Sobre o curso

Gestão das estratégias de comunicação organizacional

Formação Estratégica e Multidisciplinar: Oferece uma sólida base em Comunicação e Gestão, preparando profissionais para planejar e gerir a comunicação de forma estratégica com diversos públicos.

Competências Práticas Diversificadas: Inclui produção de eventos, criação de conteúdos, assessoria de imprensa e gestão de crises, integrando teoria e prática desde os primeiros semestres.

Orientação Analítica e Base em Dados: Valoriza métodos de pesquisa e análise, capacitando os alunos para decisões informadas e estratégias de comunicação eficazes.

Formação Humanística e Reflexão Crítica: Promove uma educação integral que estimula a reflexão crítica e oferece base para a carreira acadêmica.

Alta Empregabilidade e Reconhecimento no Mercado: Segundo pesquisa do Instituto Semesp (setembro/2024), é um dos 10 cursos com maior empregabilidade, sendo altamente valorizado no mercado de trabalho.

O que vou aprender?

  • DESENVOLVIMENTO CRIATIVO, CRÍTICO E INTERPESSOAL
    • Negociação e Gestão de Conflitos

      Estudo dos principais conceitos e abordagens sobre gestão de conflitos e negociação no ambiente organizacional. Análise dos diferentes estilos e estratégias de negociação. Exploração da inteligência emocional e da comunicação não violenta (CNV) na resolução de disputas. Reflexão sobre os métodos de mediação e arbitragem e sua aplicabilidade em contextos corporativos e institucionais. Investigação de modelos e ferramentas para a análise de conflitos e a construção de acordos sustentáveis. Aplicação de técnicas para a condução eficaz de negociações, considerando aspectos éticos, interpessoais e estratégicos.

    • Narrativas Audiovisuais para RP

      Apresentação dos procedimentos técnicos e conceituais na criação de conteúdos audiovisuais. Conceituação das tecnologias e linguagens audiovisuais. Formatos das mídias audiovisuais. Criação e roteirização de projetos audiovisuais. A gestão dos processos de planejamento e produção audiovisual. Uso de softwares para criação e produção.

    • Cultura Brasileira e Artes

      Cultura Brasileira e suas múltiplas dimensões: Cultura e seus múltiplos sentidos. Formação da sociedade brasileira a partir do hibridismo de suas matrizes étnicas: indígena, europeia, asiática e africana. Dimensões sociopolíticas da cultura brasileira. Etnocentrismo, descolonização e decolonialidade. Patrimônio histórico e cultural: Principais movimentos artísticos brasileiros: Barroco, Modernismo, Tropicália, entre outros. História da música brasileira: do período colonial ao século XXI. A cultura popular brasileira: festas, crenças, mitos e lendas. Brasilidade, Arte e Cultura: A produção cultural brasileira contemporânea. Lei de incentivo à Cultura no Brasil.

    • Sociologia

      Sociedade Moderna: fundamentos da sociologia e pensadores clássicos. A emergência da sociedade de massas: teoria crítica; Indústria cultural; Cultura de massas; Esfera pública. Sociologia das organizações: formas de organização do trabalho; gestão das relações; o indivíduo no grupo de trabalho. O advento da pós-modernidade: Sociedade de consumo e a hiper-realidade; Neotribalismo. Sociedade em rede: Estigma e apresentação do eu na época das redes sociais; Avanço tecnológico e a sociedade de controle; Plataformização e gestão algorítmica da vida social; Sociedade do desempenho.

    • Laboratório de Leitura e Produção de Textos

      Estudo do processo de leitura: produção textual, gêneros discursivos. Análise e produção de textos: textos acadêmicos e da prática profissional. Leitura crítico-analítica e produção de reescritas críticas: textos artísticos e teóricos. Aspectos gramaticais aplicados à escrita: noções de coesão, coerência, e estilística aplicadas ao texto. Técnicas de revisão textual orientadas pelo uso da norma padrão da língua portuguesa.

  • PENSAMENTO CIENTÍFICO E GESTÃO DE STAKEHOLDERS
    • Comunicação 360

      Conceitos-chave da comunicação organizacional integrada. Relação entre comunicação e cultura nas organizações. Sistema de comunicação nas organizações. Fundamentos da comunicação institucional. Conceitos e práticas da comunicação mercadológica. Aspectos sistêmicos da comunicação institucional, interna, administrativa e mercadológica. Metodologias e técnicas para o planejamento, execução e monitoramento de estratégias de comunicação. Desafios e perspectivas da comunicação na era digital.  Ética e responsabilidade social no contexto comunicacional.

