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● Formação Integral e Atualizada: Oferece uma formação completa em marketing, comunicação e criação publicitária, alinhada às tendências do mercado e com foco em competências estratégicas.
● Desenvolvimento Criativo e Tecnológico: Integra visão estratégica com uso de tecnologias avançadas, promovendo a criatividade em ambientes digitais e tradicionais.
● Infraestrutura Moderna e Recursos Avançados: Dispõe de estúdios de fotografia, rádio e TV, além de acesso gratuito a ferramentas como Adobe Creative Cloud para fortalecer as habilidades práticas.
● Conexão com o Mercado: Promove networking e experiência prática por meio de eventos, workshops e projetos para clientes reais, aproximando os alunos do ambiente profissional.
● Alta Empregabilidade e Reconhecimento: Garante destaque em avaliações como o Enade e o Guia do Estudante, incentivando a participação em festivais como Cannes Lions para estimular o protagonismo estudantil.
Fundamentos da captação e composição da imagem fotográfica, com ênfase na interação entre obturador, diafragma e ISO. Luz natural e artificial na fotografia publicitária. Análise e aplicações práticas da fotografia publicitária, explorando os componentes da linguagem visual. Estudo das especificidades da imagem fotográfica em diferentes segmentos do mercado publicitário – produtos, alimentos e moda. Tratamento da imagem e composição digital como ferramentas para potencializar a estética publicitária. Execução de práticas criativas de fotografia publicitária e pós-produção de imagens.
Fundamentos da linguagem visual e princípios básicos do design. Layouts e composições visuais para meios online e offline. Teorias e aplicações das cores e tipografias no design gráfico e digital. Logotipo e o sistema de expressão da marca. Instrumentalização para o Adobe Illustrator e Adobe Photoshop com ênfase e vetorização, layout e manipulação de imagem.
Estudo do processo de leitura: produção textual, gêneros discursivos. Análise e produção de textos: textos acadêmicos e da prática profissional. Leitura crítico-analítica e produção de reescritas críticas: textos artísticos e teóricos. Aspectos gramaticais aplicados à escrita: noções de coesão, coerência, e estilística aplicadas ao texto. Técnicas de revisão textual orientadas pelo uso da norma padrão da língua portuguesa.
Sociedade Moderna: fundamentos da sociologia e pensadores clássicos. A emergência da sociedade de massas: teoria crítica; indústria cultural; Cultura de massas; Esfera pública. Sociologia das organizações: formas de organização do trabalho; gestão das relações; o indivíduo no grupo de trabalho. O advento da pós-modernidade: Sociedade de consumo e a hiper-realidade; Neotribalismo. Sociedade em rede: Estigma e apresentação do eu na época das redes sociais; Avanço tecnológico e a sociedade de controle; Plataformização e gestão algorítmica da vida social; Sociedade do desempenho.
Cultura Brasileira e suas múltiplas dimensões: Cultura e seus múltiplos sentidos. Formação da sociedade brasileira a partir do hibridismo de suas matrizes étnicas: indígena, europeia, asiática e africana. Dimensões sociopolíticas da cultura brasileira. Etnocentrismo, descolonização e decolonialidade. Patrimônio histórico e cultural: Principais movimentos artísticos brasileiros: Barroco, Modernismo, Tropicália, entre outros. História da música brasileira: do período colonial ao século XXI. A cultura popular brasileira: festas, crenças, mitos e lendas. Brasilidade, Arte e Cultura: A produção cultural brasileira contemporânea. Lei de incentivo à Cultura no Brasil.
Estudo introdutório da administração e do marketing no contexto organizacional. Apresentação dos modelos empresariais e análise da cultura organizacional como diferencial estratégico. Abordagem das funções da administração. Compreensão dos fundamentos do marketing com ênfase em gestão do composto mercadológico, segmentação de mercado e análise da concorrência. Integração entre administração e marketing por meio do planejamento estratégico.
Conceitos e ferramentas para o planejamento, implementação e avaliação de estratégias de trade marketing. Estratégias e técnicas de promoção de vendas para consumidores finais e canais de distribuição. Modalidades promocionais, operacionalização e legislação na promoção de vendas. Conceitos para o planejamento e execução da comunicação promocional no PDV. Estratégias e técnicas de visual merchandising e marketing sensorial para a ambientação e concepção de espaços promocionais no PDV.
Conceitos-chave da comunicação organizacional integrada. Relação entre comunicação e cultura nas organizações. Sistema de comunicação nas organizações. Fundamentos da comunicação institucional. Conceitos e práticas da comunicação mercadológica. Aspectos sistêmicos da comunicação institucional, interna, administrativa e mercadológica. Metodologias e técnicas para o planejamento, execução e monitoramento de estratégias de comunicação. Desafios e perspectivas da comunicação na era digital. Ética e responsabilidade social no contexto comunicacional.
O problema da comunicação: Sobre o conceito de comunicação. O dilema da incomunicabilidade. Os modos da comunicação: diálogo e disseminação. Comunicações e as eras culturais (Escola de Toronto). As teorias da comunicação: O paradigma funcionalista (Escola norte-americana). Teoria Crítica (Escola de Frankfurt). Teoria Culturalista. Estudos relacionais da comunicação: Interacionismo Simbólico. Estudos culturais (Escola de Birmingham). Teoria das mediações (Escola latino-americana).
ipos de conhecimento: senso comum, mítico, religioso, estético, filosófico, científico. Fundamentos da ciência: sua história e linguagem. Método científico: métodos e técnicas de pesquisa. Normas para elaboração de trabalhos acadêmicos: organização do trabalho acadêmico, resumo, resenha, fichamentos e seminários. Fontes de pesquisa e plágio: bases indexadas e normas de citação. Divulgação de Trabalho Acadêmico: elaboração de slides, materiais digitais (vídeos, animações e infográficos) e apresentações em público; participação em eventos e produção de documentos acadêmicos; produção de portfólios e currículos.
Enriquecimento do percurso acadêmico e profissional do discente. Flexibilidade e autonomia na escolha de experiências extracurriculares. Complemento da formação teórica e prática do curso de Publicidade e Propaganda. Desenvolvimento de novas habilidades e competências para o mercado de trabalho. Ampliação da rede de contatos profissionais e acadêmicos. Estímulo à participação em eventos, projetos e iniciativas relevantes para a área da comunicação. Validação de horas por meio de cursos, workshops, palestras, iniciação científica, estágios não obrigatórios e outras atividades relevantes.
Transformação digital e o marketing orientado por dados. Tecnologias, plataformas e estratégias de marketing no ambiente digital. Marketing de conteúdo, presença digital e princípios de encontrabilidade. Fundamentos do Inbound Marketing e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Estratégias de marketing omnichannel. Técnicas e ferramentas para a produção de conteúdo e gestão de mídias sociais.
Conceitos e teorias sobre o comportamento do consumidor. Fatores psicológicos, sociais, culturais e situacionais que influenciam os processos de decisão de compra e de consumo. Conceitos, métodos e aplicações da pesquisa de mercado com foco na análise de comportamentos do consumidor. Métodos, técnicas e tecnologias para a coleta de dados, análise de tendências e aplicação de insights na tomada de decisões estratégicas em marketing.
Comunicação, mídia e linguagem: Língua e linguagem. Linguagem e pensamento. Linguagem oral, escrita e audiovisual. Efeitos da comunicação: Expressão. Discurso. Análise semiótica em suas diferentes correntes. Mídias e tecnologias da comunicação: Linguagem digital e internet. Convergência dos meios e redes sociais. Dispositivos móveis e ecossistema midiático. Implicações do ecossitema midiático.
Reflexão Filosófica sobre Técnica e Tecnologia: Papel da Comunicação nas Relações Humanas. Papel da Técnica na Humanidade. Fedro de Platão. Comunicação e Origens da Tecnofobia. Concepções Filosóficas Modernas sobre Comunicação e Tecnologia: Emergência da Tecnofilia. Crítica da Razão Instrumental pela Escola de Frankfurt. Heidegger e a Questão da Técnica. Sujeito Contemporâneo e Tecnologia: Implicações Éticas. Implicações Existenciais. Implicações Políticas e Culturais.
Desenvolvimento prático de um plano estratégico de marketing para o ambiente digital com foco em pequenos negócios. No projeto, os estudantes atuam de forma autônoma na definição do cliente, análise de mercado, criação de personas, planejamento e execução de campanhas em mídias digitais e físicas, e avaliação dos resultados. A disciplina promove o protagonismo estudantil e a integração com o mercado, sob orientação docente.
