvolvimento de projetos experimentais em RTVI.
Fundamentação da difusão broadcast e narrowcast. Alinhamento de produto com base no circuito cultural. Estratégias de produção para monomídia, multimídia, crossmídia e transmídia. Desenvolvimento e tratamento de conteúdo textual, sonoro, audiovisual e interativo para Internet. Adequação do roteiro à transmídia e tecnologias interativas. Prática para internet, com produção textual em hipermídia, podcast e audiovisual. Distribuição de conteúdo alinhada às identidades e suas regulações, assim como, às lógicas de algoritmos e monetização que tangem o atual mercado prossumidor.
Estudo do processo de leitura: produção textual, gêneros discursivos. Análise e produção de textos: textos acadêmicos e da prática profissional. Leitura crítico-analítica e produção de reescritas críticas: textos artísticos e teóricos. Aspectos gramaticais aplicados à escrita: noções de coesão, coerência, e estilística aplicadas ao texto. Técnicas de revisão textual orientadas pelo uso da norma padrão da língua portuguesa.
Tipos de conhecimento: senso comum, mítico, religioso, estético, filosófico, científico. Fundamentos da ciência: sua história e linguagem. Método científico: métodos e técnicas de pesquisa. Normas para elaboração de trabalhos acadêmicos: organização do trabalho acadêmico, resumo, resenha, fichamentos e seminários. Fontes de pesquisa e plágio: bases indexadas e normas de citação. Divulgação de Trabalho Acadêmico: elaboração de slides, materiais digitais (vídeos, animações e infográficos) e apresentações em público; participação em eventos e produção de documentos acadêmicos; produção de portfólios e currículos.
O problema da comunicação: Sobre o conceito de comunicação. O dilema da incomunicabilidade. Os modos da comunicação: diálogo e disseminação. Comunicações e as eras culturais (Escola de Toronto). As teorias da comunicação: O paradigma funcionalista (Escola norte-americana). Teoria Crítica (Escola de Frankfurt). Teoria Culturalista. Estudos relacionais da comunicação: Interacionismo Simbólico. Estudos culturais (Escola de Birmingham). Teoria das mediações (Escola latino-americana).
História do rádio, da televisão e da Internet no Brasil e no mundo. O mercado de RTVI na atualidade e sua importância social e cultural. A convergência das mídias e a evolução técnica e de linguagem. Teorias do som, da imagem, audiovisual e hipermídia. Atuação profissional do Radialista.Estudo dos conceitos e características das linguagens do rádio, TV e Internet.
O registro de imagem na fotografia, cinema e vídeo. Linguagem fotográfica: enquadramento, posição de câmera, composição, linguagem e mensagem da imagem. O registro em áudio e vídeo: planos, movimentação de câmera, eixos, microfones e acessórios. A luz e suas características técnicas. Luz natural e luz artificial. Iluminação em estúdio e externa. Leitura técnica da imagem. A edição como etapa da pós-produção. Princípios da edição e montagem. Análise dos modos de edição e tipos de montagem em produtos cinematográficos, televisivos e audiovisuais de diferentes gêneros. A função do logger e a preparação do material para uma edição. Apresentação da interface, fluxos de trabalho e atividades práticas no software de edição de vídeo.
As funções e aplicações do som no audiovisual, as correlações entre sons e imagens e a seleção dos elementos sonoros a serem empregados. Planejamento, criação e produção de trilha sonora para projetos audiovisuais (programas de TV, vídeos educativos, institucionais, séries, filmes, games, aplicativos e instalações interativas). Estudos dos processos de negociação com produtores musicais, músicos, locutores, atores, dubladores e outros artistas e fornecedores de áudio.
Enriquecimento do percurso acadêmico e profissional do discente. Flexibilidade e autonomia na escolha de experiências extracurriculares. Complemento da formação teórica e prática do curso de Rádio, TV e Internet. Desenvolvimento de novas habilidades e competências para o mercado de trabalho. Ampliação da rede de contatos profissionais e acadêmicos. Estímulo à participação em eventos, projetos e iniciativas relevantes para a área da comunicação. Validação de horas por meio de cursos, workshops, palestras, iniciação científica, estágios não obrigatórios e outras atividades relevantes.
