Comunicação organizacional em alta velocidade

os impactos da aceleração social do tempo e suas interfaces

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31657/rcp.v6i12.602

Resumo

A aceleração social do tempo, compreendida como dinâmica contemporânea, reconfigura a realidade da comunicação organizacional, prescrevendo às marcas um comportamento alinhado com o espírito do nosso tempo: a velocidade. A atuação das organizações nas mídias sociais demanda reações imediatas e obrigatórias a temas que viralizam e pressionam as empresas a se posicionarem. O hábito de demarcar instantaneamente estas posições se torna aos poucos uma regra; e a regra, por sua vez, se converte em padrão. O imediatismo assume um lugar de violência simbólica, reverberando para os ambientes internos das organizações e se espraiando para além da comunicação feita “para o mundo”, propagando-se, assim, para os ambientes de convivência e trabalho. Este artigo explora as relações que se estabelecem quando a pressa se institui como norma para a comunicação “funcional”, mas também para a comunicação como organizadora dos ambientes comuns. 

Biografia do Autor

  • Michelle Prazeres, Faculdade Cásper Líbero

    Jornalista, professora e pesquisadora. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Possui pós-doutorado no Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP. Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). Coordena o grupo de pesquisa “Comunicação, Tecnologias e Aceleração social do tempo” do Programa de Pós-graduação – Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero. É idealizadora do Desacelera SP e do festival Dia sem Pressa. 

  • Carolina Frazon Terra, Faculdade Cásper Líbero

    Doutora, mestre e especialista pela ECA-USP. Formada em Comunicação pela UNESP. Tem pós-doutorado; é doutora, mestre e especialista pela ECA-USP; pesquisadora sênior integrante do grupo de pesquisa em Comunicação Digital Com+ da ECA/USP; formada em Comunicação Social/RP, pela UNESP. Já passou por empresas como FIAT, Vivo, MercadoLivre, Agência Ideal, Garoto e Nestlé. Atualmente, é professora na graduação e na pós-graduação stricto sensu da Faculdade Cásper Líbero e de pós-graduações na ECA-USP. Profissional finalista do Prêmio Profissional de RP do Conrerp 2ª região. Autora dos livros: Blogs Corporativos, Mídias sociais e agora e Marcas Influenciadoras Digitais. É também editora do Blog RPalavreando.

Downloads

Publicado

27/02/2023

Como Citar

Comunicação organizacional em alta velocidade: os impactos da aceleração social do tempo e suas interfaces. (2023). PAULUS: Revista De Comunicação Da FAPCOM, 6(12). https://doi.org/10.31657/rcp.v6i12.602