

- Sou Aluno
- Sou Professor
- Sou Egresso
- Fale com a gente: (11) 2139 8500
● Formação Completa e Inovadora: Capacita profissionais para atuar com ética, precisão e inovação, unindo teoria e prática em múltiplos formatos e tecnologias.
● Desenvolvimento de Habilidades Práticas: Os alunos utilizam laboratórios de rádio, TV, fotografia e redação multimídia para criar conteúdos diversos, incluindo mídias sociais, podcasts e telejornais.
● Experiência Real no Mercado: Oferece práticas extensionistas em jornalismo comunitário e produção de conteúdos educativos, além de coberturas reais e uso de inteligência artificial.
● Infraestrutura Moderna: Conta com equipamentos profissionais para produção audiovisual e digital, preparando os alunos para as exigências do mercado.
● Reconhecimento e Parcerias Estratégicas: O curso é reconhecido com notas de excelência pelo MEC e mantém parcerias com grandes veículos de comunicação para estágios e inserção profissional.
Estudo do processo de leitura: produção textual, gêneros discursivos. Análise e produção de textos: textos acadêmicos e da prática profissional. Leitura crítico-analítica e produção de reescritas críticas: textos artísticos e teóricos. Aspectos gramaticais aplicados à escrita: noções de coesão, coerência, e estilística aplicadas ao texto. Técnicas de revisão textual orientadas pelo uso da norma padrão da língua portuguesa.
Fundamentação da difusão broadcast e narrowcast. Alinhamento de produto com base no circuito cultural. Estratégias de produção para monomídia, multimídia, crossmídia e transmídia. Desenvolvimento e tratamento de conteúdo textual, sonoro, audiovisual e interativo para Internet. Adequação do roteiro à transmídia e tecnologias interativas. Prática para internet, com produção textual em hipermídia, podcast e audiovisual. Distribuição de conteúdo alinhada às identidades e suas regulações, assim como, às lógicas de algoritmos e monetização que tangem o atual mercado prossumidor.
Estudo da inserção e da evolução do jornalismo esportivo, atuação profissional do jornalista nas diferentes mídias e análise de questões éticas. Cobertura e transmissão de eventos esportivos, com foco na em Jogos Olímpicos e Copas do Mundo e nas especificidades da produção jornalística para os diversos meios. Estrutura e políticas nacionais e internacionais do esporte. Linguagem e estratégias narrativas do jornalismo esportivo. Investigação e contextualização dos fatos na área esportiva.
Cultura Brasileira e suas múltiplas dimensões: Cultura e seus múltiplos sentidos. Formação da sociedade brasileira a partir do hibridismo de suas matrizes étnicas: indígena, europeia, asiática e africana. Dimensões sociopolíticas da cultura brasileira. Etnocentrismo, descolonização e decolonialidade. Patrimônio histórico e cultural: Principais movimentos artísticos brasileiros: Barroco, Modernismo, Tropicália, entre outros. História da música brasileira: do período colonial ao século XXI. A cultura popular brasileira: festas, crenças, mitos e lendas. Brasilidade, Arte e Cultura: A produção cultural brasileira contemporânea. Lei de incentivo à Cultura no Brasil.
Sociedade Moderna: fundamentos da sociologia e pensadores clássicos. A emergência da sociedade de massas: teoria crítica; Indústria cultural; Cultura de massas; Esfera pública. Sociologia das organizações: formas de organização do trabalho; gestão das relações; o indivíduo no grupo de trabalho. O advento da pós-modernidade: Sociedade de consumo e a hiper-realidade; Neotribalismo. Sociedade em rede: Estigma e apresentação do eu na época das redes sociais; Avanço tecnológico e a sociedade de controle; Plataformização e gestão algorítmica da vida social; Sociedade do desempenho.
