Os riscos do agir telecomunicacional

Autores

  • Pierre-Antoine Chardel Institut Mines-Télécom Business Schoo
  • Bernard Reber CNRS/Sciences Po Paris

DOI:

https://doi.org/10.31657/rcp.v5i9.451

Resumo

Este artigo pretende mostrar que, embora as “máquinas informacionais” reconfigurem em certos aspectos a comunicação interpessoal, a aparente fluidificação das relações não deixa de apresentar uma contrapartida de um ponto de vista hermenêutico, tampouco é isenta de certos riscos éticos relativos à evolução do senso de responsabilidade, à qualidade das trocas e ao respeito à autonomia das pessoas. Esses riscos da comunicação mediada por computador, mesmo não tão facilmente identificáveis e homogêneos, necessitam ser avaliados para além dos discursos e dos modos de representa- ção que essas tecnologias apresentam e de acordo com os contextos nos quais estas se inscrevem.

Biografia do Autor

  • Pierre-Antoine Chardel, Institut Mines-Télécom Business Schoo

    Doutor em filosofia e ciências sociais, orientador de pesquisas na Université de Paris (Faculté des SHS – Descartes), Pierre-Antoine Chardel é professor do IMT-BS (Institut Mines-Télécom Business School), membro do Institut Interdisciplinaire d’Anthropologie du Contemporain (IIAC, UMR 8177, CNRS / EHESS) e pesquisador convidado do MédiaLab da Sciences Po-Paris . É também professor na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS), onde coorganiza o seminário “Sociofilosofia da atualidade. Questões epistemológicas, metodológicas e críticas ”

  • Bernard Reber, CNRS/Sciences Po Paris

    Prof. Bernard Reber é Diretor de Pesquisa do CNRS e membro do Centre de Recherches Politiques de Sciences Po. Filósofo moral e político, trabalha com problemas referentes à deliberação ética e democrática, sobre a inovação responsável, o pluralismo ético e científico. É coordenador de Ciências Humanas e Sociais do projeto multilíngue Encyclopédie.Sciences (ISTE, Londres), no qual também co- dirige o campo da Sociologia, ética e epistemologia da ciência. Ele dirige a coleção Interdisciplinaridade, Ciências e Humanidades, e codirige as coleções Inovação e Responsabilidade, Governança de Mudanças Globais.

Downloads

Publicado

30/06/2021

Como Citar

Os riscos do agir telecomunicacional. (2021). PAULUS: Revista De Comunicação Da FAPCOM, 5(9). https://doi.org/10.31657/rcp.v5i9.451