Diálogos Filosóficos integra a programação da II Semana de Comunicação com o objetivo de ampliar o olhar crítico sobre os fenômenos da sociedade, da linguagem e da mídia. A partir da filosofia, o evento propõe reflexões que enriquecem o pensar comunicacional e estimulam o debate entre diferentes perspectivas.

Programação

  • 27 de Outubro
  • 28 de Outubro

CONFERÊNCIA DE ABERTURA

7h30
O Fazer Filosófico no Brasil: A Herança Francesa

O debate em torno do ensino de Filosofia no Brasil contempla, certamente, uma questão de grande importância: qual a real necessidade de propor aos alunos o estudo de textos clássicos do cânone filosófico em um contexto em que precisamos cada vez mais fomentar o debate em torno de questões contemporâneas? Dito de outro modo, qual a relevância do clássico e da tradição filosófica no contexto dos problemas brasileiros?

A partir de obras fundamentais para a fundação do fazer filosófico no Brasil, iremos refletir sobre a herança francesa da Universidade de São Paulo a fim de compreender em que medida ela impactou a reflexão filosófica contemporânea em nosso país.

Rafael Teruel Coelho
Doutorando em História da Filosofia Moderna pela Universidade de São Paulo.

PALESTRA I

7h30
O Potencial Político Ampliado da Intersecção entre o Pensamento, o Juízo e a Ação Política em Hannah Arendt: Uma Trajetória Acadêmica
Robério Honorato
Doutorando e Mestre em Filosofia (UFABC), especialista em Filosofia e Educação Inclusiva (REDEFOR/UNESP) e membro do grupo “A Filosofia em Hannah Arendt” (Labô/PUC-SP).

PALESTRA II

9h
Filosofia da Arte e Psicanálise: Uma Questão de Tempos
Guilherme Guimarães
Mestrando em Filosofia (UFABC), membro do grupo Imagem e Subjetividade e da revista Instauratio Magna, com interesse em filosofia, psicanálise e crítica de arte.
Template Padrão