A A web e o Twitter como difusores do populismo nas trincheiras on-line do Brasil e dos Estados Unidos

tensionamentos entre jornalismo, notícia e opinião

Autores

  • Jéssica de Souza Carneiro UFPA
  • Walter Lima Teixeira Júnior UFPA Unifesp

DOI:

https://doi.org/10.31657/rcp.v5i10.462

Resumo

Neste século, um ecossistema de mídia permeado de polarizações remete a um possível cenário de guerra informacional, em que conceitos de jornalismo, notícia e opinião estão (con)fundidos nas possibilidades da existência on- line, o que é bastante favorável aos animadores do populismo e aos interesses da Big Tech. Nesse contexto, a violência emerge do discurso de líderes como Bolsonaro e Trump, os quais se utilizam das redes sociais, como o Twitter, para difundir opiniões de impacto e amplo alcance. Esta rede, por vez, em muitas situações, se mostra conivente, em alguns casos, e extremamente rígida, em outros. Para demonstrar isso e buscar comprovar nossa hipótese, tomaremos para análise notícias de web mídia, tweets das contas dos presidentes mencionados e as políticas de remoção/censura de conteúdo do Twitter, considerando os cenários Brasil e EUA, relativos, respectivamente, às crises do agravamento da pandemia no país, especificamente no estado do Amazonas; e à ocupação do Capitólio, em Washington DC, ambas ocorridas no início de 2021, para as quais olharemos sob o conceito de media ecology (STRATE et. al., 2019).

Biografia do Autor

  • Jéssica de Souza Carneiro, UFPA

    Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Pará (2007). Pós-graduação em Língua Portuguesa: Uma abordagem Textual pela Universidade Federal do Pará (2009/2010). É mestre em Letras - área de concentração em Estudos Literários, pelo Instituto de Letras e Comunicação, da Universidade Federal do Pará (2010/2011). Atualmente é servidora pública e desempenha a função de jornalista/assessora de comunicação, na Assessoria de Comunicação Institucional da Universidade Federal do Pará (UFPA). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Impresso e Digital, Novas Mídias e Comunicação Institucional.

  • Walter Lima Teixeira Júnior, UFPA Unifesp

    . Pesquisador interdisciplinar em Tecnologia, Comunicação e Sistemas Cognitivos Artificiais. Pós-doutorado em Simbiose homem-computador no Departamento de Engenharia Mecatrónica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado em Sistemas Cognitivos e Comunicação na Universidade de Aveiro (POR); Ph.D. Doutor em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo (USP). Ex-pesquisador colaborador do Centro de Matemática, Computação e Cognição da Universidade Federal do ABC (UFABC). Ex-Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Ex-Professor do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Ex-professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero (Facasper). Atual professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (UFPA) e professor do Programa de Mestrado Profissional Interdisciplinar em Inovação Tecnológica da Universidade Federal de São Paulo. Ex-Chefe de Gabinete da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Árbitro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Ex-chefe da Assessoria de Imprensa da Universidade de São Paulo (USP). O atual diretor do Departamento de Comunicação Institucional da Universidade Federal de São Paulo. 

Downloads

Publicado

23/12/2021

Como Citar

A A web e o Twitter como difusores do populismo nas trincheiras on-line do Brasil e dos Estados Unidos: tensionamentos entre jornalismo, notícia e opinião. (2021). PAULUS: Revista De Comunicação Da FAPCOM, 5(10). https://doi.org/10.31657/rcp.v5i10.462