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A Pós-Graduação em Produção Editorial oferece uma formação completa e prática, preparando você para os desafios do mercado editorial contemporâneo. Com foco no aluno e alinhada às novas tecnologias e demandas do setor, a especialização abrange toda a cadeia produtiva do livro, desde a concepção editorial até as estratégias comerciais. O curso estimula a autonomia e o desenvolvimento de habilidades essenciais para a produção editorial, com o aluno como protagonista de sua formação.
Nossa matriz curricular, dividida em três módulos: Editorial, Tecnologias de Produção e Comercial, integra teoria e prática, proporcionando um aprendizado completo e multidisciplinar. Você irá aprofundar seus conhecimentos em áreas como edição de texto, design editorial, produção gráfica, marketing editorial e gestão de projetos editoriais. As atividades práticas e os projetos interdisciplinares garantem a aplicação dos conceitos aprendidos em situações reais do mercado.
O curso de Pós-graduação em Produção Editorial é ideal para editores, jornalistas, designers e empreendedores que desejam atuar na criação e gestão de conteúdos para livros, revistas e mídias digitais. Ele aborda edição de textos, design editorial, direitos autorais e produção gráfica.
As teorias da comunicação relacionadas à história do livro. Percurso que se inicia na invenção da escrita, passa por diferentes formatos manuais e mecânicos até chegar ao formato consagrado do livro impresso como produto contemporâneo. Livro digital e seus diferentes formatos, bem como as mudanças ocorridas na cadeia do livro por conta das novas tecnologias.
Gerenciamento da produção de um livro. Ferramentas para gestão de projetos. Processos envolvidos na administração de um projeto editorial. Etapas administrativas de diferentes projetos editoriais tanto na sua forma impressa quanto na digital, permeando as especificidades de cada linguagem. Administração de cronogramas e coordenação de diferentes etapas na produção de um projeto gráfico.
O editor como curador. O processo de curadoria: pesquisa, seleção e combinação de obras. A importância da curadoria em tempos de excesso de informação. A importância da curadoria de catálogo para uma editora. A curadoria como mediação com possíveis leitores. Construção de identidade editorial. Critérios para seleção de obras: estilo, consistência literária, potencial de mercado.
Princípios do projeto editorial. Compreensão das sucessivas etapas da construção de um livro. Decisões de projeto: diagramação, disposição de elementos, acabamentos, recursos de impressão, produção gráfica. Leis que regem o mercado editorial. Direitos autorais. Leis de incentivo. Plano Nacional do Livro e Material Didático (PNLD). Principais sistemas de catalogação e classificação. Esta disciplina é o centro do semestre, responsável por orientar o aluno no desenvolvimento de um projeto editorial de uma obra
Princípios do projeto gráfico editorial. Articulação entre os elementos visuais e textuais. Identidade visual. Debate e prática do processo criativo para elaboração de linguagem visual com representações semânticas adequadas para as diversas linhas de publicações, projetos gráficos e seus componentes voltados para o universo de capas de livros. Definindo especificações técnicas como formato, papel, grid, mancha, padrão cromático, tipografia e acabamento gráfico. Aspectos estéticos do projeto gráfico editorial e suas características, considerando o universo do livro impresso e digital. Principais softwares de produção, suas especificidades e seus recursos, bem como a interatividade entre estas ferramentas.
Pré-impressão, impressão e pós-impressão editoriais. Aspectos da produção gráfica tradicional e suas interfaces digitais (tais como os suportes e o seus formatos, insumos, custos e fechamento de arquivos), de acordo com os padrões de mercado da indústria editorial nacional e internacional. Insumos utilizados pela indústria gráfica, tais como diferentes tipos de papéis e tintas, e de uma visão pormenorizada dos processos que envolvem a fase da impressão do livro. Os principais tipos de acabamento gráfico, a partir da finalização do processo de impressão. Melhores soluções para o produto gráfico livro considerando seu custo-benefício.
A linguagem digital e a apropriação criativa e significadora das linguagens dos meios de comunicação digitais. Literacia digital e a interação tecnológica. As novas formas de preservação e disseminação de informações. Os gêneros digitais e tipos textuais. Reflete sobre o cenário da Cultura da Convergência e o potencial da produção de projetos transmídia dentro do mercado editorial; permite a identificação de oportunidades na utilização dos booktrailers e podcasts no planejamento de comunicação das editoras; oferece um panorama sobre o mercado do audiobook, no Brasil e no mundo. Metadados.
O entendimento das atividades funcionais de um editor. As diversas etapas do processo editorial. O texto como elemento principal no processo da edição. A relação gênero textual e a filosofia editorial. As intervenções na adequação do texto ao público leitor e a análise das possibilidades de conceber diferentes produtos, essencialmente impressos, a partir da mesma ideia. Esta disciplina é o centro do semestre, responsável por orientar o aluno na execução de parte de um produto editorial (impresso ou digital).
O mercado editorial e seus segmentos de negócios: livrarias, editoras, distribuidoras, agências, empresas prestadoras de serviço editorial e segmentadas em comunicação e conteúdo. Modelos de negócios no campo da literatura. Oportunidades de novos produtos no segmento.
Noção de comunicação integrada. Combinação entre ferramentas tradicionais de comunicação (eventos, feitas, assessoria de imprensa, etc.) e ferramentas digitais. Estratégias de divulgação do livro a partir dos preceitos da comunicação e suas ferramentas digitais. Planejamento, execução e gestão de redes sociais. Marketing de conteúdo e inbound marketing. Parcerias, booktubers e demais influenciadores digitais. Monitoramento e mensuração de resultados.
Comercialização e precificação do livro. Principais conceitos econômicos e financeiros que afetam o negócio do livro. Gestão do fluxo de caixa. Como calcular o preço de um produto. Retorno Financeiro. Decisões sobre distribuição do livro impresso e digital.
Conceito de marketing; seus fundamentos; o composto de marketing; principais cenários a serem analisados para o desenvolvimento de um plano de marketing (macro e microambientes de marketing); diretrizes para tomadas de decisão sobre objetivos de marketing; segmentação e posicionamento enquanto fatores-chave de marketing; decisões do marketing mix; planos de ações; investimentos; e avaliação e controle. Todo esse panorama é trabalhado a partir dos preceitos gerais do marketing, mas visando, sobretudo, sua aplicação ao marketing editorial e com um olhar às estratégias da comunicação de marketing no ambiente digital. Esta disciplina é o centro do semestre, responsável por orientar o aluno no desenvolvimento de um plano de marketing para lançamento de obra.
Conheça o curso de Produção Editorial e prepare-se para criar, planejar e transformar conteúdos editoriais com qualidade e estratégia.
Especialização Presencial
Duração de 18 meses
Sábados, das 8h30 às 17h10
Início das aulas: 21/02/2026
Atendimento Personalizado
Certificação FAPCOM