    • Relações Públicas e Gestão de Stakeholders

      Conceituação de público, tipos de públicos e stakeholders. Teoria dos Stakeholders. Identificação e análise de stakeholders. Construção de personas. Estratégias de priorização. Modelos de gestão de stakeholders. Criação de valor para os stakeholders. Métodos de engajamento. Stakeholders e estratégia empresarial.

    • Fundamentos da Administração e do Marketing

      Estudo introdutório da administração e do marketing no contexto organizacional. Apresentação dos modelos empresariais e análise da cultura organizacional como diferencial estratégico. Abordagem das funções da administração. Compreensão dos fundamentos do marketing com ênfase em gestão do composto mercadológico, segmentação de mercado e análise da concorrência. Integração entre administração e marketing por meio do planejamento estratégico.

    • Metodologia Científica

      Tipos de conhecimento: senso comum, mítico, religioso, estético, filosófico, científico. Fundamentos da ciência: sua história e linguagem. Método científico: métodos e técnicas de pesquisa. Normas para elaboração de trabalhos acadêmicos: organização do trabalho acadêmico, resumo, resenha, fichamentos e seminários. Fontes de pesquisa e plágio: bases indexadas e normas de citação. Divulgação de Trabalho Acadêmico: elaboração de slides, materiais digitais (vídeos, animações e infográficos) e apresentações em público; participação em eventos e produção de documentos acadêmicos; produção de portfólios e currículos.

    • Teorias da Comunicação

      O problema da comunicação: Sobre o conceito de comunicação. O dilema da incomunicabilidade. Os modos da comunicação: diálogo e disseminação. Comunicações e as eras culturais (Escola de Toronto). As teorias da comunicação: O paradigma funcionalista (Escola norte-americana). Teoria Crítica (Escola de Frankfurt). Teoria Culturalista. Estudos relacionais da comunicação: Interacionismo Simbólico. Estudos culturais (Escola de Birmingham). Teoria das mediações (Escola latino-americana).

    • Atividades Complementares I

      Enriquecimento do percurso acadêmico e profissional do discente. Flexibilidade e autonomia na escolha de experiências extracurriculares. Complemento da formação teórica e prática do curso de Relações Públicas. Desenvolvimento de novas habilidades e competências para o mercado de trabalho. Ampliação da rede de contatos profissionais e acadêmicos. Estímulo à participação em eventos, projetos e iniciativas relevantes para a área da comunicação. Validação de horas por meio de cursos, workshops, palestras, iniciação científica, estágios não obrigatórios e outras atividades relevantes.

  • MÍDIAS, TECNOLOGIAS E EVENTOS
    • Produção de Eventos e Relacionamento com a Mídia

      Produção de eventos organizacionais nos setores público, privado e terceiro setor. Planejamento, organização e execução de eventos. Papel do profissional de relações públicas na gestão de eventos, incluindo definição de objetivos, públicos-alvo e avaliação pós-evento. Estratégias de comunicação para o relacionamento com a mídia, com ênfase em press releases, campanhas de mídia e interação com jornalistas. Tendências atuais em eventos, como sustentabilidade, inovação tecnológica e uso de redes sociais na promoção e monitoramento.

    • Laboratório de Design Gráfico e Digital

      Apresentação dos procedimentos técnicos e conceituais da criação e produção do planejamento visual gráfico. Análise da conexão das imagens com as linguagens. Noções de projeto gráfico, teoria das artes visuais e editoração eletrônica. Uso de softwares para criação e produção.

    • Filosofia da Comunicação e da Tecnologia

      Reflexão Filosófica sobre Técnica e Tecnologia: Papel da Comunicação nas Relações Humanas. Papel da Técnica na Humanidade. Fedro de Platão. Comunicação e Origens da Tecnofobia. Concepções Filosóficas Modernas sobre Comunicação e Tecnologia: Emergência da Tecnofilia. Crítica da Razão Instrumental pela Escola de Frankfurt. Heidegger e a Questão da Técnica. Sujeito Contemporâneo e Tecnologia: Implicações Éticas. Implicações Existenciais. Implicações Políticas e Culturais.