Reflexão Filosófica sobre Técnica e Tecnologia: Papel da Comunicação nas Relações Humanas. Papel da Técnica na Humanidade. Fedro de Platão. Comunicação e Origens da Tecnofobia. Concepções Filosóficas Modernas sobre Comunicação e Tecnologia: Emergência da Tecnofilia. Crítica da Razão Instrumental pela Escola de Frankfurt. Heidegger e a Questão da Técnica. Sujeito Contemporâneo e Tecnologia: Implicações Éticas. Implicações Existenciais. Implicações Políticas e Culturais.
Comunicação, mídia e linguagem: Língua e linguagem. Linguagem e pensamento. Linguagem oral, escrita e audiovisual. Efeitos da comunicação: Expressão. Discurso. Análise semiótica em suas diferentes correntes. Mídias e tecnologias da comunicação: Linguagem digital e internet. Convergência dos meios e redes sociais. Dispositivos móveis e ecossistema midiático. Implicações do ecossitema midiático.
Criação e desenvolvimento de roteiros para rádio e mídias sonoras. Conceituação sobre oralidade e sonoridade. Produção de programas de diferentes gêneros e formatos radiofônicos. Definição de paisagem sonora e constituintes da linguagem radiofônica.Planejamento e técnicas para direção de rádio e mídias sonoras de acordo com identidades sonoras distintas. Conceitos sobre Direção Artística e Direção Comercial. Roteirização de peças ficcionais e não ficcionais. Direção de programas, de equipes e de programação radiofônica.
Análise da relação entre cenário, logo, figurino e identidade visual de uma produção em TV ou Vídeo. Estudo dos aspectos, técnicas e práticas da direção de arte, identidade visual e design gráfico para a criação de produtos da área audiovisual. Fundamentos das relações entre a representação visual e a linguagem para os diversos meios de comunicação. A vinheta de televisão e projetos de arte digital. Estudos sobre as principais técnicas de animação e sua aplicação na animação digital. Pacote gráfico e identidade visual para produções em TV, Vídeo e Internet.
Enriquecimento do percurso acadêmico e profissional do discente. Flexibilidade e autonomia na escolha de experiências extracurriculares. Complemento da formação teórica e prática do curso de Rádio, TV e Internet. Desenvolvimento de novas habilidades e competências para o mercado de trabalho. Ampliação da rede de contatos profissionais e acadêmicos. Estímulo à participação em eventos, projetos e iniciativas relevantes para a área da comunicação. Validação de horas por meio de cursos, workshops, palestras, iniciação científica, estágios não obrigatórios e outras atividades relevantes.
Estudo e definição do conceito de comunidade. Desenvolvimento de uma temporada de podcast em grupos (produtoras), com um mínimo de cinco episódios, para veiculação pública. Produção de um a três episódios por grupo, com tema “comunidade” (grupo de pessoas) e sua abordagem definida com cada produtora. Publicação da temporada em plataformas públicas de podcast.
Fundamentos filosóficos da ética: Reflexão sobre a ética e a abordagem histórico-crítica de suas matrizes clássicas. Concepções éticas e suas interconexões: questões socioambientais, étnico-raciais, de Direitos Humanos e de memória cultural. Fundamentos históricos e conceituais dos direitos humanos: Conceito de direitos humanos. Evolução histórica dos direitos humanos. Cidadania e democracia. Direitos humanos e justiça social: Direitos humanos e grupos vulneráveis. Direitos humanos e relações internacionais: As Nações Unidas e os direitos humanos. Tratados e convenções internacionais de proteção aos direitos humanos. O papel da sociedade civil na defesa e promoção dos direitos humanos.
