A Semana de Comunicação 2025 é um evento acadêmico profissional promovido pelas coordenações dos cursos de graduação da FAPCOM e tem como propósito inspirar os alunos a desenvolverem uma carreira diferenciada no setor da comunicação, explorando oportunidades em diversas áreas do Jornalismo, da Publicidade e Propaganda, do Rádio, TV e Internet, da Produção Audiovisual e das Relações Públicas.

Programação

  • 27 de Outubro
  • 28 de Outubro
  • 29 de Outubro
  • 30 de Outubro
  • 31 de Outubro

PAINEL DE DISCUSSÃO

8h
Comunicação, Diversidade e Empregabilidade

Local: Auditório Pe. Tiago Alberione

Rodrigo Dib
Especialista em Carreira, D&I e Educação Profissional, CEO no Terceiro Setor, ex-Superintendente CIEE/Diretor, LinkedIn Top Voice e Consultor/Autor (TV Globo/Senac).
Luciana Bugni
Jornalista e diretora de conteúdo (Velvet, Splash/UOL), com experiência em grandes veículos (Abril, Folha, UOL) e estratégia digital (Discovery, Faustão/Band).
Letícia Marques
Publicitária e gestora de eventos e projetos sociais no Instituto +Diversidade, focada em empoderamento LGBTQIA+, comunicação estratégica e fortalecimento comunitário.

10h
Fotos Corporativas

Local: Estúdio de Fotografia

Luma Santos de Oliveira
Professora na FAPCOM, Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), com foco em Artes Visuais/Fotografia, tecnologia, arte contemporânea e pesquisa.
Fernando Mariano de Siqueira
Mestre em Comunicação e Rádio/TV, professor na FAPCOM (ex-UniA/Belas Artes/FECAP), com experiência como editor/produtor (SBT/Gazeta), diretor de emissoras/portais e Diretor-Executivo (TeleObjetiva/Lab401).

PAINEL DE DISCUSSÃO

19h30
Comunicação, Diversidade e Empregabilidade

Local: Auditório Pe. Tiago Alberione

Bruna Ribeiro
Relações Públicas, Mestra em Adm. e especialista em Sustentabilidade/ESG (FDC, ABERJE), com 15+ anos de experiência multinacional, docente e Coordenadora de Sustentabilidade na Suzano.
Ana Hasegawa
Diretora Sênior (Wellhub), 14+ anos em publicidade, marketing e estratégia de marca B2B global, com passagens por Africa (incluindo NY) e R/GA, e campanhas premiadas.
Mauro Beting
Jornalista e comentarista esportivo (X-Sports, TNT Sports, SBT, Rádio Bandeirantes, PES), com ampla experiência nos principais veículos nacionais (ESPN, SportTV, Fox Sports, etc.).

21h30
Fotos Corporativas

Local: Estúdio de Fotografia

Luma Santos de Oliveira
Professora na FAPCOM, Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), com foco em Artes Visuais/Fotografia, tecnologia, arte contemporânea e pesquisa.
Wellington Dias de Melo
Mestre em Comunicação (USCS), Professor (UNISA/FAPCOM), com experiência em Rádio/TV, EAD e Audiovisual (U-Web, FAM, CNU), além de Diretor Teatral do grupo A Ordem do Caos.

PAINEL DE DISCUSSÃO

7h30
Narrativas e Produção Audiovisual

Local: Auditório Pe. Tiago Alberione

Carla Said
Diretora-associada de Criação (Publicis Brasil), 13 anos em estratégia e criação para marcas como Sadia/O Boticário, com passagens por McCann, W3haus e coordenação na Cimed.
Luciano Neves
Artista visual e Diretor de VFX (cofundador da CLAN VFX), com 2 décadas de experiência internacional em produções (Netflix, HBO, History) e reconhecimentos (Latin Grammy, ARC Salon), unindo arte, tecnologia e gestão (INSPER, Autodesk Master).

OFICINA I (INSCRIÇÕES ESGOTADAS)

9h30
Roteiro

Local: Laboratório 4

André Carvalho
Professor, tradutor, revisor e autor, mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), com livros publicados em 2021 e 2023.

OFICINA II (INSCRIÇÕES ESGOTADAS)

9h30
Direção de Arte

Local: Estúdio de TV

Fi Ferreira
Artista visual, designer e diretor de arte formado pela USP, com experiência em direção de arte, set design e criação visual para marcas e editoriais.

OFICINA III (INSCRIÇÕES ESGOTADAS)

9h30
Técnicas de Composição e Iluminação

Local: Estúdio de TV

Edu Gonzalez
Repórter cinematográfico da Globo SP, com experiência em TV (Record, Rede TV, NGT), produção de vídeos e ex-Diretor de Captação na Curseria.

PAINEL DE DISCUSSÃO

19h30
Comunicação, Moda e Sustentabilidade

Local: Auditório Pe. Tiago Alberione

Ali Santos
Jornalista e Editora Digital da ELLE Brasil, especializada em moda (Senac), com 5+ anos em gestão de conteúdo, estratégia digital e análise de performance (ex-Editora-Chefe Steal The Look).
Jaynan Aranda
Relações Públicas (UFRGS) e Mestra em Comunicação (UFF), com experiência em gestão, moda autoral, comunicação política e, atualmente, liderando programas de inclusão produtiva/voluntariado no Instituto C&A.

PALESTRA I

21h
Assessoria de Imprensa para Artistas: Desafios e Cenário Atual do Mercado
Priscilla Millan
Jornalista/RP (FAPCOM), Pós-graduada em Marketing (Mackenzie) e MBA em Gestão (USP), com 10 anos de exp., 8 em assessoria, e Coordenadora Artística em agência de comunicação.

PALESTRA II

21h
A Jornada 360º de Ativação das Campanhas no Ambiente Digital da Adidas
Jefferson Vidal da Silva
Relações Públicas (FAPCOM) e Pós-graduado em UX Design, atua como Especialista em Marketing Digital na Adidas, focado em gestão de canais, jornada do consumidor, branding e campanhas 360.

PALESTRA I

7h30
Comunicação Digital
Maurício Bento
Gerente de Contas na Netflix, focado em campanhas programáticas globais, marketing digital e mídia online, com passagens por Spotify e Microsoft.

PALESTRA II

9h30
Como Construir Carreira na Era da IA
Micael Crasto
Fundador da Blank School e da Lord Journal. Passou por empresas como grupoQ e G4 Educação, atuando principalmente na gestão de mídia social.
Lucas Freitas
Fundador da Blank School e da Lord Journal. Passou por empresas como G4 Educação e Awari. Fundou sua primeira empresa aos 18 anos.

PALESTRA III

9h30
Jornalismo Literário: Histórias que Marcam
Miriam Gimenes
Jornalista, Produtora de Conteúdo e Autora ("O Burro Inteligente"), cofundadora da Editora Urucuia, com 20 anos de experiência em editorias (Diário do Grande ABC), especialista em Jornalismo Cultural, Crítica de Arte e Gestão Cultural

OFICINA I - (INSCRIÇÕES ESGOTADAS)

9h30
Técnicas de Locução para TV

Local: Estúdio de Vídeo

Christiano Blota
Jornalista e apresentador premiado (Revelação de Rádio), atuou no jornalismo da BandNews TV durante 10 anos, ex-repórter (Canal 21, SporTV), atualmente empresário e colunista (Observatório da TV, Rádio Capital).

OFICINA II (INSCRIÇÕES ESGOTADAS)

9h30
Direção de Switcher

Local: Estúdio de Vídeo

Wellington Dias de Melo
Mestre em Comunicação (USCS), Professor (UNISA/FAPCOM), com experiência em Rádio/TV, EAD e Audiovisual (U-Web, FAM, CNU), além de Diretor Teatral do grupo A Ordem do Caos.

MOSTRA DE PESQUISA

9h30
Apresentação dos Projetos de Pesquisa em Andamento neste Semestre
Luís Mauro Sá Martino
Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP, oi pesquisador bolsista na Universidade de East Anglia (Inglaterra). Professor nas Faculdades Paulus de Comunicação e Cásper Líbero, além de professor visitante no Programa de Pós-Graduação em Comunicação.

PAINEL DE DISCUSSÃO

19h
Comunicação e Direitos Humanos
Fátima Brito
Coordenadora Geral de Comunicação e Imprensa (SMS/SP), jornalista com 25 anos em comunicação institucional/corporativa (seis Secretarias Estaduais/Prefeitura), especializada em gestão de crise (liderança na pandemia).
Guilherme Belarmino
Repórter da Rede Globo, jornalista pós-graduado em Conteúdo Audiovisual Multiplataformas, com 10+ anos de experiência e vencedor do 38º Prêmio Vladimir Herzog (Profissão Repórter - Chacina de Osasco).
Valmir Salaro
Repórter Especial e colunista do UolNews, jornalista investigativo com 40+ anos de carreira, 2x vencedor do Prêmio Vladimir Herzog e notório por coberturas na Globo/Fantástico (ex: Caso Escola Base).

PALESTRA I

21h
O Olhar do Mídia na Criação: Desafios de Resultados nos “Brilliant Basics” da Implementação
Gabriel Di Risio
Supervisor de Mídia na Mediabrands Brasil (Unilever/Rexona), Publicitário (FAPCOM) e Fundador do projeto de conteúdo para Redes Sociais, Erroneidades.

PALESTRA II

21h
Retail Mídia como Ferramenta Omnichannel na Jornada do Shopper
Marcel Soares
Gerente Nacional de Trade Marketing no Grupo 3 Corações, lidera estratégias de sell-out, conexão marca/canal/shopper e criador da série #Cafésemfiltro.

