Para quem

O curso de Pós-graduação em Gestão de Mídias Digitais é ideal para profissionais de marketing, social media, empreendedores e comunicadores que desejam atuar estrategicamente no digital. Ele aborda planejamento de conteúdo, SEO, métricas, performance e monetização para otimizar resultados online.

O que você vai aprender ?

As disciplinas estão distribuídas em 3 grandes módulos.
Carga horária total: 360h

  • Módulo: Marketing no Ambiente Digital - 120 horas
    • Marketing do Tradicional ao Digital - 30 horas

      Gestão de Marketing. Programas de marketing. Análise de cenários. Trade marketing e estratégias omnichannel. Marketing de Diferenciação. Estratégias de diferenciação e vantagem competitiva. Segmentos de mercado. Concorrência. Transformação Digital. Mudanças estruturais e culturais no ambiente corporativo. Novas tecnologias aplicadas à gestão e às operações de marketing. Privacidade de dados e LGPD.

    • Comportamentos de Consumo e Inteligência de Mercado - 30 horas

      Cultura do Consumo. Dimensões comunicacionais e sociológicas do consumo. Padrões de consumo das gerações X, Y, Z e Alpha. Personalidade, auto imagem e estilo de vida do consumidor. Jornada do Consumidor. Jornada do consumidor e práticas de consumo online no Brasil e no mundo. Mercados-alvo e buyer persona. Fatores influenciadores do comportamento de consumo. Direitos fundamentais do consumidor. Inteligência de Mercado. Pesquisa de mercado e consumer insights. Big Data e marketing analytics. Tendências e modelos preditivos.

    • Digital Branding - 30 horas

      Brand Equity. Construção de marcas relevantes. Geração e comunicação de valor. Posicionamento competitivo e imagem da marca. Gestão de Marcas. Arquitetura da marca e gestão de portfólio. Identidade da marca. Parcerias estratégicas e inovação colaborativa. Reputação Digital. Presença digital e relacionamento com stakeholders. Identidade, imagem e reputação. Gestão de crise em ambiente digital.

    • Atividade Teórico Prática: Planejamento de Comunicação para Meios Digitais - 30 horas

      Estudo das fases da pesquisa científica, com ênfase em metodologia da pesquisa em Planejamento de Comunicação para Mídias Digitais. Caracterização do projeto de pesquisa, a partir de normas de escrita científica e técnicas de pesquisa: formulação do problema, levantamento de hipóteses, justificativa, referencial teórico, método, cronograma e referências bibliográficas. Proposição e planejamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Aplicação de diretrizes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) no projeto de TCC.

  • Módulo: Comunicação e Mídias Digitais - 120 horas
    • Marketing de Conteúdo e Storytelling - 30 horas

      Estratégia multicanal. Estratégias, técnicas e formatos no marketing de conteúdo. Metodologia inbound marketing. Curadoria de Conteúdo. Storytelling. Histórias para engajar o público e humanizar a marca. Técnicas para a criação do storytelling. Narrativas imersivas em meio digital Fundamentos de SEO. Mecanismos de busca orgânica. Palavras-chave e otimização técnica on e off page. Fontes de tráfego e métricas de SEO.

    • Gestão de Mídias e de Comunidades - 30 horas

      Gestão de Redes Sociais. Planejamento e produção de conteúdo orgânico (Meta, LinkedIn e TikTok). Calendário editorial, formatos de criativos e copywriting. Conduta ética na gestão de redes sociais. Mídia paga em mídias sociais. Planejamento, operacionalização e configuração de campanhas pagas. Definição de Métricas e KPIs. Mensuração de resultados e ROI. Gestão de Comunidades. Social Listening. Monitoramento de redes sociais. Relacionamento com o cliente.

    • Marketing de Influência e Brand Publishing - 30 horas

      Mercado de influencers. Creator economy, marca e influência. Produção, consumo e distribuição de conteúdo nos meios digitais. Perfil de influencers, categorias de conteúdo e estratégias de colaboração. Campanhas com Creators. Audiência e engajamento nos canais digitais. Seleção e contratação de digital influencer. Investimentos, métricas e mensuração de resultados (ROI). Brand Publishing. Mídia proprietária e construção de audiência. Conteúdo especializado, de entretenimento e educativo. Autoridade e influência da marca.

    • Atividade Teórico Prática: Estratégias para Vender Melhor no Ambiente Virtual - 30 horas

      Estudo das fases da pesquisa científica, com ênfase em metodologia da pesquisa em Estratégias de vendas no ambiente virtual. Caracterização do projeto de pesquisa, a partir de normas de escrita científica e técnicas de pesquisa: formulação do problema, levantamento de hipóteses, justificativa, referencial teórico, método, cronograma e referências bibliográficas. Proposição e planejamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Aplicação de diretrizes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) no projeto de TCC.

