Modalidade Presencial
Data 28 de Maio de 2026
Horário 19h
Local R. Maj. Maragliano, 191
Investimento Gratuito
Inscreva-se

Programação

Dia 1 - 28 de maio, as 19h00

A Presença Intelectual de Santa Mônica nos Diálogos Agostinianos

Mônica, mãe de Agostinho de Hipona, é historicamente reconhecida por suas lágrimas e orações em prol da conversão do filho. Sua imagem, na arte e na tradição cristã, consolidou-se como a de uma mãe que dedica a vida ao bem-estar da prole. No entanto, nos Diálogos de Cassicíaco, ela surge como participante ativa das discussões, contribuindo com perspicácia para a solução de problemas filosóficos. Esse aspecto, ainda pouco explorado, será o objeto de análise deste encontro.

Público de Interesse 

O projeto Aurora é voltado para pessoas que buscam espaço para (re)pensar o pensamento, bem como os fenômenos que impactam a existência. É um lugar propício para aqueles que não procuram respostas prontas para os problemas emergentes, mas que estão sensíveis à complexidade inerente a humanidade.

Conteúdo Programático

O projeto Aurora, além da exposição e do diálogo filosófico, propiciará um momento cultural, em que artistas das mais diversas áreas apresentarão seus trabalhos para inaugurar o período de reflexão. Será um evento gravado, com a finalidade de compartilhar com a comunidade externa o que vem sendo produzido pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação. Além disso, é possível que o público externo sugira temas e palestrantes para maior problematização e reflexão do conhecimento.

Palestrantes

Frei Fabiano Santos Julião
Graduado em Filosofia e Teologia, com mestrado em Ciências Patrísticas. Doutorando em Teologia, é diretor editorial da Revista de Estudos Agostinianos e atua em pesquisa sobre o pensamento cristão antigo e medieval.
Template 3