Introdução à Pesquisa e Análise de Dados: Definição e objetivos da Pesquisa e Análise de Dados. Pesquisa e Análise de Dados na tomada de decisões. Planejamento de Pesquisa: Definição e Planejamento de pesquisa. Tipos de estudos e metodologias de pesquisa. Etapas do planejamento de pesquisa. Pesquisa de marketing e pesquisa de mercado. Coleta Análise de Dados: Técnicas de coleta de dados. Tratamento e análise dos dados coletados. Técnicas de análise de dados. Software de análise de dados. Design de Dados: Conceitos básicos de design de dados. Visão geral das ferramentas de Dashboard. Visão geral de KPIs e OKRs em comunicação. Principais qualidades de uma boa visualização de dados. Future Design: Futurismo e criação de cones de futuro. Estudo de Megatendências, Tendências, Modas e Ondas. Ética e Privacidade na Pesquisa e Análise de Dados: Princípios éticos na coleta, análise e divulgação de dados. Legislação e regulamentação relacionadas à privacidade de dados. Qualidade das fontes de dados e informações. Veracidade e identificação, prevenção e combate a fake news na comunicação atual.
Estudos sobre a relação entre mídia e educação. Reflexões sobre as bases do desenvolvimento cognitivo e psicossocial e da aprendizagem. Planejamento de produção e os desafios dos projetos educativos: interesse público, responsabilidade social, cidadania e novas formas de interatividade. Projetos educativos em áudio (podcast), audiovisual, webnário e EAD. Produção visando ensino e pesquisa, ética, cultura e informação.
Reflexão sobre a programação de uma emissora de Rádio e TV. A Programação horizontal, vertical e diagonal. Estudos comparativos de programação. O perfil da audiência e suas várias segmentações. Modelos de Redes de Rádio e de Televisão. Gestão: orçamentária da produção de programas, equipe e equipamentos. Relação produção e direção. Produção em televisão e produtoras. Estudos sobre parcerias, apoios, patrocínios, promoções e divulgação. Os principais gêneros e formatos de produtos para Rádio e Televisão e suas aplicações também na Internet.
Enriquecimento do percurso acadêmico e profissional do discente. Flexibilidade e autonomia na escolha de experiências extracurriculares. Complemento da formação teórica e prática do curso de Rádio, TV e Internet. Desenvolvimento de novas habilidades e competências para o mercado de trabalho. Ampliação da rede de contatos profissionais e acadêmicos. Estímulo à participação em eventos, projetos e iniciativas relevantes para a área da comunicação. Validação de horas por meio de cursos, workshops, palestras, iniciação científica, estágios não obrigatórios e outras atividades relevantes.
Escolha de temática por produtora a partir de programas institucionais: Socioambiental, Artística, Científica e Cultural, Tecnológica, Educacional, de Inovação ou de Direitos Humanos. Desenvolvimento de conteúdos educacionais em gêneros e formatos trabalhados no curso a partir da temática escolhida, para mídias sonoras e/ou audiovisuais.
Aspectos Fundamentais da Economia: Definições de Economia. Necessidade e Escassez. Limitações da Natureza. Política Econômica e Agregados: Políticas Econômicas: Monetária, Cambial, Tributária. Papel do Estado na Economia e Meio Ambiente. Principais Indicadores: Inflação, Desemprego, PIB Per Capita. Desenvolvimento Sustentável e Economia Verde: Evolução da Economia Verde. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Práticas ESG e Impacto na Sociedade.
Antropologia na tradição Filosófica: Concepção antropológica. O conceito de pessoa a partir da história da filosofia. A abertura humana à transcendência. Antropologia na tradição Teológica: A antropologia religiosa e teológica. Relação homem-divindade. Ser humano na perspectiva bíblico-cristã. Entre livre arbítrio e liberdade. A condição humana na contemporaneidade: Vida activa e condição humana. Comunicação humana não natural. Alma e corpo na comunicação algorítmica. O futuro do homem e o Ponto Omega.