Enriquecimento do percurso acadêmico e profissional do discente. Flexibilidade e autonomia na escolha de experiências extracurriculares. Complemento da formação teórica e prática do curso de Publicidade e Propaganda. Desenvolvimento de novas habilidades e competências para o mercado de trabalho. Ampliação da rede de contatos profissionais e acadêmicos. Estímulo à participação em eventos, projetos e iniciativas relevantes para a área da comunicação. Validação de horas por meio de cursos, workshops, palestras, iniciação científica, estágios não obrigatórios e outras atividades relevantes.
Introdução à pesquisa de mercado e análise de dados. Conceitos e metodologias para o planejamento de pesquisa. Métodos, técnicas e tecnologias para a coleta e análise de dados. Conceitos-chave do design de dados, data storytelling e os estudos de futuro. Ética e legislação relacionadas à privacidade de dados.
Fundamentos do marketing estratégico e a criação de valor para clientes e stakeholders. Construção de vantagem competitiva e posicionamento de mercado. Análise e diagnóstico de cenários mercadológicos. Análise da concorrência e benchmarking. Estratégias de diferenciação e de crescimento. Planejamento de marketing e indicadores-chave de desempenho.
Estudo das conexões entre briefing, objetivos de marketing e planejamento de comunicação integrada. Fundamentos do planejamento em propaganda. Elaboração de diagnóstico e problema de comunicação. Planejamento de estratégias e táticas para campanhas publicitárias e campanhas institucionais em meios online e offline. Construção de cronograma de ações. Definição de verba de comunicação. Estudo de métodos e técnicas de monitoramento e mensuração de resultados.
Fundamentos filosóficos da ética: Reflexão sobre a ética e a abordagem histórico-crítica de suas matrizes clássicas. Concepções éticas e suas interconexões: questões socioambientais, étnico-raciais, de Direitos Humanos e de memória cultural. Fundamentos históricos e conceituais dos direitos humanos: Conceito de direitos humanos. Evolução histórica dos direitos humanos. Cidadania e democracia. Direitos humanos e justiça social: Direitos humanos e grupos vulneráveis. Direitos humanos e relações internacionais: As Nações Unidas e os direitos humanos. Tratados e convenções internacionais de proteção aos direitos humanos. O papel da sociedade civil na defesa e promoção dos direitos humanos.
Desenvolvimento prático de um plano de campanha publicitária com foco em clientes reais e demandas sociais atuais. Os estudantes atuam na elaboração do briefing, diagnóstico do problema de comunicação, definição de objetivos, estratégias e táticas promocionais, criação e produção de peças publicitárias, e análise de resultados. A disciplina promove o protagonismo estudantil, o trabalho colaborativo e a integração com o mercado, sob orientação docente.
Enriquecimento do percurso acadêmico e profissional do discente. Flexibilidade e autonomia na escolha de experiências extracurriculares. Complemento da formação teórica e prática do curso de Publicidade e Propaganda. Desenvolvimento de novas habilidades e competências para o mercado de trabalho. Ampliação da rede de contatos profissionais e acadêmicos. Estímulo à participação em eventos, projetos e iniciativas relevantes para a área da comunicação. Validação de horas por meio de cursos, workshops, palestras, iniciação científica, estágios não obrigatórios e outras atividades relevantes.
Estudo do processo criativo e das técnicas de criação de peças publicitárias para meios online e offline. Relações entre representação visual, múltiplas linguagens e estéticas. Repertório e técnicas para a criação de composições visuais harmônicas. Fundamentos e técnicas para a roteirização de narrativas publicitárias e storytelling. Criatividade aplicada às ações estratégicas de comunicação e marketing.
Estudo do processo criativo e das técnicas de redação publicitária para meios offline e online. Evolução da linguagem nos textos publicitários. O texto publicitário nas diversas mídias: forma, estrutura, conteúdo e funções da linguagem. Argumentação e persuasão na redação publicitária. Adequação texto/imagem e mensagem/meio para mídias impressas, audiovisuais e digitais.
Aspectos Fundamentais da Economia: Definições de Economia. Necessidade e Escassez. Limitações da Natureza. Política Econômica e Agregados: Políticas Econômicas: Monetária, Cambial, Tributária. Papel do Estado na Economia e Meio Ambiente. Principais Indicadores: Inflação, Desemprego, PIB Per Capita. Desenvolvimento Sustentável e Economia Verde: Evolução da Economia Verde. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Práticas ESG e Impacto na Sociedade.