    • Linguagens, Mídias e Tecnologias

      Comunicação, mídia e linguagem: Língua e linguagem. Linguagem e pensamento. Linguagem oral, escrita e audiovisual. Efeitos da comunicação: Expressão. Discurso. Análise semiótica em suas diferentes correntes. Mídias e tecnologias da comunicação: Linguagem digital e internet. Convergência dos meios e redes sociais. Dispositivos móveis e ecossistema midiático. Implicações do ecossistema midiático.

    • Atividades Complementares II

      Enriquecimento do percurso acadêmico e profissional do discente. Flexibilidade e autonomia na escolha de experiências extracurriculares. Complemento da formação teórica e prática do curso de Relações Públicas. Desenvolvimento de novas habilidades e competências para o mercado de trabalho. Ampliação da rede de contatos profissionais e acadêmicos. Estímulo à participação em eventos, projetos e iniciativas relevantes para a área da comunicação. Validação de horas por meio de cursos, workshops, palestras, iniciação científica, estágios não obrigatórios e outras atividades relevantes.

    • Projeto Interdisciplinar de Extensão I

      Produção de eventos abertos à comunidade. Execução de pelo menos dois eventos (palestras, bate-papos, oficinas, feiras, etc). Implementação das diferentes estratégias para promoção e divulgação dos eventos. Elaboração de relatórios de avaliação com os resultados obtidos.

  • DIREITOS HUMANOS, CULTURA ANALÍTICA E EMPLOYER BRANDING
    • Comunicação Interna e Cultura Organizacional

      Cultura organizacional: conceitos e características. Modelos de cultura organizacional. Liderança, poder e comportamento organizacional. Comunicação interna e seus conceitos. Políticas, processos, barreiras, fluxos, redes e mídias. A comunicação interna estratégica. Impactos e relevância nos negócios. Cultura e a gestão organizacional. O funcionário embaixador da marca.

    • Estratégia e Gestão de Mídias Digitais

      Os novos códigos comportamentais, mercadológicos e comunicacionais do contexto digital. As plataformas, tecnologias e os diversos tipos de mídia do ambiente digital. Presença digital, identidade verbal, planejamento editorial e produção de conteúdo. Comunicação organizacional nas mídias digitais. Os princípios de visibilidade, encontrabilidade, propagabilidade e legitimidade. Engajamento, experiência e estratégias de relacionamento. Ferramentas e boas práticas de gestão. Monitoramento e mensuração.

    • Ética e Direitos Humanos

      Fundamentos filosóficos da ética: Reflexão sobre a ética e a abordagem histórico-crítica de suas matrizes clássicas. Concepções éticas e suas interconexões: questões socioambientais, étnico-raciais, de Direitos Humanos e de memória cultural. Fundamentos históricos e conceituais dos direitos humanos: Conceito de direitos humanos. Evolução histórica dos direitos humanos. Cidadania e democracia. Direitos humanos e justiça social: Direitos humanos e grupos vulneráveis. Direitos humanos e relações internacionais: As Nações Unidas e os direitos humanos. Tratados e convenções internacionais de proteção aos direitos humanos. O papel da sociedade civil na defesa e promoção dos direitos humanos.

    • Pesquisa, Análise e Design de Dados

      Introdução à Pesquisa e Análise de Dados: Definição e objetivos da Pesquisa e Análise de Dados. Pesquisa e Análise de Dados na tomada de decisões. Planejamento de Pesquisa: Definição e Planejamento de pesquisa. Tipos de estudos e metodologias de pesquisa. Etapas do planejamento de pesquisa. Pesquisa de marketing e pesquisa de mercado. Coleta Análise de Dados: Técnicas de coleta de dados. Tratamento e análise dos dados coletados. Técnicas de análise de dados. Software de análise de dados. Design de Dados: Conceitos básicos de design de dados. Visão geral das ferramentas de Dashboard. Visão geral de KPIs e OKRs em comunicação. Principais qualidades de uma boa visualização de dados. Future Design: Futurismo e criação de cones de futuro. Estudo de Megatendências, Tendências, Modas e Ondas. Ética e Privacidade na Pesquisa e Análise de Dados: Princípios éticos na coleta, análise e divulgação de dados. Legislação e regulamentação relacionadas à privacidade de dados. Qualidade das fontes de dados e informações. Veracidade e identificação, prevenção e combate a fake news na comunicação atual.