Estudo e aplicação dos conceitos de organização de produção para programas de TV. Roteiro para produções não-ficcionais em TV e Internet. Composição de equipes e gerenciamento de crise. Planejamento de produção: cronograma, organograma, pauta, ordem do dia, documentação de produção, registros, fluxograma de equipe e fluxo de decisões. Direção de equipes, coordenação e relacionamento em ambiente de produção. Gestão de recursos, olhar crítico e analítico ao desenvolvimento de produção em televisão.
Estudo dos conceitos de cenografia e sua inter-relação no conceito direção de arte no audiovisual. A identidade visual e conceitos de comunicação visual. Compreensão dos elementos básicos de referencial estético: cor, pesquisa de época e etnográfica; estudos de elementos básicos da visualidade para planejamento de personagem e composição visual do quadro. Planejamento da produção e criação de figurinos, maquiagem, objetos de cena e cenários.
Enriquecimento do percurso acadêmico e profissional do discente. Flexibilidade e autonomia na escolha de experiências extracurriculares. Complemento da formação teórica e prática do curso de Rádio, TV e Internet. Desenvolvimento de novas habilidades e competências para o mercado de trabalho. Ampliação da rede de contatos profissionais e acadêmicos. Estímulo à participação em eventos, projetos e iniciativas relevantes para a área da comunicação. Validação de horas por meio de cursos, workshops, palestras, iniciação científica, estágios não obrigatórios e outras atividades relevantes.
Organização em equipes de produção (produtoras) para a revista eletrônica “Se não é isso, é quase isso”. Elaboração de pautas e organização em funções para gravação e veiculação ao vivo do programa. Produção da revista eletrônica na modalidade “ao vivo” e gravada. Disponibilização ao público em portais de vídeo.
Definição e objetivos da filosofia política: Diferentes abordagens na filosofia política. Definição e conceitos básicos de Estado e sociedade civil. As diferentes formas de Estado (monarquia, república, democracia). A relação entre Estado e sociedade civil. Contrato social e legitimidade política. A teoria do contrato social de Hobbes, Locke e Rousseau. A relação entre o contrato social e a legitimidade política. Críticas à teoria do contrato social. Liberalismo e Socialismo: Os princípios básicos do liberalismo. Os princípios básicos do socialismo e do comunismo. Críticas ao socialismo e ao comunismo. Política Brasileira contemporânea: Elitismo brasileiro. Democratização da democracia. Autoritarismo e populismo contemporâneo.
Lógica e estruturação do pensamento: Introdução à lógica e conceitos elementares. Tipos de raciocínio; inferência; argumento e proposição. Forma e validação de argumentos. Lógica formal: Elementos e estrutura do silogismo. Raciocínio dedutivo. Raciocínio indutivo. Lógica informal: Abdução. Dialética. Retórica. Falácias e argumentação persuasiva. Raciocínio criativo formas de organização do pensamento: Como pensar diferente. De onde vem as boas ideias?
Estudo sobre as regras de redação de roteiro dramatúrgico para TV. A construção do personagem. Ação e ambiente. Narrativas, narratologia e linguagens do roteiro dramatúrgico.Análise sobre a história da atuação. Decupagem de personagem. Preparação do emocional e corporal. Tipos de representação e estilos cênicos. Liberdade textual. Voz, posicionamento e luz. Seleção de Casting pela montagem do briefing, condução, direção e preparação dos testes e a seleção de elenco.
O documentário para rádio, televisão e internet. Estudo da perspectiva histórica e autoral. Relações entre linguagens e formatos de documentários. Reflexão sobre os formatos e modos de representação do documentário. Estudo do espelho, roteiro e formatos de projetos de documentário. As etapas de pesquisa, elaboração da pauta e entrevistas. As etapas de produção e finalização de um documentário. Equipe de produção e aspectos relacionados à produção do documentário: orçamento, distribuição e veiculação.
