Sobre o curso

Prepare-se para o futuro do Jornalismo

O mercado da comunicação está em constante transformação, exigindo líderes de redação preparados para os desafios de um cenário multifacetado e altamente competitivo. A Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Redações Jornalísticas oferece a formação completa que você precisa para se destacar nesse ambiente dinâmico. Com foco na prática e alinhada às novas tecnologias e tendências do jornalismo, a especialização capacita você a liderar equipes, gerenciar processos e conduzir projetos inovadores em diferentes plataformas de mídia.

Nossa matriz curricular abrange desde a gestão do fluxo da notícia e o planejamento estratégico até a liderança de equipes, ética e responsabilidade social no jornalismo. As disciplinas integram teoria e prática, com atividades como desenvolvimento de planos editoriais, simulações de gestão de crises e projetos de inovação, preparando você para os desafios reais de uma redação. O curso estimula a autonomia e o desenvolvimento de habilidades essenciais para a gestão de pessoas, processos e projetos, com o aluno como protagonista de sua formação.

Para quem

O curso de Pós-graduação em Gestão de Redações Jornalísticas é voltado para jornalistas, editores, empreendedores da comunicação e assessores de imprensa que desejam desenvolver habilidades de gestão. Ele aborda temas como liderança, planejamento editorial, inovação digital e monetização, preparando profissionais para cargos de chefia em veículos de mídia.

O que você vai aprender ?

As disciplinas estão distribuídas em 3 grandes módulos.
Carga horária total: 360h

  • Módulo: Liderança e Gestão - 120 horas
    • Comunicação e Gestão de Equipes - 30 horas

      Comunicação em equipes. Eficácia na comunicação. Feedback e escuta ativa. Comunicação remota e apps de gestão. Dinâmicas de equipes. Modelo de Tuckman. Equipes comunicadoras. Processos de decisão em equipe. Resolução de conflitos. Tipos de conflitos em equipes. Técnicas de resolução de conflitos. Motivação e engajamento.

      Professores

      Givanildo Menezes
      Givanildo Menezes
      Com 23 anos de carreira no jornalismo, tem 20 anos de experiência em cargos de gestão em rádio, internet e televisão. Começou como estagiário na Rádio...
    • Qualidade e Liderança em Gestões Jornalísticas - 30 horas

      Qualidade no jornalismo. Precisão e clareza. Ética e Imparcialidade. Conquistando relevância. Liderança em Redações Jornalísticas. Estilos de Liderança. Liderança e Eficácia. Comunicação assertiva. Construção de equipes. Definindo um ambiente organizacional. Construindo equipes. Administração de pessoas.

      Professores

      Givanildo Menezes
      Givanildo Menezes
      Com 23 anos de carreira no jornalismo, tem 20 anos de experiência em cargos de gestão em rádio, internet e televisão. Começou como estagiário na Rádio...
    • Gestão de Projetos Jornalísticos - 30 horas

      Introdução à Gestão de Projetos Jornalísticos. Conceitos Fundamentais de Gestão de Projetos. Ciclo de Vida do Projeto. Estrutura Organizacional em Projetos Jornalísticos. Planejamento e Execução de Projetos. Planejamento de Projetos Jornalísticos. Identificação e análise de riscos em projetos jornalísticos. Ferramentas tecnológicas na gestão de projetos. Avaliação continuada. Análise de Resultados. Documentação e Arquivamento. Feedback de audiência.

      Professores

      Alexandra Gonsalez
      Alexandra Gonsalez
      Jornalista, Doutora em Comunicação Social e professora de Jornalismo em disciplinas práticas de produção e edição de textos, jornalismo digital e tran...
    • Atividade Teórico Prática - Gestão de equipes - 30 horas

      Planejamento e estruturação da redação. Modelos de redação. Descrição de cargos e salários. Definição de orçamento. Organização e Gestão Operacional. Escala de trabalho. Fluxo editorial. Clima organizacional e estratégias de motivação. Redação do projeto. Elaboração. Revisão e ajustes. Apresentação.

  • Módulo: Planejamento - 120 horas
    • Planejamento Editorial Estratégico em Jornalismo - 30 horas

      Introdução ao Planejamento Editorial. Introdução ao Planejamento Estratégico. Análise de Cenários e Contexto. Definição de Público-Alvo. Desenvolvimento de Conteúdo e Estratégias. Elaboração de Pautas e Conteúdos. Gestão de Calendário Editorial. Estratégias de Distribuição e Promoção. Avaliação e Ajustes no Planejamento. Métricas e KPI’s. Adaptação do planejamento com base em dados e resultados. Estudos de caso.

    • Tecnologias na Análise do Mercado Jornalístico e Insights - 30 horas

      Métodos de Pesquisa de Mercado. Análise de mercado no jornalismo. Métodos de Pesquisa de Mercado. Tendências e Comportamento do Consumidor. Big Data e Analytics. Ferramentas de Análise de Dados. Coleta e interpretação de dados. Análise e performance de conteúdo. Insights e Estratégias. Dados e ideias. Criação de conteúdo. Personalização e relevância.