    • Atividades Complementares III

      Enriquecimento do percurso acadêmico e profissional do discente. Flexibilidade e autonomia na escolha de experiências extracurriculares. Complemento da formação teórica e prática do curso de Relações Públicas. Desenvolvimento de novas habilidades e competências para o mercado de trabalho. Ampliação da rede de contatos profissionais e acadêmicos. Estímulo à participação em eventos, projetos e iniciativas relevantes para a área da comunicação. Validação de horas por meio de cursos, workshops, palestras, iniciação científica, estágios não obrigatórios e outras atividades relevantes.

    • Projeto Interdisciplinar de Extensão II

      Execução de uma consultoria para gestão das mídias sociais de micro e pequenos empreendedores previamente definidos. Produção e execução de um plano de ações digitais de comunicação e relações públicas. Execução de uma oficina de capacitação para o cliente. Elaboração de relatórios de avaliação com os resultados obtidos.

  • PENSAMENTO ESTRATÉGICO E AGENDA ESG
    • Planejamento Estratégico de Comunicação e Relações Públicas

      Os formatos e níveis de planejamento no contexto organizacional. Elementos do planejamento com base no composto da comunicação integrada. Etapas do planejamento estratégico de comunicação. Importância da pesquisa no planejamento. Análises ambientais, situacionais, comunicacionais e de relacionamentos. Diagnóstico de comunicação. Distinção entre objetivos de mercado e de comunicação. Posicionamento e estratégias aplicadas ao plano de comunicação. Implementação, controle e avaliação de resultados.

    • Relações Públicas Comunitárias e Responsabilidade Socioambiental

      Reflexão sobre o conceito de comunidade. A sociedade civil organizada e suas implicações na prática da democracia. As organizações da sociedade civil, sua importância e suas dinâmicas. O papel articulador das RP na construção da cidadania. O diálogo com a educação popular. O relacionamento entre empresas e comunidades. O conceito de responsabilidade socioambiental. Instrumentos de responsabilidade socioambiental. As políticas de responsabilidade socioambiental na gestão estratégica de stakeholders. As dimensões ambiental e social na agenda ESG.

    • Economia e Desenvolvimento Sustentável

      Aspectos Fundamentais da Economia: Definições de Economia. Necessidade e Escassez. Limitações da Natureza. Política Econômica e Agregados: Políticas Econômicas: Monetária, Cambial, Tributária. Papel do Estado na Economia e Meio Ambiente. Principais Indicadores: Inflação, Desemprego, PIB Per Capita. Desenvolvimento Sustentável e Economia Verde: Evolução da Economia Verde. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Práticas ESG e Impacto na Sociedade.

    • Antropologia Filosófica e Teológica

      Antropologia na tradição Filosófica: Concepção antropológica. O conceito de pessoa a partir da história da filosofia. A abertura humana à transcendência. Antropologia na tradição Teológica: A antropologia religiosa e teológica. Relação homem-divindade. Ser humano na perspectiva bíblico-cristã. Entre livre arbítrio e liberdade. A condição humana na contemporaneidade: Vida activa e condição humana. Comunicação humana não natural. Alma e corpo na comunicação algorítmica. O futuro do homem e o Ponto Ômega.

    • Atividades Complementares IV

      Enriquecimento do percurso acadêmico e profissional do discente. Flexibilidade e autonomia na escolha de experiências extracurriculares. Complemento da formação teórica e prática do curso de Relações Públicas. Desenvolvimento de novas habilidades e competências para o mercado de trabalho. Ampliação da rede de contatos profissionais e acadêmicos. Estímulo à participação em eventos, projetos e iniciativas relevantes para a área da comunicação. Validação de horas por meio de cursos, workshops, palestras, iniciação científica, estágios não obrigatórios e outras atividades relevantes.

    • Projeto Interdisciplinar de Extensão III

      Execução de uma consultoria de mobilização de recursos para organizações sociais (OSs) ou projetos culturais / esportivos / ambientais previamente definidos. Produção e execução de um plano de mobilização de recursos. Execução de uma oficina de capacitação para o cliente. Elaboração de relatórios de avaliação com os resultados obtidos.

    • Estágio Curricular Supervisionado - I

      Atividade obrigatória para o curso de Relações Públicas. Normatização dada pelo Regulamento de Estágios Curriculares Supervisionados da FAPCOM. Carga horária de 200 horas. Conexão do curso de Relações Públicas com a atualidade do mundo do trabalho. Experimentação de situações, relacionamentos, técnicas e posturas do ambiente profissional. Enriquecimento da formação acadêmica e empreendedora.