Enriquecimento do percurso acadêmico e profissional do discente. Flexibilidade e autonomia na escolha de experiências extracurriculares. Complemento da formação teórica e prática do curso de Rádio, TV e Internet. Desenvolvimento de novas habilidades e competências para o mercado de trabalho. Ampliação da rede de contatos profissionais e acadêmicos. Estímulo à participação em eventos, projetos e iniciativas relevantes para a área da comunicação. Validação de horas por meio de cursos, workshops, palestras, iniciação científica, estágios não obrigatórios e outras atividades relevantes.
Produção de documentário com tema de relevância social e comunitária. Pesquisa, análise e seleção do tema. Elaboração do problema central do documentário. Seleção da abordagem, pauta e personagens. Seleção de imagens e trilhas sonoras. Disponibilização do documentário para o público externo.
A Legislação Brasileira: A divisão de poderes no Brasil. Conceitos de Projeto de Lei, Medida Provisória, Decretos, Lei. O Código Civil Brasileiro e suas garantias. A Constituição Brasileira. Das garantias individuais e coletivas: Direito de Personalidade (nome, imagem, integridade física, moral e intelectual). Locais públicos e locais privados. Direito de Propriedade. O que é interesse público X interesse particular. Direito do Autor e dos Profissionais de Comunicação: A lei de direito autoral. Legislação trabalhista geral. Legislação trabalhista na área da comunicação. Discussões contemporâneas sobre a legislação trabalhista e a precarização do trabalho. Temas contemporâneos: Marco Civil da Internet e Lei Geral de Proteção de Dados. Políticas de fomento cultural. Legislação Eleitoral. Discussões contemporâneas sobre a legislação na comunicação e na Internet.
Estudo dos conceitos de inovação, assim como, das tendências na área de atuação do curso. A cultura digital aplicada em Rádio, Tv e Internet. Os reflexos da indústria criativa na composição do PIB brasileiro, dados que demonstram o papel estratégico da cultura para os governos municipais, estaduais e federais. Atribuições da função do produtor de bens para a economia criativa. Prática da engenharia e dos mecanismos de financiamento do projeto cultural em meios sonoros, audiovisuais e interativos.
Pesquisa e desenvolvimento de projetos na área de Rádio, Televisão e Internet. Estudo dos formatos e das tendências da área de atuação do curso. Estudo de viabilidade técnica, comercial e artística, adequação ao público alvo e viabilidade comercial e artística dos projetos. Elaboração dos Trabalhos de Conclusão de Curso.
Aprofundamento de conhecimentos em áreas específicas do interesse do estudante, complementando a formação obrigatória do curso de Rádio, TV e Internet. Ampla visão sobre o campo da comunicação, exploração de novas tendências, tecnologias e linguagens. Habilidades diferenciadas com aplicação em projetos futuros, inclusive o Trabalho de Conclusão de Curso. Personalização da jornada acadêmica para alinhamento com objetivos profissionais e individuais. Promoção da interdisciplinaridade pela conexão de temas e abordagens diversas.
Produção de portfólio que cataloga projetos desenvolvidos ao longo do curso de Rádio, Tv e Internet. Organização e apresentação dos trabalhos. Debate do impacto das atividades de extensão na formação acadêmica e o papel do profissional de Rádio, Tv e Internet (radialista) para a consolidação da democracia, exercício da cidadania e na produção de conteúdos ficcionais, documentais, de entretenimento e educativos.
Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso nas modalidades projeto experimental e/ou projeto de pesquisa monográfica. Acompanhamento e orientação da primeira etapa de construção do trabalho, de acordo com o regulamento de TCC da IES, que determina os conteúdos a serem desenvolvidos, de acordo com a modalidade definida. Acompanhamento da realização das atividades definidas em cronograma elaborado no pré-projeto. Orientação para apresentação do projeto à banca de qualificação.