Antropologia na tradição Filosófica: Concepção antropológica. O conceito de pessoa a partir da história da filosofia. A abertura humana à transcendência. Antropologia na tradição Teológica: A antropologia religiosa e teológica. Relação homem-divindade. Ser humano na perspectiva bíblico-cristã. Entre livre arbítrio e liberdade. A condição humana na contemporaneidade: Vida activa e condição humana. Comunicação humana não natural. Alma e corpo na comunicação algorítmica. O futuro do homem e o Ponto Omega.
Desenvolvimento prático de estratégias criativas aplicadas à comunicação publicitária de clientes reais. Os estudantes atuam de forma colaborativa no desenvolvimento de soluções visuais e conceituais, produção de peças publicitárias e execução das ações de comunicação. A disciplina estimula o protagonismo estudantil, a experimentação criativa e a integração com o mercado, sob orientação docente.
Enriquecimento do percurso acadêmico e profissional do discente. Flexibilidade e autonomia na escolha de experiências extracurriculares. Complemento da formação teórica e prática do curso de Publicidade e Propaganda. Desenvolvimento de novas habilidades e competências para o mercado de trabalho. Ampliação da rede de contatos profissionais e acadêmicos. Estímulo à participação em eventos, projetos e iniciativas relevantes para a área da comunicação. Validação de horas por meio de cursos, workshops, palestras, iniciação científica, estágios não obrigatórios e outras atividades relevantes.
Linguagens e formatos da comunicação audiovisual na publicidade. Direção de arte aplicada à produção audiovisual publicitária. Escrita criativa de roteiros e decupagem técnica e artística. Planejamento de produção audiovisual: pré-produção, produção e pós-produção. Processos criativos e alocação de recursos humanos e tecnológicos na produção de conteúdos publicitários. Criação, desenvolvimento e produção de formatos audiovisuais criativos e estratégias para a comunicação publicitária em rádio, TV, vídeo e internet.
Panorama midiático no Brasil. Estudo do perfil do profissional de mídia e suas funções no mercado publicitário. Estudo das audiências e os institutos de pesquisa. Características dos meios de comunicação e formatos de comercialização. Fundamentos do planejamento de mídia –estratégias, táticas e mapa de programação. Aspectos da negociação em mídia e métodos para mensuração de resultado.
Lógica e estruturação do pensamento: Introdução à lógica e conceitos elementares. Tipos de raciocínio; inferência; argumento e proposição. Forma e validação de argumentos. Lógica formal: Elementos e estrutura do silogismo. Raciocínio dedutivo. Raciocínio indutivo. Lógica informal: Abdução. Dialética. Retórica. Falácias e argumentação persuasiva. Raciocínio criativo formas de organização do pensamento: Como pensar diferente. De onde vem as boas ideias?
Definição e objetivos da filosofia política: Diferentes abordagens na filosofia política. Definição e conceitos básicos de Estado e sociedade civil. As diferentes formas de Estado (monarquia, república, democracia). A relação entre Estado e sociedade civil. Contrato social e legitimidade política. A teoria do contrato social de Hobbes, Locke e Rousseau. A relação entre o contrato social e a legitimidade política. Críticas à teoria do contrato social. Liberalismo e Socialismo: Os princípios básicos do liberalismo. Os princípios básicos do socialismo e do comunismo. Críticas ao socialismo e ao comunismo. Política Brasileira contemporânea: Elitismo brasileiro. Democratização da democracia. Autoritarismo e populismo contemporâneo.
Desenvolvimento prático de conteúdos audiovisuais voltados à difusão de temas sociais, culturais e ambientais por meio de uma plataforma digital. Os estudantes atuam nas etapas de pesquisa, roteirização, produção e finalização de diferentes formatos audiovisuais, além da criação de uma plataforma para exibição e distribuição gratuita destes produtos audiovisuais. A disciplina promove a experimentação técnica e criativa, o protagonismo estudantil e a conexão com demandas contemporâneas da sociedade, sob orientação docente.
Enriquecimento do percurso acadêmico e profissional do discente. Flexibilidade e autonomia na escolha de experiências extracurriculares. Complemento da formação teórica e prática do curso de Publicidade e Propaganda. Desenvolvimento de novas habilidades e competências para o mercado de trabalho. Ampliação da rede de contatos profissionais e acadêmicos. Estímulo à participação em eventos, projetos e iniciativas relevantes para a área da comunicação. Validação de horas por meio de cursos, workshops, palestras, iniciação científica, estágios não obrigatórios e outras atividades relevantes.
