

- Sou Aluno
- Sou Professor
- Sou Egresso
- Fale com a gente: (11) 2139 8500
● Formação Integral e Contemporânea: Integra os fundamentos da tradição filosófica com os desafios da vida moderna, articulando Filosofia, Comunicação Social e Tecnologia.
● Rigor Teórico e Reflexão Crítica: Oferece uma formação sólida na história da Filosofia, com foco em temas como estética, epistemologia, política, ética, tecnologia e comunicação.
● Abordagem Transdisciplinar: Promove uma leitura ampla e profunda da realidade, conectando múltiplas dimensões do conhecimento humano.
● Desenvolvimento de Habilidades Analíticas: Estimula a capacidade de análise, reflexão crítica e proposição em contextos diversos, preparando os alunos para enfrentar questões complexas.
● Inovação e Relevância Social: Alinha-se às exigências atuais do pensamento, combinando tradição filosófica com abordagens contemporâneas e sociais.
Significado, Natureza e caracterização do conhecimento filosófico. Periodização da História da Filosofia. A Filosofia, seus problemas e métodos de abordagem. Os estilos de escrita em Filosofia e a especificidade do texto filosófico. A reflexão brasileira acerca da natureza da filosofia e de alguns problemas filosóficos.
Os Mitos: Narrativas míticas. Teogonia. Odisséia e Ilíada. Pré-socráticos: A cultura grega. O nascimento da Filosofia. Os pré-socráticos. Os Filósofos da era Clássica Grega: Sócrates. Platão. Aristóteles. Os Sofistas. Filosofia Helênica: Epicurismo. Cinismo. Estoicismo.
Ontologia: Essência e Natureza. A estrutura da linguagem. Teorias linguísticas. Filosofia e Linguagem: A linguagem como problema filosófico. As diversas facetas da linguagem. Hermenêutica: sentido e significado. Episteme, Filosofia e Linguagem: A epistemologia da linguagem e suas teorias. Mente, pensamento filosófico e metáfora. Lógica e filosofia da linguagem.
Cultura Brasileira e suas múltiplas dimensões: Cultura e seus múltiplos sentidos. Formação da sociedade brasileira a partir do hibridismo de suas matrizes étnicas: indígena, europeia, asiática e africana. Dimensões sociopolíticas da cultura brasileira. Etnocentrismo, descolonização e decolonialidade. Patrimônio histórico e cultural: Principais movimentos artísticos brasileiros: Barroco, Modernismo, Tropicália, entre outros. História da música brasileira: do período colonial ao século XXI. A cultura popular brasileira: festas, crenças, mitos e lendas. Brasilidade, Arte e Cultura: A produção cultural brasileira contemporânea. Lei de incentivo à Cultura no Brasil.
Sociedade Moderna: fundamentos da sociologia e pensadores clássicos. A emergência da sociedade de massas: teoria crítica; Indústria cultural; Cultura de massas; Esfera pública. Sociologia das organizações: formas de organização do trabalho; gestão das relações; o indivíduo no grupo de trabalho. O advento da pós-modernidade: Sociedade de consumo e a hiper-realidade; Neotribalismo. Sociedade em rede: Estigma e apresentação do eu na época das redes sociais; Avanço tecnológico e a sociedade de controle; Plataformização e gestão algorítmica da vida social; Sociedade do desempenho.
Introdução à lógica: Aristotélica. Argumentativa. Raciocínio e Inferência. Lógica Formal: Dedução e indução (silogismo). Enunciados condicionais, inferência e demais tipos de raciocínio. Conexões causais, ciência e hipótese. Lógica e Linguagem: Lógica informal, lógica material. A linguagem e seus diversos tipos e uso. Noções gerais de probabilidade e lógicas complementares, alternativas e não clássicas.
Educação: conceitos basilares: Paideia Grega. Virtude e Excelência como atributo da educação grega. A educação no período medieval. Educação na modernidade : Educação em Etienne de La Boétie e Michel de Montaigne. O Emílio de Rousseau: Educação e sociedade. Da pedagogia de Kant. Educação e demandas contemporâneas. A educação em Marx e Nietzsche. O projeto de Educação na América Latina (Brasil). O fracasso escolar e as imposições neoliberais.
Principais Padres da Igreja: Atanásio de Alexandria: “De Incarnatione”. Basílio de Cesareia: “Sobre o Espírito Santo”. Gregório de Nazianzo e Gregório de Nissa. Agostinho e o desenvolvimento da Filosofia Patrística. A Natureza de Deus. Graça e Livre Arbítrio. O problema do Mal . Filosofia e Conhecimento: Filosofia Neoplatônica e as ideias de Plotino. A natureza do conhecimento.
Séculos V-IX: Formação dos reinos Românico-Bárbaro: Boécio. Pseudo Dionísio Areopagita. Máximo Confessor. João Escoto Eriúgena. Séculos X-XI: Lutas pelas investiduras e cruzadas: Anselmo de Aosta. Abelardo. Escolas de Chartres e de são Vítor. Século XIII: Era de Ouro da Escolástica: Filosofia hebraica e árabe. Alberto Magno. Tomas de Aquino. Boaventura de Bagnoregio. Duns Escoto. Século XIV: período de crise: Guilherme de Ockham.
Tipos de conhecimento: senso comum, mítico, religioso, estético, filosófico, científico. Fundamentos da ciência: sua história e linguagem. Método científico: métodos e técnicas de pesquisa. Normas para elaboração de trabalhos acadêmicos: organização do trabalho acadêmico, resumo, resenha, fichamentos e seminários. Fontes de pesquisa e plágio: bases indexadas e normas de citação. Divulgação de Trabalho Acadêmico: elaboração de slides, materiais digitais (vídeos, animações e infográficos) e apresentações em público; participação em eventos e produção de documentos acadêmicos; produção de portfólios e currículos.
Enriquecimento do percurso acadêmico do discente. Flexibilidade e autonomia na escolha de experiências extracurriculares. Complemento da formação teórica e prática do curso de Filosofia. Desenvolvimento de novas habilidades e competências. Ampliação da rede de contatos acadêmicos. Estímulo à participação em eventos, projetos e iniciativas relevantes para a formação filosófica. Validação de horas por meio de cursos, workshops, palestras, seminários, iniciação científica, atividades voluntárias e outras atividades relevantes.
Produção de conteúdos com temas filosóficos e seus pensadores, previamente definidos pelo professor orientador, destinados a alunos do ensino fundamental II e ensino médio. Autonomia para definir o formato a ser trabalhado considerando a linguagem e os interesses do público-alvo da ação.
Introdução ao Latim: Formação do alfabeto latino. Características do latim clássico. Características do latim eclesiástico. Morfologia e sintaxe básica: Classes de palavras. Declinações e casos: nominativo, genitivo, dativo, ablativo e acusativo. Tempos verbais. Leitura e interpretação: Textos do latim clássico. Textos do latim eclesiástico. Construção de vocabulário filosófico.
Ontologia: A ontologia como problema filosófico. A constituição do ser. O ente e a essência. Metafísica: A metafísica aristotélica. O Ser no período medieval. Tempo, espaço, finito e o infinito. Crítica à Metafísica: A contribuição kantiana em torno da metafísica. A fenomenologia do espírito em Hegel. Nietzsche, Heidegger e a metafísica.
O Renascimento: Contexto e literatura do renascimento. Da servidão voluntária aos Ensaios de Montaigne. A política em Maquiavel. O Racionalismo e Empirismo: O discurso do método de Descartes. A ética de Baruch Espinosa. O novum Organum de Francis Bacon. A teoria do conhecimento para Bacon e Locke. As três perguntas kantianas: ética, estética e epistemologia. Os Contratualistas: O Leviatã de Hobbes. O contrato social de Jean-Jacques Rousseau. O liberalismo de John Locke.
Aprofundamento de conhecimentos em áreas específicas do interesse do estudante, complementando a formação obrigatória do curso de Filosofia. Possibilidade de diálogos com o campo da Comunicação, tecnologias e linguagens. Desenvolvimento de habilidades diferenciadas. Personalização da jornada acadêmica para alinhamento com objetivos profissionais e individuais. Promoção da interdisciplinaridade pela conexão de temas e abordagens diversas.
Antropologia na tradição Filosófica: Concepção antropológica. O conceito de pessoa a partir da história da filosofia. A abertura humana à transcendência. Antropologia na tradição Teológica: A antropologia religiosa e teológica. Relação homem-divindade. Ser humano na perspectiva bíblico-cristã. Entre livre arbítrio e liberdade. A condição humana na contemporaneidade: Vida activa e condição humana. Comunicação humana não natural. Alma e corpo na comunicação algorítmica. O futuro do homem e o Ponto Ômega.
Enriquecimento do percurso acadêmico do discente. Flexibilidade e autonomia na escolha de experiências extracurriculares. Complemento da formação teórica e prática do curso de Filosofia. Desenvolvimento de novas habilidades e competências. Ampliação da rede de contatos acadêmicos. Estímulo à participação em eventos, projetos e iniciativas relevantes para a formação filosófica. Validação de horas por meio de cursos, workshops, palestras, seminários, iniciação científica, atividades voluntárias e outras atividades relevantes.
Produção de pelo menos duas sessões de exibição de filmes seguidas de debates sobre os temas trazidos pelas obras audiovisuais. Autonomia para definição da obra que será exibida, assim como os convidados que farão o debate. Responsabilidade sobre a produção e divulgação dos eventos.
Ciência: Ruptura entre as narrativas míticas e o fazer científico. Definições em torno da ciência. O conhecimento científico e as outras formas de conhecimento. Epistemologias: O racionalismo. O empirismo. Criticismo kantiano. Teoria do conhecimento: As formas e modos de fazer ciência. A construção científica na contemporaneidade. A relação entre sociedade e ciência.<
Metodologia: Descobrindo a metodologia. Problema, Pergunta e Hipótese. Tipos e modos de fazer pesquisa científica. Pesquisa em Filosofia: Conceito de Ciência. A sistematização filosófica no modo de pensar e problematizar a realidade. A leitura e escrita filosófica. Produção acadêmica: Estruturação e elaboração de um projeto de pesquisa. Elaboração de ensaio filosófico. Elaboração de artigo acadêmico.
Idealismo alemão: Marcos históricos para a filosofia contemporânea. Hegel e a fenomenologia do espírito. Kant, Fichte, Schelling: os últimos idealistas. O Século XIX e século XX: Os moralistas franceses. A vontade em Schopenhauer. Os mestres da suspeita. Demandas filosóficas do século XX. A Fenomenologia e o existencialismo francês. Foucault e a genealogia do poder. Teóricos latinos americanos e as epistemologias do Sul.
Aprofundamento de conhecimentos em áreas específicas do interesse do estudante, complementando a formação obrigatória do curso de Filosofia. Possibilidade de diálogos com o campo da Comunicação, tecnologias e linguagens. Desenvolvimento de habilidades diferenciadas. Personalização da jornada acadêmica para alinhamento com objetivos profissionais e individuais. Promoção da interdisciplinaridade pela conexão de temas e abordagens diversas.
Fundamentos filosóficos da ética: Reflexão sobre a ética e a abordagem histórico-crítica de suas matrizes clássicas. Concepções éticas e suas interconexões: questões socioambientais, étnico-raciais, de Direitos Humanos e de memória cultural. Fundamentos históricos e conceituais dos direitos humanos: Conceito de direitos humanos. Evolução histórica dos direitos humanos. Cidadania e democracia. Direitos humanos e justiça social: Direitos humanos e grupos vulneráveis. Direitos humanos e relações internacionais: As Nações Unidas e os direitos humanos. Tratados e convenções internacionais de proteção aos direitos humanos. O papel da sociedade civil na defesa e promoção dos direitos humanos.