PALESTRA III

21h
Bastidores da Notícia: O Desafio de Engajar a Imprensa
Amanda Nelo
Relações Públicas (FAPCOM) com 3+ anos em comunicação externa, atuando em assessoria de imprensa, conteúdo estratégico e gestão de reputação para marcas como Carrefour, Motorola, TPV e Brasilprev.

PALESTRA I

8h
Estratégias de PR: Marcas que Transformam Desafios de Negócios em Histórias Poderosas
Mari Foloni
Líder de Planejamento na Lema+Relações Públicas, especialista em Marketing, atua na construção de reputação e comunicação 360º para marcas como L’Oréal Paris, Amstel e Marisa.

PALESTRA II

8h
Casting: A Arte e a Técnica de Encontrar o Elenco Perfeito para o Audiovisual
Diego de Lima
Diretor de elenco e preparador de atores para TV e Cinema.

PALESTRA III

8h
A Mulher da Casa Abandonada
Eduardo Gripa
Montador premiado em Gramado por Me Chama que Eu Vou e indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro por A Viagem de Pedro; trabalhou em Meu Nome é Gal, Democracia em Vertigem e Sintonia.

OFICINA I (INSCRIÇÕES ESGOTADAS)

8h
Na pele do Assessor: Estratégias de Imprensa
Natalia de Souza
Relações Públicas (FAPCOM) e Pós-graduanda em Gestão/Marketing (ESPM), Consultora de Atendimento para Tinder na Ketchum (ex-FSB), com 5 anos em PR para grandes marcas (P&G, L'Oréal, Arezzo&Co/Soma) e cases premiados (P&G, Always).

MOSTRA DE CURTAS

8h
Festival do Minuto da FAPCOM
Jonatas de Oliveira Serra
Mestrando em Direito Internacional (IA's) e Engenharia da Computação, Coordenador de Produção Audiovisual na FAPCOM/Méliès/Senac, Consultor/Palestrante, com 15+ anos em VFX, 3D e publicidade, criador da 1ª Pós-Graduação em VFX do Brasil.

PALESTRA I

19h30
Técnicas de SEO para Produção de Conteúdos Jornalísticos
Raphael Hakime
Jornalista, Editor-chefe do Portal R7 e do blog "Garagem", com MBA em Economia/Finanças e 20 anos em conteúdo digital (hard news, grandes coberturas), curadoria e análise de dados (GA, Comscore).

PALESTRA II

19h30
Sua Carreira no Espelho: Como criar um Portfólio Estratégico
Anne Liz
Supervisora de Estratégia na Almap BBDO, comunicóloga (FAAP) premiada (Effie College, TCC 2º melhor) e representante brasileira no Cannes Lions, atuando em pesquisa e inovação (Lab Humanidades).

PALESTRA III

19h30
Representatividade no Mercado Financeiro e Cobertura Jornalística
Raphael Almeida
Repórter e Editor na Bloomberg News, com mais de 2 anos de experiência em cobertura local e internacional de economia, política e mercado financeiro (incluindo Brasília).

PALESTRA IIII

19h30
Direção de Switcher na Globo

Local: Estúdio de TV

Patrícia Carvalho
Jornalista com 22 anos na TV Globo, diretora do programa Encontro com Patrícia Poeta, e mestranda em Arte, Tecnologia e Design.

OFICINA I - (INSCRIÇÕES ESGOTADAS)

19h30
Na Pele do Assessor: Estratégias de Imprensa
Natalia de Souza
Relações Públicas (FAPCOM) e Pós-graduanda em Gestão/Marketing (ESPM), Consultora de Atendimento para Tinder na Ketchum (ex-FSB), com 5 anos em PR para grandes marcas (P&G, L'Oréal, Arezzo&Co/Soma) e cases premiados (P&G, Always).

OFICINA II (INSCRIÇÕES ESGOTADAS)

19h30
Bordado em Fotografia
Nário Barbosa
Fotojornalista e artista premiado com quase 30 anos de carreira, conhecido por intervir em imagens cotidianas com técnicas variadas, incluindo bordado, para criar releituras sensíveis.

EXIBIÇÕES ARTÍSTICO-CULTURAIS

8h | 19h30
Mostra de Projetos Experimentais

Local: Praça de Eventos FAPCOM

Luma Santos de Oliveira
Professora na FAPCOM, Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), com foco em Artes Visuais/Fotografia, tecnologia, arte contemporânea e pesquisa.
Helderson Mariani Pires, em artes, Helder Mariani
Doutor/Mestre em Filosofia (PUC-SP), Pós-doutorando em Literatura Portuguesa (USP), Ator e Educador com formação multidisciplinar (Direito, Pedagogia, Teatro), focado em História da Filosofia, Estética e Ética.
Template Padrão