Estudo de aspectos históricos, teóricos e éticos do jornalismo. Funções social e pedagógica do jornalismo. Jornalismo e democracia. Estado de arte e impactos do jornalismo contemporâneo na sociedade. Jornalismo e mundo do trabalho. Discussão das principais teorias do jornalismo. Jornalismo e Folkcomunicação. Introdução ao processo de produção nos meios de comunicação. Linhas editoriais, valores-notícia e critérios de noticiabilidade. Estudo do conceito de notícia e reportagem. Conceituação de pauta e normatização jornalística (lide e elementos do jornalismo).
Caracterização dos elementos básicos do jornalismo: pesquisa, pauta, reportagem e edição. Introdução às técnicas de entrevista e de reportagem: relação com as fontes e responsabilidade quanto à veracidade e precisão. Estudo de aspectos teórico-conceituais e principais técnicas de entrevista. O setorismo. Introdução à reportagem investigativa. Orientação sobre apuração de dados e técnicas de coleta de dados, com ênfase em entrevista.
Introdução à história e gêneros do fotojornalismo. Estudo da linguagem fotográfica e aspectos éticos. Elaboração de pauta, produção, legenda e edição. Compreensão do fluxo de trabalho do fotojornalista. Entrelaçamento entre técnica fotográfica e estética da imagem.
O problema da comunicação: sobre o conceito de comunicação. O dilema da incomunicabilidade. Os modos da comunicação: diálogo e disseminação. Comunicações e as eras culturais (Escola de Toronto). As teorias da comunicação: O paradigma funcionalista (Escola norte-americana). Teoria Crítica (Escola de Frankfurt). Teoria Culturalista. Estudos relacionais da comunicação: Interacionismo Simbólico. Estudos culturais (Escola de Birmingham). Teoria das mediações (Escola latino-americana).
Tipos de conhecimento: senso comum, mítico, religioso, estético, filosófico, científico. Fundamentos da ciência: sua história e linguagem. Método científico: métodos e técnicas de pesquisa. Normas para elaboração de trabalhos acadêmicos: organização do trabalho acadêmico, resumo, resenha, fichamentos e seminários. Fontes de pesquisa e plágio: bases indexadas e normas de citação. Divulgação de Trabalho Acadêmico: elaboração de slides, materiais digitais (vídeos, animações e infográficos) e apresentações em público; participação em eventos e produção de documentos acadêmicos; produção de portfólios e currículos.
Enriquecimento do percurso acadêmico e profissional do discente. Flexibilidade e autonomia na escolha de experiências extracurriculares. Complemento da formação teórica e prática do curso de Rádio, TV e Internet. Desenvolvimento de novas habilidades e competências para o mercado de trabalho. Ampliação da rede de contatos profissionais e acadêmicos. Estímulo à participação em eventos, projetos e iniciativas relevantes para a área da comunicação. Validação de horas por meio de cursos, workshops, palestras, iniciação científica, estágios não obrigatórios e outras atividades relevantes.
Estudo da estrutura e estilo do texto jornalístico para veículos impressos e digitais. Pirâmide invertida, pirâmide normal, pirâmide mista. A redação do lead. O texto informativo. Identificação de fontes e especialistas. Linha editorial e editorias. O processo de pesquisa: investigação, checagem e rechecagem. Manchetes e título: tipos, estrutura, redação e características. Técnicas básicas de edição de texto para diferentes mídias. Estrutura das redações. O cuidado com a desinformação.
História e desenvolvimento da estética visual no jornalismo impresso e digital. Fundamentos do design gráfico aplicados ao jornalismo: identidade visual, fluxo de leitura e planejamento gráfico. Introdução e uso de softwares essenciais (Photoshop, InDesign) para editoração e diagramação. Importância da tipografia, formatação e adequação ao meio e público-alvo. Desenvolvimento de capas, templates e diagramação para publicações jornalísticas. Uso de infográficos e diagramas como apoio à reportagem. Seleção, edição e aplicação de imagens para publicações impressas. Práticas de direção de arte e produção gráfica no contexto jornalístico.
