Com quase 40 anos de profissão, o ‘repórter do povo’ fala sobre a necessidade de os jovens se conectarem com outras gerações.
No dia 23 de abril, a FAPCOM (Faculdade Paulus de Comunicação) recebeu o jornalista e escritor Carlos Cavalcante para um bate-papo com as turmas de Jornalismo. Conhecido como “repórter do povo”, o profissional compartilhou histórias acumuladas nos 38 anos de carreira no Telejornalismo e motivou os estudantes na busca por oportunidades. Essa é a segunda vez que Cavalcante visita a faculdade a convite do professor Felipe Pereira Barros, que leciona as disciplinas de Fotojornalismo e Cultura Brasileira e Artes.
O principal recado do repórter foi a importância de valorizar cada fonte jornalística – personagens e especialistas que ajudam na construção de uma reportagem – e as trocas com pessoas de outras gerações. “Aprenda com quem tem mais experiência que você. Eu aprendo tanto conversando com pessoas simples. Eu converso com todo mundo porque eu sou curioso. Vocês não têm ideia da riqueza que é falar com pessoas diferentes”, orientou, sugerindo que uma boa história é contada a partir do outro. “As pessoas que contam histórias, se apaixonam pela vida.”
O repórter, que já passou pelas emissoras Bandeirantes, SBT e Rede Record, em especial no quadro Patrulha do Consumidor, também comentou sobre a rotina profissional, que começa ainda na época da faculdade. Para o jornalista, a cobrança é uma forma de as pessoas entenderem o potencial de cada jovem. “Para você ser jornalista, precisa aprender a escrever, falar, interagir e agir em diversos lugares e situações. Têm pessoas que te cobram porque sabem do potencial que você tem. Eu estou aqui hoje porque quero ver o rosto de cada um de vocês brilhando.”
Na avaliação do professor Felipe, além de motivar os estudantes, essas trocas com profissionais do mercado reforçam a realidade fora dos bancos universitários e demonstram que o repórter, assim como suas fontes, também é um ser humano impactado diretamente com os problemas da sociedade. “São muitas histórias para contar e muitas lições para aprender. Cavalcante tem um bela carreira, é uma honra poder receber um profissional que dedicou a vida para o jornalismo. Essa generosidade faz toda a diferença para os jovens,”
Raquel Maria de Lana
Aluna do curso de Jornalismo
SOBRE O CURSO DE JORNALISMO
O curso de Graduação em Jornalismo da FAPCOM tem como objetivo capacitar os alunos a atuarem profissionalmente no mercado de maneira ética, técnica, humanista, criativa, inovadora e responsável. O programa enfatiza as particularidades e as técnicas específicas para transmitir informações de interesse público que se destaquem entre tantos conteúdos publicados dia a dia.
A partir de conteúdos humanísticos e técnicos, o estudante de Jornalismo, aberto à reflexão sobre as transformações tecnológicas, é preparado para produzir uma comunicação sempre eficiente. Também permite uma atuação pautada nas especificidades e potencialidades dos diversos gêneros, mídias e segmentos nos quais a produção jornalística atualizada se faz presente, assim como na interdisciplinaridade e versatilidade, ampliando sua inserção profissional em âmbito local, regional e nacional.
SAIBA MAIS: Jornalismo – FAPCOM | Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação
Posts Relacionados: