Sobre o curso

Trabalhe em grandes editoras e livrarias

A Pós-Graduação em Produção Editorial oferece uma formação completa e prática, preparando você para os desafios do mercado editorial contemporâneo. Com foco no aluno e alinhada às novas tecnologias e demandas do setor, a especialização abrange toda a cadeia produtiva do livro, desde a concepção editorial até as estratégias comerciais. O curso estimula a autonomia e o desenvolvimento de habilidades essenciais para a produção editorial, com o aluno como protagonista de sua formação.

Nossa matriz curricular, dividida em três módulos – Editorial, Tecnologias de Produção e Comercial -, integra teoria e prática, proporcionando um aprendizado completo e multidisciplinar. Você irá aprofundar seus conhecimentos em áreas como edição de texto, design editorial, produção gráfica, marketing editorial e gestão de projetos editoriais. As atividades práticas e os projetos interdisciplinares garantem a aplicação dos conceitos aprendidos em situações reais do mercado.

Para quem

O curso de Pós-graduação em Produção Editorial é ideal para editores, jornalistas, designers e empreendedores que desejam atuar na criação e gestão de conteúdos para livros, revistas e mídias digitais. Ele aborda edição de textos, design editorial, direitos autorais e produção gráfica.

O que você vai aprender ?

As disciplinas estão distribuídas em 3 grandes módulos.
Carga horária total: 360h

  • Módulo: Editorial - 120 horas
    • História Geral do Livro - 30 horas

      As teorias da comunicação relacionadas à história do livro. Percurso que se inicia na invenção da escrita, passa por diferentes formatos manuais e mecânicos até chegar ao formato consagrado do livro impresso como produto contemporâneo. Livro digital e seus diferentes formatos, bem como as mudanças ocorridas na cadeia do livro por conta das novas tecnologias.

      Professores

      Luiz Vicente Lima Lázaro
      Luiz Vicente Lima Lázaro
      Doutor em Artes (USP-SP) Mestre em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo – USP, Especialista em Estudos de Museus de Arte p...
    • Gestão Editorial - 30 horas

      Gerenciamento da produção de um livro. Ferramentas para gestão de projetos. Processos envolvidos na administração de um projeto editorial. Etapas administrativas de diferentes projetos editoriais tanto na sua forma impressa quanto na digital, permeando as especificidades de cada linguagem. Administração de cronogramas e coordenação de diferentes etapas na produção de um projeto gráfico.

      Professores

      Carol Pimentel
      Carol Pimentel
      Primeira mulher a ser editora-chefe da Marvel no Brasil. Tem mestrado em tradução de quadrinhos e três prêmios HQ MIX.Sócia-fundadora do Studio Patinh...
    • Curadoria e Identidade Editorial - 30 horas

      O editor como curador. O processo de curadoria: pesquisa, seleção e combinação de obras. A importância da curadoria em tempos de excesso de informação. A importância da curadoria de catálogo para uma editora. A curadoria como mediação com possíveis leitores. Construção de identidade editorial. Critérios para seleção de obras: estilo, consistência literária, potencial de mercado.

      Professores

      Bruna Ramos da Fonte
      Bruna Ramos da Fonte
      Jornalista/fotojornalista (MTb 92736/SP), dramaturga, curadora, radialista (DRT 59243/SP), professora, pesquisadora e autora de livros – incluindo as ...
    • Experiência - Projeto Editorial - 30 horas

      Princípios do projeto editorial. Compreensão das sucessivas etapas da construção de um livro. Decisões de projeto: diagramação, disposição de elementos, acabamentos, recursos de impressão, produção gráfica. Leis que regem o mercado editorial. Direitos autorais. Leis de incentivo. Plano Nacional do Livro e Material Didático (PNLD). Principais sistemas de catalogação e classificação. Esta disciplina é o centro do semestre, responsável por orientar o aluno no desenvolvimento de um projeto editorial de uma obra

      Professores

      Luiz Vicente Lima Lázaro
      Luiz Vicente Lima Lázaro
      Doutor em Artes (USP-SP) Mestre em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo – USP, Especialista em Estudos de Museus de Arte p...
  • Módulo: Tecnologias de Produção - 120 horas
    • Design Editorial - 30 horas

      Princípios do projeto gráfico editorial. Articulação entre os elementos visuais e textuais. Identidade visual. Debate e prática do processo criativo para elaboração de linguagem visual com representações semânticas adequadas para as diversas linhas de publicações, projetos gráficos e seus componentes voltados para o universo de capas de livros. Definindo especificações técnicas como formato, papel, grid, mancha, padrão cromático, tipografia e acabamento gráfico. Aspectos estéticos do projeto gráfico editorial e suas características, considerando o universo do livro impresso e digital. Principais softwares de produção, suas especificidades e seus recursos, bem como a interatividade entre estas ferramentas.

    • Impressão Digital - 30 horas

      Pré-impressão, impressão e pós-impressão editoriais. Aspectos da produção gráfica tradicional e suas interfaces digitais (tais como os suportes e o seus formatos, insumos, custos e fechamento de arquivos), de acordo com os padrões de mercado da indústria editorial nacional e internacional. Insumos utilizados pela indústria gráfica, tais como diferentes tipos de papéis e tintas, e de uma visão pormenorizada dos processos que envolvem a fase da impressão do livro. Os principais tipos de acabamento gráfico, a partir da finalização do processo de impressão. Melhores soluções para o produto gráfico livro considerando seu custo-benefício.

    • Linguagens Digitais e Metadados - 30 horas

      A linguagem digital e a apropriação criativa e significadora das linguagens dos meios de comunicação digitais. Literacia digital e a interação tecnológica. As novas formas de preservação e disseminação de informações. Os gêneros digitais e tipos textuais. Reflete sobre o cenário da Cultura da Convergência e o potencial da produção de projetos transmídia dentro do mercado editorial; permite a identificação de oportunidades na utilização dos booktrailers e podcasts no planejamento de comunicação das editoras; oferece um panorama sobre o mercado do audiobook, no Brasil e no mundo. Metadados.

    • Experiência: Edição de Livros - 30 horas

      O entendimento das atividades funcionais de um editor. As diversas etapas do processo editorial. O texto como elemento principal no processo da edição. A relação gênero textual e a filosofia editorial. As intervenções na adequação do texto ao público leitor e a análise das possibilidades de conceber diferentes produtos, essencialmente impressos, a partir da mesma ideia. Esta disciplina é o centro do semestre, responsável por orientar o aluno na execução de parte de um produto editorial (impresso ou digital).

  • Módulo Comercial - 120 horas
    • Mercado Editorial - 30 horas

      O mercado editorial e seus segmentos de negócios: livrarias, editoras, distribuidoras, agências, empresas prestadoras de serviço editorial e segmentadas em comunicação e conteúdo. Modelos de negócios no campo da literatura. Oportunidades de novos produtos no segmento.

    • Comunicação Digital e Redes Sociais - 30 horas

      Noção de comunicação integrada. Combinação entre ferramentas tradicionais de comunicação (eventos, feitas, assessoria de imprensa, etc.) e ferramentas digitais. Estratégias de divulgação do livro a partir dos preceitos da comunicação e suas ferramentas digitais. Planejamento, execução e gestão de redes sociais. Marketing de conteúdo e inbound marketing. Parcerias, booktubers e demais influenciadores digitais. Monitoramento e mensuração de resultados.

    • Comercialização e Distribuição de Livros - 30 horas

      Comercialização e precificação do livro. Principais conceitos econômicos e financeiros que afetam o negócio do livro. Gestão do fluxo de caixa. Como calcular o preço de um produto. Retorno Financeiro. Decisões sobre distribuição do livro impresso e digital.

    • Experiência: Plano de marketing para o segmento editorial - 30 horas

      Conceito de marketing; seus fundamentos; o composto de marketing; principais cenários a serem analisados para o desenvolvimento de um plano de marketing (macro e microambientes de marketing); diretrizes para tomadas de decisão sobre objetivos de marketing; segmentação e posicionamento enquanto fatores-chave de marketing; decisões do marketing mix; planos de ações; investimentos; e avaliação e controle. Todo esse panorama é trabalhado a partir dos preceitos gerais do marketing, mas visando, sobretudo, sua aplicação ao marketing editorial e com um olhar às estratégias da comunicação de marketing no ambiente digital. Esta disciplina é o centro do semestre, responsável por orientar o aluno no desenvolvimento de um plano de marketing para lançamento de obra.

O estudante inicia o curso pelo módulo vigente no momento da matrícula. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: posgraduacao@fapcom.edu.br Edital Consultar Inscrição

Mais detalhes

Especialização Presencial
Duração de 18 meses
Sábados, das 8h30 às 17h10
Início das aulas: 16/08/2025
Atendimento Personalizado
Certificação FAPCOM

Como ingressar

Veja as orientações para o processo seletivo do curso:

1 Inscrição Online Faça sua inscrição online pelo Portal de Inscrição.
2 Carta de Intenção Escrever uma carta de intenção, informando o motivo do seu interesse em ingressar na Pós-graduação da FAPCOM.
3 Processo de Matrícula Envio de documentos on-line e pagamento da taxa da matrícula
4 Validação Validação presencial dos documentos apresentados.

Pós-Graduação FAPCOM

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Perguntas frequentes

  • Quais as formas de pagamento? O pagamento pode ser realizado por meio de boleto, PIX ou cartão de crédito.
  • Quais são os requisitos para ingressar na pós-graduação da FAPCOM? É necessário tem finalizado o curso de graduação em qualquer área de formação.
  • Quais são as formas de pagamento e financiamento disponíveis para a pós-graduação? O curso pode ser parcelado em até 18 meses e os pagamentos podem realizados por meio de PIX, boleto ou cartão de crédito.
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