Comunicação, mídia e linguagem: Língua e linguagem. Linguagem e pensamento. Linguagem oral, escrita e audiovisual. Efeitos da comunicação: Expressão. Discurso. Análise semiótica em suas diferentes correntes. Mídias e tecnologias da comunicação: Linguagem digital e internet. Convergência dos meios e redes sociais. Dispositivos móveis e ecossistema midiático. Implicações do ecossitema midiático.
Reflexão Filosófica sobre Técnica e Tecnologia: Papel da Comunicação nas Relações Humanas. Papel da Técnica na Humanidade. Fedro de Platão. Comunicação e Origens da Tecnofobia. Concepções Filosóficas Modernas sobre Comunicação e Tecnologia: Emergência da Tecnofilia. Crítica da Razão Instrumental pela Escola de Frankfurt. Heidegger e a Questão da Técnica. Sujeito Contemporâneo e Tecnologia: Implicações Éticas. Implicações Existenciais. Implicações Políticas e Culturais.
Enriquecimento do percurso acadêmico e profissional do discente. Flexibilidade e autonomia na escolha de experiências extracurriculares. Complemento da formação teórica e prática do curso de Rádio, TV e Internet. Desenvolvimento de novas habilidades e competências para o mercado de trabalho. Ampliação da rede de contatos profissionais e acadêmicos. Estímulo à participação em eventos, projetos e iniciativas relevantes para a área da comunicação. Validação de horas por meio de cursos, workshops, palestras, iniciação científica, estágios não obrigatórios e outras atividades relevantes.
Produção, editoração e publicação do jornal-laboratório Fapcomunica, cuja linha editorial respeita a regionalização. Produção de textos e fotos autorais. Pautas dentro das diretrizes institucionais nos seguintes cadernos: Sociedade, Direitos Humanos, Saúde, Política, Meio Ambiente, Esportes, Cultura e Memória e Viver Aqui. Aproximação dos discentes com atores sociais do entorno da instituição de ensino. Sensibilização de causas que mobilizam a sociedade. Prática do jornalismo comunitário.
Aplicação de técnicas de redação. Criação da pauta à edição do texto informativo, interpretativo e noticioso. Prática de redação de textos manchetados e corridos. Elaboração de roteiros. Produção de entrevistas, notícias, notas, boletins, crônicas, comentários e reportagens externas, gravadas e ao vivo. Realização e apresentação de programas radiofônicos. Desenvolvimento da estrutura e análise de radiojornal. O documentário radiofônico. A prática jornalística e as novas perspectivas do rádio. Podcast.
Conceitos-chave da comunicação organizacional integrada. Relação entre comunicação e cultura nas organizações. Sistema de comunicação nas organizações. Fundamentos da comunicação institucional. Conceitos e práticas da comunicação mercadológica. Aspectos sistêmicos da comunicação institucional, interna, administrativa e mercadológica. Metodologias e técnicas para o planejamento, execução e monitoramento de estratégias de comunicação. Desafios e perspectivas da comunicação na era digital. Ética e responsabilidade social no contexto comunicacional.
Introdução à Pesquisa e Análise de Dados: Definição e objetivos da Pesquisa e Análise de Dados. O papel da Pesquisa e Análise de Dados na tomada de decisões. Planejamento de Pesquisa: Definição e Planejamento de pesquisa. Tipos de estudos e metodologias de pesquisa. Etapas do planejamento de pesquisa. Coleta Análise de Dados: Técnicas de coleta de dados (entrevistas, questionários, observação, etc.). Tratamento e análise dos dados coletados. Técnicas de análise de dados (estatística descritiva, inferencial, correlação, regressão, etc.). Software de análise de dados. Design de Dados: Conceitos básicos de design de dados. Visão geral do Analytics e ferramentas de Dashboard. Principais qualidades de uma boa visualização de dados: precisão, simplicidade e clareza. Pitch de negócios. Storytelling com Dados. Compreensão de dados e percepção de público-alvo. Ética e Privacidade na Pesquisa e Análise de Dados: Princípios éticos na coleta, análise e divulgação de dados. Legislação e regulamentação relacionadas à privacidade de dados.
