A comunicação e o enigma da alteridade

responsabilidade ética, justiça e hospitalidade

Autores

  • Angela Cristina Salgueiro Marques Universidade Federal de Minas Gerais
  • Luis Mauro Sá Martino Faculdade Cásper Líbero

DOI:

https://doi.org/10.31657/rcp.v5i9.427

Resumo

O objetivo deste texto é elaborar uma reflexão acerca de como o enigma  configurado pelo encontro com a alteridade pode nos deslocar e nos afetar de maneira a produzir também impacto sobre os esquemas de inteligibilidade que definem nosso modo de apreender e acolher aqueles que nos aparecem como “estranhos”. Buscamos mostrar, a partir de autores como Emmanuel Levinas e Judith Butler, que a resposta a ser elaborada para tal enigma escapa ao modelo discursivo de resolução racional de problemas coletivos, requerendo uma outra maneira de entender a modelagem da interação com os outros. Argumentamos que o enigma do rosto do outro, seu apelo pelo descentramento do “eu” e seu grito só podem ser ouvidos se alterarmos o imaginário político de interdependência que define o contexto de nossa experiência da pluralidade de modos de vida em sua inquietante singularidade.

Biografia do Autor

  • Angela Cristina Salgueiro Marques, Universidade Federal de Minas Gerais
    Doutora em Comunicação Social pela UFMG. Pós-doutora em Ciências da Comunicação pela Université Stendhal, Grenoble III. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG.
  • Luis Mauro Sá Martino, Faculdade Cásper Líbero

    Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Faculdade Cásper Líbero.

Downloads

Publicado

30/06/2021

Como Citar

A comunicação e o enigma da alteridade: responsabilidade ética, justiça e hospitalidade. (2021). PAULUS: Revista De Comunicação Da FAPCOM, 5(9). https://doi.org/10.31657/rcp.v5i9.427