Sobre o curso

Prepare-se para o futuro do Jornalismo

O mercado da comunicação está em constante transformação, exigindo líderes de redação preparados para os desafios de um cenário multifacetado e altamente competitivo. A Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Redações Jornalísticas oferece a formação completa que você precisa para se destacar nesse ambiente dinâmico. Com foco na prática e alinhada às novas tecnologias e tendências do jornalismo, a especialização capacita você a liderar equipes, gerenciar processos e conduzir projetos inovadores em diferentes plataformas de mídia.

Nossa matriz curricular abrange desde a gestão do fluxo da notícia e o planejamento estratégico até a liderança de equipes, ética e responsabilidade social no jornalismo. As disciplinas integram teoria e prática, com atividades como desenvolvimento de planos editoriais, simulações de gestão de crises e projetos de inovação, preparando você para os desafios reais de uma redação. O curso estimula a autonomia e o desenvolvimento de habilidades essenciais para a gestão de pessoas, processos e projetos, com o aluno como protagonista de sua formação.

Para quem

O curso de Pós-graduação em Gestão de Redações Jornalísticas é voltado para jornalistas, editores, empreendedores da comunicação e assessores de imprensa que desejam desenvolver habilidades de gestão. Ele aborda temas como liderança, planejamento editorial, inovação digital e monetização, preparando profissionais para cargos de chefia em veículos de mídia.

O que você vai aprender ?

As disciplinas estão distribuídas em 3 grandes módulos.
Carga horária total: 360h

  • Módulo: Liderança e Gestão - 120 horas
    • Comunicação e Gestão de Equipes - 30 horas

      Comunicação em equipes. Eficácia na comunicação. Feedback e escuta ativa. Comunicação remota e apps de gestão. Dinâmicas de equipes. Modelo de Tuckman. Equipes comunicadoras. Processos de decisão em equipe. Resolução de conflitos. Tipos de conflitos em equipes. Técnicas de resolução de conflitos. Motivação e engajamento.

      Professores

      Givanildo Menezes
      Givanildo Menezes
      Diretor de Jornalismo da CNN Brasil e do canal CNN Money. Com mais de 23 anos de experiência, atuou na Rádio Educativa de Campinas, no portal iG e na ...
    • Qualidade e Liderança em Gestões Jornalísticas - 30 horas

      Qualidade no jornalismo. Precisão e clareza. Ética e Imparcialidade. Conquistando relevância. Liderança em Redações Jornalísticas. Estilos de Liderança. Liderança e Eficácia. Comunicação assertiva. Construção de equipes. Definindo um ambiente organizacional. Construindo equipes. Administração de pessoas.

      Professores

      Givanildo Menezes
      Givanildo Menezes
      Diretor de Jornalismo da CNN Brasil e do canal CNN Money. Com mais de 23 anos de experiência, atuou na Rádio Educativa de Campinas, no portal iG e na ...
    • Gestão de Projetos Jornalísticos - 30 horas

      Introdução à Gestão de Projetos Jornalísticos. Conceitos Fundamentais de Gestão de Projetos. Ciclo de Vida do Projeto. Estrutura Organizacional em Projetos Jornalísticos. Planejamento e Execução de Projetos. Planejamento de Projetos Jornalísticos. Identificação e análise de riscos em projetos jornalísticos. Ferramentas tecnológicas na gestão de projetos. Avaliação continuada. Análise de Resultados. Documentação e Arquivamento. Feedback de audiência.

      Professores

      Alexandra Gonsalez
      Alexandra Gonsalez
      Jornalista, Doutora em Comunicação Social e professora de Jornalismo em disciplinas práticas de produção e edição de textos, jornalismo digital e tran...
    • Atividade Teórico Prática - Gestão de equipes - 30 horas

      Planejamento e estruturação da redação. Modelos de redação. Descrição de cargos e salários. Definição de orçamento. Organização e Gestão Operacional. Escala de trabalho. Fluxo editorial. Clima organizacional e estratégias de motivação. Redação do projeto. Elaboração. Revisão e ajustes. Apresentação.

  • Módulo: Planejamento - 120 horas
    • Planejamento Editorial Estratégico em Jornalismo - 30 horas

      Introdução ao Planejamento Editorial. Introdução ao Planejamento Estratégico. Análise de Cenários e Contexto. Definição de Público-Alvo. Desenvolvimento de Conteúdo e Estratégias. Elaboração de Pautas e Conteúdos. Gestão de Calendário Editorial. Estratégias de Distribuição e Promoção. Avaliação e Ajustes no Planejamento. Métricas e KPI’s. Adaptação do planejamento com base em dados e resultados. Estudos de caso.

    • Tecnologias na Análise do Mercado Jornalístico e Insights - 30 horas

      Métodos de Pesquisa de Mercado. Análise de mercado no jornalismo. Métodos de Pesquisa de Mercado. Tendências e Comportamento do Consumidor. Big Data e Analytics. Ferramentas de Análise de Dados. Coleta e interpretação de dados. Análise e performance de conteúdo. Insights e Estratégias. Dados e ideias. Criação de conteúdo. Personalização e relevância.