  • LÓGICA, INOVAÇÃO E GESTÃO DE RISCOS
    • Governança Corporativa Gestão de Riscos e Compliance

      Governança corporativa: conceitos. Mecanismos internos e externos. Governança corporativa no Brasil e no mundo. Sustentabilidade, governança e transparência. Gestão de riscos e a interação com a governança corporativa. Metodologias para identificação dos riscos. Controles internos e gerenciamento de riscos. Imagem, reputação e gestão e crises. Compliance e normas legais. Compliance e a proteção de dados.

    • Pesquisa, Inovação e Práticas Contemporâneas em RP

      Planejamento e aplicação de pesquisas. Os estudos de casos, as análises comparativas e os benchmarkings. O levantamento e a apuração de dados e informações de fontes secundárias. As pesquisas e auditorias institucionais, de opinião, de imagem, de mercado e de clima. As observações participantes. A etnografia e a cultura organizacional. A netnografia e as mídias sociais digitais. As novas possibilidades das ciências de dados. As pesquisas acadêmicas em comunicação e em relações públicas.

    • Filosofia Política e Interfaces Sociais

      Definição e objetivos da filosofia política: Diferentes abordagens na filosofia política. Definição e conceitos básicos de Estado e sociedade civil. As diferentes formas de Estado (monarquia, república, democracia). A relação entre Estado e sociedade civil. Contrato social e legitimidade política. A teoria do contrato social de Hobbes, Locke e Rousseau. A relação entre o contrato social e a legitimidade política. Críticas à teoria do contrato social. Liberalismo e Socialismo: Os princípios básicos do liberalismo. Os princípios básicos do socialismo e do comunismo. Críticas ao socialismo e ao comunismo. Política Brasileira contemporânea: Elitismo brasileiro. Democratização da democracia. Autoritarismo e populismo contemporâneo.

    • Raciocínio Lógico

      Lógica e estruturação do pensamento: Introdução à lógica e conceitos elementares. Tipos de raciocínio; inferência; argumento e proposição. Forma e validação de argumentos. Lógica formal: Elementos e estrutura do silogismo. Raciocínio dedutivo. Raciocínio indutivo. Lógica informal: Abdução. Dialética. Retórica. Falácias e argumentação persuasiva. Raciocínio criativo formas de organização do pensamento: Como pensar diferente. De onde vem as boas ideias?

    • Atividades Complementares V

      Enriquecimento do percurso acadêmico e profissional do discente. Flexibilidade e autonomia na escolha de experiências extracurriculares. Complemento da formação teórica e prática do curso de Relações Públicas. Desenvolvimento de novas habilidades e competências para o mercado de trabalho. Ampliação da rede de contatos profissionais e acadêmicos. Estímulo à participação em eventos, projetos e iniciativas relevantes para a área da comunicação. Validação de horas por meio de cursos, workshops, palestras, iniciação científica, estágios não obrigatórios e outras atividades relevantes.

    • Projeto Interdisciplinar de Extensão IV

      Produção e publicação de conteúdos audiovisuais sobre experiências ESG relacionadas com o trabalho de RP. Produção de uma temporada de conteúdos audiovisuais para publicação nas mídias sociais LAB RP. Elaboração de relatórios de avaliação com os resultados obtidos.

    • Estágio Curricular Supervisionado - II

      Atividade obrigatória para o curso de Relações Públicas. Normatização dada pelo Regulamento de Estágios Curriculares Supervisionados da FAPCOM. Carga horária de 200 horas. Conexão do curso de Relações Públicas com a atualidade do mundo do trabalho. Experimentação de situações, relacionamentos, técnicas e posturas do ambiente profissional. Enriquecimento da formação acadêmica e empreendedora.

  • ÉTICA, MEDIA ADVOCACY E BRANDING
    • Opinião Pública e Media Advocacy

      A formação histórica do conceito de opinião pública. Opinião pública e relações de poder. As dinâmicas da opinião pública e as teorias da comunicação. A opinião pública e as tecnologias digitais. A ética no trabalho de RP junto à opinião pública. O conceito e as práticas de media advocacy. As diferenças e complementaridades entre lobbying e advocacy. As estratégias de comunicação de causas.