Fundamentos filosóficos da ética: Reflexão sobre a ética e a abordagem histórico-crítica de suas matrizes clássicas. Concepções éticas e suas interconexões: questões socioambientais, étnico-raciais, de Direitos Humanos e de memória cultural. Fundamentos históricos e conceituais dos direitos humanos: Conceito de direitos humanos. Evolução histórica dos direitos humanos. Cidadania e democracia. Direitos humanos e justiça social: Direitos humanos e grupos vulneráveis. Direitos humanos e relações internacionais: As Nações Unidas e os direitos humanos. Tratados e convenções internacionais de proteção aos direitos humanos. O papel da sociedade civil na defesa e promoção dos direitos humanos.
Enriquecimento do percurso acadêmico e profissional do discente. Flexibilidade e autonomia na escolha de experiências extracurriculares. Complemento da formação teórica e prática do curso de Rádio, TV e Internet. Desenvolvimento de novas habilidades e competências para o mercado de trabalho. Ampliação da rede de contatos profissionais e acadêmicos. Estímulo à participação em eventos, projetos e iniciativas relevantes para a área da comunicação. Validação de horas por meio de cursos, workshops, palestras, iniciação científica, estágios não obrigatórios e outras atividades relevantes.
Realização de todas as etapas de um podcast (produção, espelho, apresentação, gravação e edição) cujo tema/conteúdo é decidido pelos discentes em conformidade com os Programas Extensionistas em atendimento às comunidades da sociedade. Produção de episódios para compor a temporada respectiva à turma. Aproximação dos alunos com atores sociais do entorno da IES e bairros vizinhos. Prática do audiojornalismo comunitário, com pautas que interessam o público local.
Estudo de conceitos, características, técnicas e práticas relacionados ao jornalismo em ambiências digitais. Reflexão sobre produção, distribuição, recepção e tendências de conteúdo digital. Discussão sobre inteligência artificial, poder dos algoritmos, desordem da informação e fake news. Estudo de arquitetura da informação e usabilidade e de narrativas e interfaces centradas no usuário. Pesquisa e aplicação de ferramentas de interação com o leitor. Técnicas de SEO. Jornalismo colaborativo, independente e comunitário. Criação de reportagem multimídia.
Introdução planejamento e estratégias de conteúdo nas mídias digitais. Aprofundamento sobre storytelling. Estudo de audiência e comportamento do consumidor de conteúdo e notícias nas mídias sociais. Prática do jornalismo em mídias sociais. Aprofundamento sobre mudanças nos produtos e processos jornalísticos. Demonstração e aplicação de ferramentas de interação e colaboração com o leitor. Produção, distribuição e recepção de conteúdo nas mídias sociais e outras plataformas interativas.
Aspectos Fundamentais da Economia: Definições de Economia. Necessidade e Escassez. Limitações da Natureza. Política Econômica e Agregados: Políticas Econômicas: Monetária, Cambial, Tributária. Papel do Estado na Economia e Meio Ambiente. Principais Indicadores: Inflação, Desemprego, PIB Per Capita. Desenvolvimento Sustentável e Economia Verde: Evolução da Economia Verde. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Práticas ESG e Impacto na Sociedade.
Antropologia na tradição Filosófica: Concepção antropológica. O conceito de pessoa a partir da história da filosofia. A abertura humana à transcendência. Antropologia na tradição Teológica: A antropologia religiosa e teológica. Relação homem-divindade. Ser humano na perspectiva bíblico-cristã. Entre livre arbítrio e liberdade. A condição humana na contemporaneidade: Vida activa e condição humana. Comunicação humana não natural. Alma e corpo na comunicação algorítmica. O futuro do homem e o Ponto Omega.
Enriquecimento do percurso acadêmico e profissional do discente. Flexibilidade e autonomia na escolha de experiências extracurriculares. Complemento da formação teórica e prática do curso de Rádio, TV e Internet. Desenvolvimento de novas habilidades e competências para o mercado de trabalho. Ampliação da rede de contatos profissionais e acadêmicos. Estímulo à participação em eventos, projetos e iniciativas relevantes para a área da comunicação. Validação de horas por meio de cursos, workshops, palestras, iniciação científica, estágios não obrigatórios e outras atividades relevantes.
Manutenção do portal de notícias e das mídias sociais do EntreFocos, ecossistema digital focado em informar, engajar e contextualizar os fatos, utilizando as ferramentas e a dinâmica do ambiente on-line para entregar uma experiência completa ao usuário. Produção de notícias factuais e especiais do Brasil e do mundo sobre os mais variados temas, como política, economia, esportes, entretenimento, tecnologia, saúde etc. Cobertura jornalística de eventos. Conteúdo jornalístico original, com pautas elaboradas e desenvolvidas pelos discentes. Agregador de conteúdos de outras fontes, como agências de notícias e/ou outros veículos de comunicação. Publicação de informações em tempo real. Integração de fotos, vídeos, infográficos, podcasts e outros recursos multimídia para enriquecer a experiência do leitor e tornar a informação mais dinâmica e compreensível. Hipertextualidade para permitir navegação não linear. Verificação da veracidade de informações que circulam, principalmente, em ambientes digitais como redes sociais, aplicativos de mensagens e até mesmo em veículos de comunicação tradicionais.
Fundamentos do jornalismo audiovisual. Estudo da estrutura, da linguagem, dos formatos, das etapas e dos procedimentos para elaboração de conteúdo audiovisual para TV e internet. Conhecimento de técnicas para transmissão de notícias ao vivo em televisão e internet. Prática de apuração, reportagem, edição e fechamento de telejornais e produtos jornalísticos audiovisuais multiplataformas.
O documentário para rádio, televisão e internet. Estudo da perspectiva histórica e autoral. Relações entre linguagens e formatos de documentários. Reflexão sobre os formatos e modos de representação do documentário. Estudo do espelho, roteiro e formatos de projetos de documentário. As etapas de pesquisa, elaboração da pauta e entrevistas. As etapas de produção e finalização de um documentário. Equipe de produção e aspectos relacionados à produção do documentário: orçamento, distribuição e veiculação.
Lógica e estruturação do pensamento: Introdução à lógica e conceitos elementares. Tipos de raciocínio; inferência; argumento e proposição. Forma e validação de argumentos. Lógica formal: Elementos e estrutura do silogismo. Raciocínio dedutivo. Raciocínio indutivo. Lógica informal: Abdução. Dialética. Retórica. Falácias e argumentação persuasiva. Raciocínio criativo formas de organização do pensamento: Como pensar diferente. De onde vem as boas ideias?
Definição e objetivos da filosofia política: Diferentes abordagens na filosofia política. Definição e conceitos básicos de Estado e sociedade civil. As diferentes formas de Estado (monarquia, república, democracia). A relação entre Estado e sociedade civil. Contrato social e legitimidade política. A teoria do contrato social de Hobbes, Locke e Rousseau. A relação entre o contrato social e a legitimidade política. Críticas à teoria do contrato social. Liberalismo e Socialismo: Os princípios básicos do liberalismo. Os princípios básicos do socialismo e do comunismo. Críticas ao socialismo e ao comunismo. Política Brasileira contemporânea: Elitismo brasileiro. Democratização da democracia. Autoritarismo e populismo contemporâneo.
