Inteligência Artificial e os desafios éticos

a restrita aplicabilidade dos princípios gerais para nortear o ecossistema de IA

Autores

  • Dora Kaufman Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.31657/rcp.v5i9.453

Resumo

Prolifera na sociedade o uso de tec- nologias de inteligência artificial (IA). A maior parte das implementações atuais de IA é baseada na técnica de aprendizado de máquina (machine learning), subárea da IA, denomina- da de redes neurais de aprendizado profundo (Deep Learning Neural Networks – DLNNs) cujos algoritmos “aprendem” a partir de exemplos extraídos do big data. Nesse processo de automação de decisões, intensifica-se o debate da IA ética, concentrado em princípios gerais de aplicabilidade restrita, não traduzíveis em boas práticas para nortear o ecossistema de IA. Ademais, alguns desses princípios, como justiça e dignidade, não são universais e desconhece-se como decodificá-los em termos matemáticos. O artigo pondera sobre algumas soluções para mitigar as externalidades negativas sugeridas por Luciano Floridi, Mark Coeckelbergh e Cédric Villani.

Biografia do Autor

  • Dora Kaufman, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Professora – pesquisadora do Programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital – TIDD da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da PUC São Paulo.

Downloads

Publicado

30/06/2021 — Atualizado em 09/07/2021

Versões

Como Citar

Inteligência Artificial e os desafios éticos: a restrita aplicabilidade dos princípios gerais para nortear o ecossistema de IA. (2021). PAULUS: Revista De Comunicação Da FAPCOM, 5(9). https://doi.org/10.31657/rcp.v5i9.453 (Original work published 2021)