    • Ética e Responsabilidade Social no Jornalismo - 30 horas

      Fundamentos da ética no jornalismo. Ética, moral e leis. Código de ética jornalística. Desafios éticos no jornalismo contemporâneo. Responsabilidade social e ética. Conceito de responsabilidade social. A função social da imprensa na democracia. Novas tecnologias e jornalismo independente. Desafios éticos do jornalismo. Inteligência Artificial. Ética, publicidade e patrocínios. Jornalismo, fake news e confiança pública.

    • Atividade Teórico Prática - Projeto de planejamento cobertura especial - 30 horas

      Definição do projeto. Escolha e análise do evento. Definição de cobertura. Estabelecimento de metas. Estruturação da cobertura. Definição de cargos e funções. Definição de estrutura. Orçamento. Elaboração do Projeto. Redação do projeto. Revisões. Apresentação.

  • Módulo: Execução - 120 horas
    • Gestão do Fluxo da Notícia nas Redações Jornalísticas - 30 horas

      Introdução à Gestão de Notícias. Conceito de Fluxo de Notícia. Estrutura das Redações Jornalísticas. Planejamento de Coberturas. Processos de Apuração e Redação. Apuração Eficiente. Redação e Revisão de Textos. Integração Multiplataforma. Crise, avaliação e melhorias. Como lidar com notícias de última hora e situações emergenciais. Comunicação interna em situações de crise. Métricas e indicadores para avaliar o fluxo de notícias.

    • Jornalismo Multiplataforma e Gestão de Mídias Integradas - 30 horas

      Conceito de Jornalismo Multiplataforma. Diferenças entre plataformas. Audiência e interatividade em diferentes mídias. Ferramentas e técnicas de produção multiplataforma. Unidade 2: Gestão de Mídias Integradas. Estratégia de conteúdo integrada. Planejamento de conteúdo. Identidade da marca no jornalismo. Tendências e desafios. Inovações tecnológicas. O papel das redes digitais. Engajamento e construção de comunidades.

    • Audiência e Engajamento: Análise e Estratégia - 30 horas

      Dados e métricas. Ferramentas e métricas. Interpretação de dados. Redistribuição de conteúdo. Personalização e segmentação. Estratégia de nicho. Ética na personalização. Ecossistemas de notícia. Fidelização da audiência. Modelos de assinaturas, paywall. Experiência interativa. Conteúdo exclusivo.

    • Atividade Teórico Prática - Mudança editorial baseada em dados e IA - 30 horas

      Estudo das fases da pesquisa científica, com ênfase em metodologia da pesquisa em Jornalismo e Comunicação. Caracterização do projeto de pesquisa, a partir de normas de escrita científica e técnicas de pesquisa: formulação do problema, levantamento de hipóteses, justificativa, referencial teórico, método, cronograma e referências bibliográficas. Proposição e planejamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Aplicação de diretrizes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) no projeto de TCC.

O estudante inicia o curso pelo módulo vigente no momento da matrícula. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: posgraduacao@fapcom.edu.br Edital Consultar Inscrição

Mais detalhes

Especialização Presencial
Duração de 18 meses
Terças e Quintas, das 19h às 22h40.
Início das aulas: 12/08/2025
Atendimento Personalizado
Certificação FAPCOM

Como ingressar

Veja as orientações para o processo seletivo do curso:

1 Inscrição Online Faça sua inscrição online pelo Portal de Inscrição.
2 Carta de Intenção Escrever uma carta de intenção, informando o motivo do seu interesse em ingressar na Pós-Graduação da FAPCOM.
3 Processo de Matrícula Envio de documentos on-line e pagamento da taxa da matrícula.
4 Validação Validação presencial dos documentos apresentados.

Pós-Graduação FAPCOM

Formação de alto impacto profissional

Inscreva-se

Perguntas frequentes

  • Quais as formas de pagamento? O pagamento pode ser realizado por meio de boleto, PIX ou cartão de crédito.
  • Quais são os requisitos para ingressar na pós-graduação da FAPCOM? É necessário tem finalizado o curso de graduação em qualquer área de formação.
  • Quais são as formas de pagamento e financiamento disponíveis para a pós-graduação? O curso pode ser parcelado em até 18 meses e os pagamentos podem realizados por meio de PIX, boleto ou cartão de crédito.
  • Os cursos de pós-graduação da FAPCOM são presenciais ou online? Todos os nossos cursos são 100% presencias.
  • Como posso obter mais informações sobre um curso antes de me inscrever? Entre em contato com a nossa equipe de relacionamento.
  • Como fazer minha inscrição na Pós-Graduação? Acesse o curso de interesse e siga o passo a passo no portal do canditado.