As experiências e políticas de pesquisa e desenvolvimento: os tipos de inovação, as estratégias para o fomento da inovação. Os impactos das tecnologias disruptivas: Transformações tecnológicas, oportunidades de inovação e empreendedorismo. Conceitos e contextos do empreendedorismo: Empreendedorismo e inovação, conceitos e dimensões, contexto: oportunidades e necessidades. Reflexões críticas: precarização das relações de trabalho. Empreendedorismo social: estratégias de desenvolvimento local e sustentabilidade, propostas de valor e propósito no empreendedorismo. Aspectos práticos da gestão empreendedora: Elaboração de um plano de negócios. Captação de investimentos e sustentabilidade financeira de novos negócios.
Fundamentos, elementos e estrutura das narrativas usando palavras, imagens, sons ou qualquer outro meio para produção de mensagem de forma eficiente e memorável. Tendências e práticas em comunicação imersiva a partir da experiência de personagens. Caracterização e apresentação de histórias que conectam emocionalmente o público a partir da identificação. Execução de projetos de com foco em narrativas imersivas.
Compreensão da pós-produção como etapa de uma produção sonora, audiovisual e multimídia. Reflexão da identidade sonora, visual e gráfica de um produto audiovisual. Elaboração e confecção de vinhetas para diversos produtos e formatos. Criação de sentido através da paisagem sonora e do uso das cores. Demonstração e aplicação de correção de cor para a finalização de conteúdo audiovisual. Finalização de produtos sonoros, visuais e multimídia em diferentes formatos.
Acompanhamento da realização das atividades práticas definidas em cronograma elaborado no pré-projeto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Orientação para produção e apresentação do projeto, monografia e/ou produto à banca final. Suporte na criação de conteúdos multimídia, sonoros ou audiovisuais inerentes ao projeto do TCC.
Aprofundamento de conhecimentos em áreas específicas do interesse do estudante, complementando a formação obrigatória do curso de Rádio, TV e Internet. Ampla visão sobre o campo da comunicação, exploração de novas tendências, tecnologias e linguagens. Habilidades diferenciadas com aplicação em projetos futuros, inclusive o Trabalho de Conclusão de Curso. Personalização da jornada acadêmica para alinhamento com objetivos profissionais e individuais. Promoção da interdisciplinaridade pela conexão de temas e abordagens diversas.
Desenvolvimento Trabalho de Conclusão de Curso nas modalidades projeto experimental e/ou projeto de pesquisa monográfica. Acompanhamento e orientação da etapa final de construção do trabalho, de acordo com o regulamento de TCC da IES, que determina os conteúdos a serem desenvolvidos, de acordo com a modalidade definida. Acompanhamento da realização das atividades definidas em cronograma elaborado no pré- projeto. Orientação para apresentação do projeto à banca de final.
Mestrando em Estudos Jurídicos em Direito Internacional (Pesquisa sobre a regulamentação internacional das IA’s), MUST University, Estados Unidos. Especialização em Comunicação Social e Semiótica (FAMEESP-2024). Especialização em Psicanálise e Psicologia (FAMEESP-2024). Especialização em Finanças – Business School São Paulo (2014). Cursando Bacharelado em Engenharia da Computação– UniAmérica-Descomplica (Atualmente). Bacharel em Comunicação Social, hab. Rádio, TV e Internet pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação-FAPCOM (2013). Conhecimentos nas áreas de Comunicação Social, Economia Política, Filosofia e Produção Audiovisual. Palestrante, Consultor e Profissional Técnico em Publicidades e Produções Audiovisuais. Professor da Faculdade Méliès e do SENAC. Atuo em produções e Agências de Publicidade desde 2009, focado nas áreas de efeitos visuais, produções 3D, direção de filmagens e supervisor de VFX, com a criação da primeira Pós-Graduação em Efeitos Visuais do Brasil pela Faculdade Méliès. Atualmente é Professor da FAPCOM na área de Produção Audiovisual e coordenador dos cursos tecnológicos e do bacharelado em Rádio, Tv e internet.
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Rádio, TV e Internet na Fapcom foi um divisor de águas na minha vida. Foi ali que eu percebi que o mundo, mesmo sendo gigante, pode facilmente estar nas nossas mãos. Um lugar que me acolheu e me inspirou todos os dias desde que eu o conheci.
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