    • Gestão de Produtos, Serviços e Marcas

      Conceitos essenciais para o gerenciamento de marcas, produtos e serviços. Ciclo de vida do produto (CVP). Processos e métodos para o desenvolvimento de novos produtos e serviços. Conceitos de brand equity, estratégia de diferenciação e posicionamento de marca na criação de valor. Relação entre produtos, linhas de produto e arquitetura de marca. Estratégias de gestão de portfólio de produtos e serviços em mercados competitivos e globalizados.

    • Legislação e Ética na Comunicação

      A Legislação Brasileira: A divisão de poderes no Brasil. Conceitos de Projeto de Lei, Medida Provisória, Decretos, Lei. O Código Civil Brasileiro e suas garantias. A Constituição Brasileira. Das garantias individuais e coletivas: Direito de Personalidade (nome, imagem, integridade física, moral e intelectual). Locais públicos e locais privados. Direito de Propriedade. O que é interesse público X interesse particular. Direito do Autor e dos Profissionais de Comunicação: A lei de direito autoral. Legislação trabalhista geral. Legislação trabalhista na área da comunicação. Discussões contemporâneas sobre a legislação trabalhista e a precarização do trabalho. Temas contemporâneos: Marco Civil da Internet e Lei Geral de Proteção de Dados. Políticas de fomento cultural. Legislação Eleitoral. Discussões contemporâneas sobre a legislação na comunicação e na Internet.

    • Eletiva I

      Aprofundamento de conhecimentos em áreas específicas do interesse do estudante, complementando a formação obrigatória do curso de Relações Públicas. Ampla visão sobre o campo da comunicação, exploração de novas tendências, tecnologias e linguagens. Habilidades diferenciadas com aplicação em projetos futuros, inclusive o Trabalho de Conclusão de Curso. Personalização da jornada acadêmica para alinhamento com objetivos profissionais e individuais. Promoção da interdisciplinaridade pela conexão de temas e abordagens diversas.

    • Seminário Interdisciplinar de Extensão

      Produção e publicação de entrevistas com profissionais de RP / comunicação organizacional. Organização e divulgação de uma mostra digital de trabalhos produzidos pelos estudantes. Produção de um portfólio em vídeo. Divulgação dos conteúdos produzidos. Elaboração de relatórios de avaliação com os resultados obtidos.

    • Estágio Curricular Supervisionado - III

      Atividade obrigatória para o curso de Relações Públicas. Normatização dada pelo Regulamento de Estágios Curriculares Supervisionados da FAPCOM. Carga horária de 200 horas. Conexão do curso de Relações Públicas com a atualidade do mundo do trabalho. Experimentação de situações, relacionamentos, técnicas e posturas do ambiente profissional. Enriquecimento da formação acadêmica e empreendedora.

    • Trabalho de Conclusão de Curso - I

      Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso nas modalidades projeto experimental e/ou projeto de pesquisa monográfica. Acompanhamento e orientação da primeira etapa de construção do trabalho, de acordo com o regulamento de TCC da IES, que determina os conteúdos a serem desenvolvidos, de acordo com a modalidade definida.  Acompanhamento da realização das atividades definidas em cronograma elaborado no pré-projeto. Orientação para apresentação do projeto à banca de qualificação.

  • EMPREENDEDORISMO, GESTÃO E COMUNICAÇÃO PÚBLICA
    • Comunicação Pública e Governamental

      Estudos sobre o Estado e o poder. Os três poderes. Regimes políticos e sistemas de governo. Democracia e globalização. As relações entre o Estado Democrático de Direito, a cidadania, a opinião pública e os governos. A administração pública, seus princípios e modelos. Estudo e análise crítica da comunicação pública. As diferenças entre comunicação pública, comunicação política e comunicação governamental. Estudo e análise crítica da comunicação governamental. As RP governamentais.

    • Gestão de Projetos e Metodologias Ágeis

      Estudo dos fundamentos da gestão de projetos, com foco em sua aplicação no contexto da comunicação, marketing e publicidade. Abordagem das principais etapas de um projeto, escopo, cronograma, recursos e riscos. Introdução às metodologias ágeis, com destaque para Scrum, Kanban e Lean, aplicadas ao ambiente criativo. Práticas colaborativas, organização de equipes multidisciplinares e ferramentas digitais de apoio à gestão.