Enriquecimento do percurso acadêmico do discente. Flexibilidade e autonomia na escolha de experiências extracurriculares. Complemento da formação teórica e prática do curso de Filosofia. Desenvolvimento de novas habilidades e competências. Ampliação da rede de contatos acadêmicos. Estímulo à participação em eventos, projetos e iniciativas relevantes para a formação filosófica. Validação de horas por meio de cursos, workshops, palestras, seminários, iniciação científica, atividades voluntárias e outras atividades relevantes.
Produção de pelo menos duas sessões de bate-papo com pesquisadores de programas de pós-graduação em Filosofia. Autonomia para definição dos convidados para os bate-papos. Responsabilidade sobre a produção e divulgação dos eventos.
Filosofia prática: Ética e moral: Fundamentação teórica. História e crítica da sobre as matrizes. Concepção grega da ética. Ética na Antiguidade Grega: Ética socrático-platônica. A eudaimonia aristotélica. Helenismo: hedonismo e ataraxia. Ética e Moral: A moral medieval. A ética cartesiana e a visão espinosista. O ceticismo como princípio ético. Ética Moderna e Contemporânea: O utilitarismo ético. Deontologia kantiana. A transvaloração de todos os valores.
A compreensão do problema de Deus na tradição e sua recepção pela Teologia cristã. A discussão acerca da natureza e a existência de Deus tomados como problema metafísico. Análise histórica de autores no campo de diálogo e disputa acerca do “locus” de Deus nas principais fontes da aproximação entre Filosofia e Teologia.
Fundamentos da retórica (De Górgias a Cícero): Górgias. Isócrates. Cícero (De oratore). Expressão: Expressão e comunicação. Expressão verbal e oratória. Expressão corporal e oratória. Produção do discurso filosófico. Produção do discurso filosófico escrito. Produção do discurso filosófico verbal. Práticas de oratória no discurso filosófico.
Século XIX: Os primeiros problemas da Filosofia Contemporânea. A filosofia do martelo de Nietzsche. Fenomenologia: de Husserl a Stein. Século XX: A teoria crítica. A política a partir de Arendt. O existencialismo em Beauvoir. Temas emergentes: Questões de Gênero: Angela Davis, Joan Scott e Judith Butler. Filosofia, epistemologia e decolonialidade. Raça e Política.
Aspectos Fundamentais da Economia: Definições de Economia. Necessidade e Escassez. Limitações da Natureza. Política Econômica e Agregados: Políticas Econômicas: Monetária, Cambial, Tributária. Papel do Estado na Economia e Meio Ambiente. Principais Indicadores: Inflação, Desemprego, PIB Per Capita. Desenvolvimento Sustentável e Economia Verde: Evolução da Economia Verde. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Práticas ESG e Impacto na Sociedade.
Enriquecimento do percurso acadêmico do discente. Flexibilidade e autonomia na escolha de experiências extracurriculares. Complemento da formação teórica e prática do curso de Filosofia. Desenvolvimento de novas habilidades e competências. Ampliação da rede de contatos acadêmicos. Estímulo à participação em eventos, projetos e iniciativas relevantes para a formação filosófica. Validação de horas por meio de cursos, workshops, palestras, seminários, iniciação científica, atividades voluntárias e outras atividades relevantes.
Produção de uma mostra fotográfica física e on-line / digital exibindo os registros dos trabalhos realizados ao longo dos semestres anteriores. Autonomia para realização da curadoria das fotos. Responsabilidade sobre a produção e divulgação da mostra. Produção de relatórios com as fotos selecionadas, com legendas indicando e explicando as imagens retratadas.
Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade pesquisa monográfica. Acompanhamento e orientação da primeira etapa de construção do trabalho, de acordo com o regulamento de TCC da IES, que determina os conteúdos a serem desenvolvidos. Acompanhamento da realização das atividades definidas em cronograma elaborado no pré-projeto. Orientação para apresentação do projeto à banca de qualificação.
Estética: Definições de estética e arte. Elementos conceituais da Filosofia da Arte. A experiência estética na Antiguidade Grega. A experiência estética: A relação entre o ser humano e a produção estética. David Hume e o Belo. A faculdade do juízo em Kant. Estética e Arte Contemporânea: O apolíneo e o Dionisíaco em Nietzsche. A experiência estética no século XX. Arte e cultura no século XXI.
A Experiência religiosa: As definições em torno da Religião. a experiência do fenômeno religioso. Narrativas míticas: tempo e espaço. Filosofia da Religião: O sagrado e o profano. Teodiceias. A filosofia como lente investigativa e interpretativa da experiência religiosa. Ciência da Religião: Hermenêutica. Os símbolos, os signos, a transcendência e a imanência. Totem e Tabu: Culpa, desejo, castração e moral.
O problema da comunicação: Sobre o conceito de comunicação. O dilema da incomunicabilidade. Os modos da comunicação: diálogo e disseminação. Comunicações e as eras culturais (Escola de Toronto). As teorias da comunicação: O paradigma funcionalista (Escola norte-americana). Teoria Crítica (Escola de Frankfurt). Teoria Culturalista. Estudos relacionais da comunicação: Interacionismo Simbólico. Estudos culturais (Escola de Birmingham). Teoria das mediações (Escola latino-americana).
Definição e objetivos da filosofia política: Diferentes abordagens na filosofia política. Definição e conceitos básicos de Estado e sociedade civil. As diferentes formas de Estado (monarquia, república, democracia). A relação entre Estado e sociedade civil. Contrato social e legitimidade política. A teoria do contrato social de Hobbes, Locke e Rousseau. A relação entre o contrato social e a legitimidade política. Críticas à teoria do contrato social. Liberalismo e Socialismo: Os princípios básicos do liberalismo. Os princípios básicos do socialismo e do comunismo. Críticas ao socialismo e ao comunismo. Política Brasileira contemporânea: Elitismo brasileiro. Democratização da democracia. Autoritarismo e populismo contemporâneo.
Acompanhamento da realização das atividades práticas definidas em cronograma elaborado no projeto monográfico do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Orientação para produção e apresentação da monografia à banca final.
Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade pesquisa monográfica. Acompanhamento e orientação da primeira etapa de construção do trabalho, de acordo com o regulamento de TCC da IES, que determina os conteúdos a serem desenvolvidos. Acompanhamento da realização das atividades definidas em cronograma elaborado no projeto. Orientação para apresentação do projeto à banca final.
Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, com graduação em Relações Públicas pela USP e MBA em Tecnologia para Negócios pela PUC-RS. Coautor de projetos de extensão que promovem o diálogo entre academia e empreendedores sociais, como Áreas Vírus, Laje Acadêmica e WEBTV Cidade Tiradentes. Coordenou o Pontão de Cultura Frutos do Brasil – Juventude em Debate. Atuou na gestão de arranjos educativos culturais na Cidade Escola Aprendiz. Trabalhou como consultor de processos formativos para ONGs com foco em advocacy. É professor e coordenador dos cursos de Relações Públicas e Filosofia na FAPCOM.
Assista ao vídeo e conheça mais sobre a FAPCOM, faculdade referência em comunicação.
Você pode ter bolsas de 50% ou 100%! Consulte sua elegibilidade, inscreva-se e confira as regras em: prouni.mec.gov.br.
Programa institucional com possibilidade de bolsas de até 40%, baseado no seu desempenho no vestibular tradicional.
Notificações