Entre a incomunicabilidade e a intolerância: o exercício da alteridade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31657/rcp.v6i11.571

Resumo

O presente artigo objetiva refletir sobre alguns aspectos da Nova Teoria da Comunicação, conceito desenvolvido por Ciro Marcondes Filho (1948-2020), e os possíveis desdobramentos da incomunicabilidade humana na atualidade, embasando-nos no princípio da negação da alteridade, um paradoxo vivenciado na conhecida “sociedade da comunicação”. Pretende-se desenvolver o argumento de que os aspectos da comunicação midiatizada oferecidos à percepção e à consciência coletiva podem desencadear discursos dogmáticos e mentirosos, além de mecanismos de controle. Os questionamentos sobre os efeitos da comunicação nos indivíduos (transformação, obtenção de sentido e de plenitude do ser) – nos raros momentos em que acontece - fazem com que problematizemos tais questões e pensemos no presente. 

Biografia do Autor

  • Isabel Orestes Silveira, Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Pós-Doutorado no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (IA/UNESP). Doutora em Comunicação e Semiótica: Signo e Significação nas Mídias pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista de São Paulo (IA/UNESP). Bacharel em Pedagogia. Licenciatura em Pedagogia pela Universidade São Marcos. Bacharel em Educação Artística pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É docente da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo e professora da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM).

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/1395062359818097

  • Cintia Coelho da Silva, PUC-SP

    Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e graduada em História pela mesma instituição. Pós-graduada em Comunicação Corporativa e com MBA em Marketing na Fundação Getulio Vargas (FGV-SP). Atua com criação de conteúdo textual e possui ampla experiência em comunicação corporativa e marketing.

Downloads

Publicado

16/09/2022

Como Citar

Entre a incomunicabilidade e a intolerância: o exercício da alteridade. (2022). PAULUS: Revista De Comunicação Da FAPCOM, 6(11). https://doi.org/10.31657/rcp.v6i11.571