Visões do vírus

Vigilância, mediações e (narr)ativismo

Autores

  • Renê Arruda PUC-SP
  • Bernardo Queiroz Universidade Anhembi Morumbi
  • Thiago R. Silva

DOI:

https://doi.org/10.31657/rcp.v5i10.467

Resumo

A chegada da pandemia de COVID-19 no início de 2020 criou a necessidade de medidas de proteção para frear a doença. Estas medidas, em especial o isolamento social, contribuíram para que o digital passasse a ser a mediação padrão para grande parte das relações humanas. A intensificação da comunicação e sociabilidade por meios digitais intensificou macroprocessos sociais que já estavam em andamento, como a midiatização, “appficação”, migração do trabalho para as residências (home office), coleta massiva de dados para análise e classificação de pessoas com objetivos comerciais, dentre outros.

Este artigo tem por objetivo analisar alguns dos fenômenos emergentes das interações através de meios de comunicação digitais no contexto da pandemia de COVID-19 a partir de três eixos distintos: vigilância e dataficação; diferenças entre comunicação mediada digitalmente em relação a comunicação presencial; construção de narrativas.

Biografia do Autor

  • Renê Arruda, PUC-SP

    Renê Arruda é Mestre e Doutorando do Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP e  membro do grupo de pesquisa CCM. Atua profissionalmente como especialista em processos ágeis de gestão de projetos e professor. Sua pesquisa está no eixo transversal entre comunicação, política e tecnologia.

  • Bernardo Queiroz, Universidade Anhembi Morumbi

    Bernardo Queiroz é Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP,  Mestre em Comunicação pela UFPE, e coordenador do curso de Jornalismo da Universidade Anhembi Morumbi. Pesquisa cultura digital e suas interfaces com a experiência das redes, inicialmente no cinema mas agora expandindo para outras áreas, como a sociedade dos dados.

  • Thiago R. Silva

    Thiago Ribeiro Silva é Doutor em Comunicação e Semiótica pelo PEPGCOS da PUC-SP.

Downloads

Publicado

23/12/2021

Como Citar

Visões do vírus: Vigilância, mediações e (narr)ativismo . (2021). PAULUS: Revista De Comunicação Da FAPCOM, 5(10). https://doi.org/10.31657/rcp.v5i10.467