Conceitos essenciais para o gerenciamento de marcas, produtos e serviços. Processos e métodos para o desenvolvimento de novos produtos e serviços. Conceitos de brand equity, estratégias de diferenciação e posicionamento de marca na criação de valor. Relação entre produtos, linhas de produto e arquitetura de marca. Estratégias de gestão de portfólio de produtos e serviços em mercados competitivos e globalizados.
Estudo das práticas contemporâneas em publicidade com foco na centralidade do consumidor, na criação de experiências e no uso de tecnologias emergentes, incluindo IA. Metodologia Jobs to be Done e estratégias de CRM e marketing conversacional para o relacionamento com clientes. Desenvolvimento de experiências de marca por meio de ativações presenciais e digitais. Práticas de social listening e análise de dados das redes sociais para suporte à tomada de decisão. Pilares do Customer Experience (CX) e sua integração com UX, EI e UI. Abordagem do Customer Success (CS) e das principais métricas relacionadas à experiência do consumidor.
A Legislação Brasileira: A divisão de poderes no Brasil. Conceitos de Projeto de Lei, Medida Provisória, Decretos, Lei. O Código Civil Brasileiro e suas garantias. A Constituição Brasileira. Das garantias individuais e coletivas: Direito de Personalidade (nome, imagem, integridade física, moral e intelectual). Locais públicos e locais privados. Direito de Propriedade. O que é interesse público X interesse particular. Direito do Autor e dos Profissionais de Comunicação: A lei de direito autoral. Legislação trabalhista geral. Legislação trabalhista na área da comunicação. Discussões contemporâneas sobre a legislação trabalhista e a precarização do trabalho. Temas contemporâneos: Marco Civil da Internet e Lei Geral de Proteção de Dados. Políticas de fomento cultural. Legislação Eleitoral. Discussões contemporâneas sobre a legislação na comunicação e na Internet.
Organização, sistematização e apresentação do portfólio de extensão, reunindo os projetos desenvolvidos ao longo da graduação em Publicidade e Propaganda. A disciplina estimula a reflexão crítica sobre os aprendizados e experiências extensionistas, valorizando a integração entre formação acadêmica, mercado de trabalho e atuação social. Os estudantes revisitam as etapas dos projetos, selecionam evidências, registram resultados e elaboram narrativas que evidenciem seu percurso formativo.
Estudo dos fundamentos da gestão de projetos, com foco em sua aplicação no contexto da comunicação, marketing e publicidade. Abordagem das principais etapas de um projeto, escopo, cronograma, recursos e riscos. Introdução às metodologias ágeis, com destaque para Scrum, Kanban e Lean, aplicadas ao ambiente criativo. Práticas colaborativas, organização de equipes multidisciplinares e ferramentas digitais de apoio à gestão.
Estudo das estratégias e táticas do planejamento de mídia em campanhas publicitárias, com foco na integração entre mídia tradicional e digital. Análise de canais, veículos, formatos e métricas para otimização de resultados. Aplicação de estratégias de marketing de performance, com ênfase em mídia programática, tráfego pago, funis de conversão, KPIs e ferramentas de mensuração.
Estudo dos conceitos e práticas da produção audiovisual aplicada à publicidade. Abordagem das etapas de planejamento, captação, edição e finalização de peças audiovisuais. Desenvolvimento de habilidades técnicas, criativas e analíticas para a produção em estúdio e pós-produção digital. Aplicação de conceitos de linguagem audiovisual, direção, narrativa e estética voltados aos formatos e objetivos da comunicação publicitária.
Orientação e acompanhamento da realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), nas modalidades Monografia ou Projeto Experimental. Desenvolvimento de práticas investigativas ou de estratégias, táticas e soluções criativas aplicadas à área da publicidade e propaganda, com foco na elaboração de Estudo Científico ou Plano Estratégico de Comunicação. Suporte metodológico e técnico para a execução do projeto, produção dos materiais propostos e preparação para a apresentação e defesa diante de banca avaliadora.
Mestre em Comunicação Social pela UMESP (2015), com MBA em Comunicação e Marketing pela ESPM-SP (2004) e especialização em Didática do Ensino Superior pela Anhanguera-Uniderp (2009). Graduada em Publicidade e Propaganda pela Cásper Líbero (1998). Publicitária com mais de 25 anos de experiência, atuando em veículos, agências e empresas nas áreas de planejamento, criação, marketing e mídias digitais. Com foco recente em transformação digital. Atua no ensino superior desde 2009 em cursos de graduação e pós-graduação. Desde 2011, também atua na gestão acadêmico-administrativa.
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