    • Ética e Responsabilidade Social no Jornalismo - 30 horas

      Fundamentos da ética no jornalismo. Ética, moral e leis. Código de ética jornalística. Desafios éticos no jornalismo contemporâneo. Responsabilidade social e ética. Conceito de responsabilidade social. A função social da imprensa na democracia. Novas tecnologias e jornalismo independente. Desafios éticos do jornalismo. Inteligência Artificial. Ética, publicidade e patrocínios. Jornalismo, fake news e confiança pública.

    • Atividade Teórico Prática - Projeto de planejamento cobertura especial - 30 horas

      Definição do projeto. Escolha e análise do evento. Definição de cobertura. Estabelecimento de metas. Estruturação da cobertura. Definição de cargos e funções. Definição de estrutura. Orçamento. Elaboração do Projeto. Redação do projeto. Revisões. Apresentação.

  • Módulo: Execução - 120 horas
    • Gestão do Fluxo da Notícia nas Redações Jornalísticas - 30 horas

      Introdução à Gestão de Notícias. Conceito de Fluxo de Notícia. Estrutura das Redações Jornalísticas. Planejamento de Coberturas. Processos de Apuração e Redação. Apuração Eficiente. Redação e Revisão de Textos. Integração Multiplataforma. Crise, avaliação e melhorias. Como lidar com notícias de última hora e situações emergenciais. Comunicação interna em situações de crise. Métricas e indicadores para avaliar o fluxo de notícias.

    • Jornalismo Multiplataforma e Gestão de Mídias Integradas - 30 horas

      Conceito de Jornalismo Multiplataforma. Diferenças entre plataformas. Audiência e interatividade em diferentes mídias. Ferramentas e técnicas de produção multiplataforma. Unidade 2: Gestão de Mídias Integradas. Estratégia de conteúdo integrada. Planejamento de conteúdo. Identidade da marca no jornalismo. Tendências e desafios. Inovações tecnológicas. O papel das redes digitais. Engajamento e construção de comunidades.

    • Audiência e Engajamento: Análise e Estratégia - 30 horas

      Dados e métricas. Ferramentas e métricas. Interpretação de dados. Redistribuição de conteúdo. Personalização e segmentação. Estratégia de nicho. Ética na personalização. Ecossistemas de notícia. Fidelização da audiência. Modelos de assinaturas, paywall. Experiência interativa. Conteúdo exclusivo.

    • Atividade Teórico Prática - Mudança editorial baseada em dados e IA - 30 horas

      Estudo das fases da pesquisa científica, com ênfase em metodologia da pesquisa em Jornalismo e Comunicação. Caracterização do projeto de pesquisa, a partir de normas de escrita científica e técnicas de pesquisa: formulação do problema, levantamento de hipóteses, justificativa, referencial teórico, método, cronograma e referências bibliográficas. Proposição e planejamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Aplicação de diretrizes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) no projeto de TCC.

O estudante inicia o curso pelo módulo vigente no momento da matrícula. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: posgraduacao@fapcom.edu.br Edital Consultar Inscrição

Assista ao vídeo e conheça mais sobre a FAPCOM, faculdade referência em comunicação.

00:00

Mais detalhes

Especialização Presencial
Duração de 18 meses
Terças e Quintas, das 19h às 22h40.
Início das aulas: 12/08/2025
Atendimento Personalizado
Certificação FAPCOM

Como ingressar

Veja as orientações para o processo seletivo do curso:

1 Inscrição Online Faça sua inscrição online pelo Portal de Inscrição.
2 Carta de Intenção Escrever uma carta de intenção, informando o motivo do seu interesse em ingressar na Pós-Graduação da FAPCOM.
3 Processo de Matrícula Envio de documentos on-line e pagamento da taxa da matrícula.
4 Validação Validação presencial dos documentos apresentados.

Pós-Graduação FAPCOM

Formação de alto impacto profissional

Inscreva-se

Perguntas frequentes

  • Quais as formas de pagamento? O pagamento pode ser realizado por meio de boleto, PIX ou cartão de crédito.
  • Quais são os requisitos para ingressar na pós-graduação da FAPCOM? É necessário tem finalizado o curso de graduação em qualquer área de formação.
  • Quais são as formas de pagamento e financiamento disponíveis para a pós-graduação? O curso pode ser parcelado em até 18 meses e os pagamentos podem realizados por meio de PIX, boleto ou cartão de crédito.
  • Os cursos de pós-graduação da FAPCOM são presenciais ou online? Todos os nossos cursos são 100% presencias.
  • Como posso obter mais informações sobre um curso antes de me inscrever? Entre em contato com a nossa equipe de relacionamento.
  • Como fazer minha inscrição na Pós-Graduação? Acesse o curso de interesse e siga o passo a passo no portal do canditado.