CPA – Comissão Própria de Avaliação

Apresentação

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, de acordo com a Lei nº 10.861 de 14/04/2004 (disponível em PDF neste link), define a avaliação das instituições de educação superior com o objetivo de tornar visível para cada instituição o significado de suas ações face às múltiplas dimensões institucionais.

 

Da finalidade e objetivos

A CPA tem por finalidade conduzir o processo de Autoavaliação Institucional, com o intuito de  melhorar a qualidade do Ensino Superior. Tem ainda como objetivo, promover o aprofundamento dos compromissos e responsabilidade social da IES, subsidiando e orientando a gestão institucional nas dimensões administrativa, acadêmica e política, necessárias ao fortalecimento, perenidade, eficiência e eficácia institucional.

A CPA acompanha o desenvolvimento e a aplicação dos quesitos propostos no Projeto de Desenvolvimento Institucional – PDI da FAPCOM, por meio de instrumentos da avaliação interna que conjuga os aspectos quantitativos e qualitativos da realidade avaliada.

 

Avaliação CPA – FAPCOM

Para este exercício avaliativo, doravante configurado como permanente e contínuo, propomos um conjunto de ações processuais visando diagnosticar o desempenho institucional de tal forma que possa subsidiar a tomada de decisão no ponto de vista da qualidade de ensino com as 10 dimensões, a saber:

 1. Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional.

 

 2. Políticas de Ensino, Pesquisa e Extensão – (perspectiva científica e pedagógica formadora).

 

 3. Responsabilidade Social da IES – (avalia a interação e o cumprimento dos compromissos da instituição para com a sociedade).

 

 4. Comunicação com a sociedade.

 

 5. Política de Pessoal, de carreira, de aperfeiçoamento, de condições de trabalho.

 

 6. Organização e gestão da instituição.

 

 7. Infraestrutura física e recursos de apoio

 

 8. Planejamento e avaliação.

 

 9. Políticas de Atendimento aos discentes.

 

10. Sustentabilidade financeira.

As dimensões 5 e 7 envolvem todos os recursos humanos, físicos e de infraestrutura disponíveis para a realização do trabalho acadêmico.

 

Regimento interno

Clique aqui – para baixar o arquivo com Regimento Interno

 

Como atingiremos tais metas

Referenciais: documentos institucionais – PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional, PPI – Projeto Político Institucional e PPCs – Projetos Pedagógicos de Curso, consultas públicas à comunidade acadêmica e reuniões por setores e com comitês.

 

Documentos

Portaria normativa nº 01/2023 – 20 de janeiro de 2023

 

Os Quatro Pilares

1.  Sensibilizar a comunidade acadêmica e administrativa: docentes, discentes, corpo técnico administrativo, e comitê de apoio, participação ativa e democrática;
2. Elaborar Programa de Avaliação Institucional;
3. Estabelecer um processo dinâmico, interativo, contínuo em consonância com as deliberações do SINAES;
4. Fortalecer continuamente a cultura  avaliativa de caráter formativo, visando subsidiar o processo de Planejamento Institucional, visando respeitar a identidade, o carisma e a missão da FAPCOM.

 

Comissão

 

A Comissão Própria de Avaliação é composta pelos seguintes membros

Membros (CPA) Cargo
Profª Esp. Fabiana Mendes Sanches Garcia Coordenação da CPA
Prof. Ms. Fernando Mariano de Siqueira Vice-coordenação da CPA
Edna Barbosa Soares Equipe de Apoio
Agnaldo Santos Representante do corpo técnico administrativo
Cristiano Aparecido Rodrigues Representante do corpo técnico administrativo
Profª Me. Marcella Schneider Faria Representante do corpo docente
Prof. Me. Bruno César Santos Representante do corpo docente
Manuela Cardoso Pereira Representante do corpo discente
José Justo da Silva Xavier Representante do corpo discente
Fernando Prata Representante da sociedade civil organizada
José Maurício Simonetti Representante da sociedade civil organizada

 

Resultados anteriores

Resultados da Avaliação de 2024/2: confira neste link.

Resultados da Avaliação de 2024/1: confira neste link.

Resultados da Avaliação de 2023/2: confira neste link.

Resultados da Avaliação de 2023/1: confira neste link.

Resultados da Avaliação de 2022/2: confira neste link.