    • Inovação, Tecnologias Disruptivas e Empreendedorismo

      As experiências e políticas de pesquisa e desenvolvimento: os tipos de inovação, as estratégias para o fomento da inovação. Os impactos das tecnologias disruptivas: Transformações tecnológicas, oportunidades de inovação e empreendedorismo. Conceitos e contextos do empreendedorismo: Empreendedorismo e inovação, conceitos e dimensões, contexto: oportunidades e necessidades. Reflexões críticas: precarização das relações de trabalho. Empreendedorismo social: estratégias de desenvolvimento local e sustentabilidade, propostas de valor e propósito no empreendedorismo. Aspectos práticos da gestão empreendedora: Elaboração de um plano de negócios. Captação de investimentos e sustentabilidade financeira de novos negócios.

    • Laboratório de Estratégias em Relações Públicas

      Acompanhamento da realização das atividades práticas definidas em cronograma elaborado no pré-projeto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Orientação para produção e apresentação do projeto, monografia e/ou produto à banca final.

    • Eletiva II

      Aprofundamento de conhecimentos em áreas específicas do interesse do estudante, complementando a formação obrigatória do curso de Relações Públicas. Ampla visão sobre o campo da comunicação, exploração de novas tendências, tecnologias e linguagens. Habilidades diferenciadas com aplicação em projetos futuros, inclusive o Trabalho de Conclusão de Curso. Personalização da jornada acadêmica para alinhamento com objetivos profissionais e individuais. Promoção da interdisciplinaridade pela conexão de temas e abordagens diversas.

    • Estágio Curricular Supervisionado - IV

      Atividade obrigatória para o curso de Relações Públicas. Normatização dada pelo Regulamento de Estágios Curriculares Supervisionados da FAPCOM. Carga horária de 200 horas. Conexão do curso de Relações Públicas com a atualidade do mundo do trabalho. Experimentação de situações, relacionamentos, técnicas e posturas do ambiente profissional. Enriquecimento da formação acadêmica e empreendedora.

    • Trabalho de Conclusão de Curso - II

      Desenvolvimento Trabalho de Conclusão de Curso nas modalidades projeto experimental e/ou projeto de pesquisa monográfica. Acompanhamento e orientação da etapa final de construção do trabalho, de acordo com o regulamento de TCC da IES, que determina os conteúdos a serem desenvolvidos, de acordo com a modalidade definida. Acompanhamento da realização das atividades definidas em cronograma elaborado no pré-projeto. Orientação para apresentação do projeto à banca de final.

Distribuição dos componentes curriculares no percurso formativo
Componentes curriculares teóricos-práticos 2.520h
Trabalhos de conclusão de curso 150h
Estágio Curricular Supervisionado 200h
Atividades complementares à formação 200h

SUBTOTAL DA CARGA HORÁRIA DO CURSO 2.070h
Extensão curricular 360h

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 3.430h
Baixar Guia do Curso A ordem das disciplinas segue a matriz curricular de ingresso no curso.
Indicadores

Coordenação

Fábio Alessandro Munhoz

Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, com graduação em Relações Públicas pela USP e MBA em Tecnologia para Negócios pela PUC-RS. Coautor de projetos de extensão que promovem o diálogo entre academia e empreendedores sociais, como Áreas Vírus, Laje Acadêmica e WEBTV Cidade Tiradentes. Coordenou o Pontão de Cultura Frutos do Brasil – Juventude em Debate. Atuou na gestão de arranjos educativos culturais na Cidade Escola Aprendiz. Trabalhou como consultor de processos formativos para ONGs com foco em advocacy. É professor e coordenador dos cursos de Relações Públicas e Filosofia na FAPCOM.

Escolha o seu caminho!

Na FAPCOM oferecemos múltiplas formas de ingressos adaptadas às suas necessidades

PROUNI

Você pode ter bolsas de 50% ou 100%! Consulte sua elegibilidade, inscreva-se e confira as regras em: prouni.mec.gov.br.

Saiba mais

Parceiros

Programa de parcerias empresariais com bolsas de até 40% para colaboradores.

Saiba mais

ENEM

Matricule-se com sua nota do ENEM e garanta até 40% de bolsa!

Saiba mais

Acredite no seu potencial

Programa institucional com possibilidade de bolsas de até 40%, baseado no seu desempenho no vestibular tradicional.

Saiba mais