Enriquecimento do percurso acadêmico e profissional do discente. Flexibilidade e autonomia na escolha de experiências extracurriculares. Complemento da formação teórica e prática do curso de Rádio, TV e Internet. Desenvolvimento de novas habilidades e competências para o mercado de trabalho. Ampliação da rede de contatos profissionais e acadêmicos. Estímulo à participação em eventos, projetos e iniciativas relevantes para a área da comunicação. Validação de horas por meio de cursos, workshops, palestras, iniciação científica, estágios não obrigatórios e outras atividades relevantes.
Produção de programa televisivo com reportagens especiais não factuais, com foco em narrativas aprofundadas, análises e reflexões sobre temas relevantes. Elaboração de pautas, pré-produção e pós-produção do produto, com estrutura modular que pode variar de acordo com o tema. Realização de entrevistas, elementos visuais criativos (infográficos, animações, arquivos) e depoimentos, com conteúdos que promovem reflexão crítica. Novas formas de narrar a notícia, incorporando elementos de comunicação imersiva. Adaptação da linguagem para transmissão em formatos tradicionais de televisão, canais digitais e mídias sociais.
Estudo da história da imprensa internacional. As agências de notícias – Norte Global e Sul Global. Editoria internacional e o papel social do jornalismo. O noticiário internacional na imprensa brasileira e repercussões sobre o Brasil na imprensa internacional. Apuração e checagem a distância. Distribuição e barreiras à informação in loco – censuras, manipulações por interesses. O papel das redes de TV por assinatura. Fontes e responsabilidade. Correspondente internacional, enviado especial, freelas e stringers.
Organização e caracterização de funções da assessoria de comunicação, comunicação institucional ou corporativa. Noções sobre elaboração de plano de comunicação e release. Práticas de relacionamento com a imprensa e influenciadores. Técnicas e práticas de media training e preparo de porta-vozes. Estratégias de gestão de crises. Reflexão sobre responsabilidade social, sustentabilidade, ética e cidadania corporativa. Estudo de caso.
A Legislação Brasileira: A divisão de poderes no Brasil. Conceitos de Projeto de Lei, Medida Provisória, Decretos, Lei. O Código Civil Brasileiro e suas garantias. A Constituição Brasileira. Das garantias individuais e coletivas: Direito de Personalidade (nome, imagem, integridade física, moral e intelectual). Locais públicos e locais privados. Direito de Propriedade. O que é interesse público X interesse particular. Direito do Autor e dos Profissionais de Comunicação: A lei de direito autoral. Legislação trabalhista geral. Legislação trabalhista na área da comunicação. Discussões contemporâneas sobre a legislação trabalhista e a precarização do trabalho. Temas contemporâneos: Marco Civil da Internet e Lei Geral de Proteção de Dados. Políticas de fomento cultural. Legislação Eleitoral. Discussões contemporâneas sobre a legislação na comunicação e na Internet.
Aprofundamento de conhecimentos em áreas específicas do interesse do estudante, complementando a formação obrigatória do curso de Jornalismo. Ampla visão sobre o campo da comunicação, exploração de novas tendências, tecnologias e linguagens. Habilidades diferenciadas com aplicação em projetos futuros, inclusive o Trabalho de Conclusão de Curso. Personalização da jornada acadêmica para alinhamento com objetivos profissionais e individuais. Promoção da interdisciplinaridade pela conexão de temas e abordagens diversas.
Produção de portfólio que cataloga projetos desenvolvidos ao longo do curso de Jornalismo. Organização e apresentação dos trabalhos. Debate do impacto das atividades de extensão na formação acadêmica e o papel do jornalismo para a consolidação da democracia e exercício da cidadania.
Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso nas modalidades projeto experimental e/ou projeto de pesquisa monográfica. Acompanhamento e orientação da primeira etapa de construção do trabalho, de acordo com o regulamento de TCC da IES, que determina os conteúdos a serem desenvolvidos, de acordo com a modalidade definida. Acompanhamento da realização das atividades definidas em cronograma elaborado no pré-projeto. Orientação para apresentação do projeto à banca de qualificação.
