Por uma crítica da religião desencantada: midiatização do sagrado na sociedade de consumo

Autores

  • Ronivaldo Moreira de Souza Universidade Paulista - UNIP
  • Jorge Miklos Universidade Paulista - UNIP

DOI:

https://doi.org/10.31657/rcp.v2i4.67

Resumo

O objetivo deste artigo é trazer uma reflexão crítica sobre as transformações religiosas na interseção entre religião e sociedade de consumo, apontando as principais transformações geradas por esta imbricada relação entre religião, comunicação e consumo, travessada pela midiatização. Adota-se a pesquisa bibliográfica como metodologia propondo um diálogo entre diferentes teorias para explicar o fenômeno. Fica evidente que a incorporação das práticas mercadológicas pela religião, especialmente a cristã, alterou o lugar de atuação e o processo de legitimação institucional, fazendo uma estreita ligação entre fé e mercado, espiritualidade e consumo.


Palavras-chave: Comunicação. Religião. Consumo. Midiatização. Mercado.

Biografia do Autor

  • Ronivaldo Moreira de Souza, Universidade Paulista - UNIP

    Pós-doutorando em Comunicação Social pela UNIP (Bolsista integral CAPES). Doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista Mestre em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória

  • Jorge Miklos, Universidade Paulista - UNIP
    Professor Titular do PPG em Comunicação da Universidade Paulista (UNIP), doutor em Comunicação pela PUC-SP

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Publicado

05/09/2018

Como Citar

Por uma crítica da religião desencantada: midiatização do sagrado na sociedade de consumo. (2018). PAULUS: Revista De Comunicação Da FAPCOM, 2(4), pág. 59-70. https://doi.org/10.31657/rcp.v2i4.67