  • Módulo: Growth Marketing - 120 horas
    • Growth Hacking - Estratégias de Crescimento - 30 horas

      Inbound Marketing e Jornada do Cliente. Funil de vendas e Landing Page. Atração e conversão de leads. Ética e LGPD. Campanhas de e-mail marketing. Nutrição de leads na jornada de compra. Técnicas de vendas e aquisição de clientes. KPIs e mensuração de resultados. Mídia Paga. Campanhas em mídias sociais (Meta, LinkedIn e TikTok). Google Ads (busca paga, display e Youtube). Investimentos em mídias, métricas e mensuração de resultados.

    • Plataformas Digitais e Experiência do Cliente - 30 horas

      Experiência do usuário (UX). Pesquisa e experiência do usuário. Interface, navegabilidade e usabilidade. Boas práticas de UX aplicadas às plataformas digitais. Design Emocional. Design centrado no usuário. Design de interação. UX Writing. Design Thinking. Método e processos do Design Thinking. Identificação de oportunidades e solução de problemas. Experimentação e prototipação.

      Professores

      Luciele Copetti
      Luciele Copetti
      Doutora e Mestra em Comunicação Digital (PUCRS), com atuação como Educadora na área de Comunicação e Marketing Digital e Pesquisadora na área de saúde...
    • IA e Tecnologias Emergentes - 30 horas

      Inteligência Artificial. IA e machine learning. IA generativa. IA aplicada à gestão de marketing digital – aspectos tecnológicos e éticos. CRM e Automação de Marketing. CRM e ferramentas para a automação de marketing. Lógica de automação de e-mails marketing, chatbots e voicebots. Boas práticas de automação de marketing. Tecnologias Emergentes. IoT e indústria 4.0. Realidade aumentada. Gamificação e metaverso.

      Professores

      Marcelo Soares
      Marcelo Soares
      Pioneiro do jornalismo de dados no Brasil. Possui trabalhos nessa área para a Folha de São Paulo, Los Angeles Times e outros veículos. Em 2006, na Tra...
    • Atividade Teórico Prática: Marketing Estratégico Aplicado ao Ambiente Digital - 30 horas

      Estudo das fases da pesquisa científica, com ênfase em metodologia da pesquisa em Marketing Estratégico. Caracterização do projeto de pesquisa, a partir de normas de escrita científica e técnicas de pesquisa: formulação do problema, levantamento de hipóteses, justificativa, referencial teórico, método, cronograma e referências bibliográficas. Proposição e planejamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Aplicação de diretrizes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) no projeto de TCC.

      Professores

      Thiara Ribeiro
      Thiara Ribeiro
      Atua há 17 anos com criação, Direção de Arte, desenvolvendo projetos gráficos que envolvem peças de campanhas publicitárias, diagramações, apresentaçõ...
O estudante inicia o curso pelo módulo vigente no momento da matrícula. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: posgraduacao@fapcom.edu.br Edital Consultar Inscrição

Mais detalhes

Especialização Presencial
Duração de 18 meses
Segundas e Quartas, das 19h às 22h40
Início das aulas: 11/08/2025
Atendimento Personalizado
Certificação FAPCOM

Como ingressar

Veja as orientações para o processo seletivo do curso:

1 Inscrição Online Faça sua inscrição online pelo Portal de Inscrição.
2 Carta de Intenção Escrever uma carta de intenção, informando o motivo do seu interesse em ingressar na Pós-graduação da FAPCOM.
3 Processo de Matrícula Envio de documentos on-line e pagamento da taxa da matrícula.
4 Validação Validação presencial dos documentos apresentados.

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Relatos Fapconianos

Os professores são extremamente qualificados, atuam na área da disciplina que ministram, o que permite a troca de insights valiosos e o entendimento do mercado atual. O networking, a troca de conhecimentos, é um grande diferencial.

Falta pouco para eu me formar na Pós em Gestão de Mídias Digitais da FAPCOM, e olhando para trás, vejo o quanto evoluí nesse tempo. O curso me trouxe muito mais do que teoria. Aprendi com professores que realmente vivem o mercado e troquei experiências valiosas com colegas de áreas diferentes.

Perguntas frequentes

  • Quais as formas de pagamento? O pagamento pode ser realizado por meio de boleto, PIX ou cartão de crédito.
  • Quais são os requisitos para ingressar na pós-graduação da FAPCOM? É necessário tem finalizado o curso de graduação em qualquer área de formação.
  • Quais são as formas de pagamento e financiamento disponíveis para a pós-graduação? O curso pode ser parcelado em até 18 meses e os pagamentos podem realizados por meio de PIX, boleto ou cartão de crédito.
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