Informação, dados e fatos. Dados e fatos jornalísticos. A natureza da informação jornalística. A interpretação de dados políticos e econômicos. Regimes políticos, dados e jornalismo. Sistemas econômicos, informações e cobertura jornalística. Apresentação e interpretação de dados nos diferentes regimes políticos e sistemas econômicos. Organização visual dos dados. Interpretação estatística. Argumentação, fontes e produção de textos jornalísticos.
História do jornalismo cultural e literário no mundo e no Brasil. Estudo de características, técnicas e práticas do jornalismo cultural e literário. Os estilos de texto em jornalismo cultural e literário. Principais veículos de cultura e a indústria cultural. Experimentação de técnicas do jornalismo literário. Introdução ao conceito de Estrela de Sete Pontas, New Journalism e Jornalismo Gonzo. Descrição dos tipos de livro-reportagem e os principais estilos de texto, como perfis e biografias.
Acompanhamento da realização das atividades práticas definidas em cronograma elaborado no pré-projeto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Orientação para produção e apresentação do projeto, monografia e/ou produto à banca final. Suporte na criação de conteúdos multimídia, audiovisuais e/ou de editoração jornalística inerentes ao projeto do TCC.
Aprofundamento de conhecimentos em áreas específicas do interesse do estudante, complementando a formação obrigatória do curso de Jornalismo. Ampla visão sobre o campo da comunicação, exploração de novas tendências, tecnologias e linguagens. Habilidades diferenciadas com aplicação em projetos futuros, inclusive o Trabalho de Conclusão de Curso. Personalização da jornada acadêmica para alinhamento com objetivos profissionais e individuais. Promoção da interdisciplinaridade pela conexão de temas e abordagens diversas.
Desenvolvimento Trabalho de Conclusão de Curso nas modalidades projeto experimental e/ou projeto de pesquisa monográfica. Acompanhamento e orientação da etapa final de construção do trabalho, de acordo com o regulamento de TCC da IES, que determina os conteúdos a serem desenvolvidos, de acordo com a modalidade definida. Acompanhamento da realização das atividades definidas em cronograma elaborado no pré-projeto. Orientação para apresentação do projeto à banca de final.
Doutora em Comunicação Social pela UMESP (2025), com mestrado em Comunicação e Inovação pela USCS (2017) e especialização em Marketing (UMESP, 2010). Jornalista formada pela USCS (2005), com bolsa CNPq e atuação em iniciação científica. Coordena o curso de Jornalismo da Fapcom e leciona na graduação e pós-graduação, presencial e EaD, com foco em narrativas multiplataformas. Pesquisa discursos, linguagens e representações contra-hegemônicas na cultura popular. Atua na Comunicação Social desde 2004, com experiência em jornalismo impresso/digital e comunicação institucional. Trabalhou em assessorias de imprensa públicas e campanhas políticas, com ênfase em planejamento, media training e gestão de crises.
Assista ao vídeo e conheça mais sobre a FAPCOM, faculdade referência em comunicação.
Você pode ter bolsas de 50% ou 100%! Consulte sua elegibilidade, inscreva-se e confira as regras em: prouni.mec.gov.br.
Programa institucional com possibilidade de bolsas de até 40%, baseado no seu desempenho no vestibular tradicional.
Umas das coisas mais importantes que a FAPCOM proporciona aos alunos é o sentimento de pertencimento. Nós não somos só mais um contrato, mas sim pessoas que fazem parte da família fapconiana. Isso não se encontra em outras instituições e é o que torna a FAPCOM única pra mim. Sou apaixonada pelo meu curso.
O que eu mais gosto na Fapcom é sobre a individualidade que os alunos recebem, não somos apenas números de contrato aqui. Os funcionários nos conhecem por nome assim como conhecemos eles, conversando e tornando o ambiente muito amigável.
Notificações