O curso de Pós-graduação em Produção Editorial da FAPCOM conta com o suporte e a experiência da Editora Paulus, em atuação no mercado editorial do país desde 1931.
Este curso de especialização (lato sensu) da FAPCOM é voltado para profissionais que desenvolvem técnicas de editoração gráfica de livros impressos e digitais. O programa de pós-graduação em Produção Editorial oferece conhecimento teórico, técnico e de gestão no campo editorial. Capacita o profissional para dominar o processo de edição de textos, planejamento, produção, administração e divulgação de produção editorial no meio impresso e digital.
Com aulas aos sábados, o curso é dividido em três módulos de fluxo contínuo, com três semestres letivos, em que o profissional ingressa no módulo vigente. O corpo docente desta pós-graduação na FAPCOM é formado por Mestres e Doutores, com experiência profissional na área editorial.
Com relação ao processo avaliativo durante o curso, o aluno deve desenvolver um projeto editorial de uma obra no módulo editorial; executar parte de um produto editorial (impresso ou digital) no módulo de tecnologias da produção; e um plano de marketing no módulo comercial. Portanto, espera-se que o estudante alcance o final do curso com um produto editorial completo e seu respectivo projeto editorial e plano de marketing.
Duração: 3 módulos com aulas presenciais em três semestres.
A FAPCOM – Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação é uma das instituições mais reconhecidas pela excelência de seu ensino e que conta com corpo docente formado por mestres e doutores, que também são profissionais com forte experiência de mercado na área de Relações Públicas. Possui completa infraestrutura e está localizada muito próxima às estações Ana Rosa e Vila Mariana do metrô.
Com salas de aula equipadas com recursos multimídia, a FAPCOM dispõe de biblioteca e videoteca especializada, laboratórios de informática, estúdios de rádio, de TV e de fotografia e também salas de pós-produção. Em seu amplo auditório, com capacidade para 450 pessoas, acontecem apresentações artísticas e culturais e os mais importantes eventos científicos.
Importante: os estúdios e os laboratórios da FAPCOM seguem uma regulamentação voltada ao seu pleno aproveitamento, conforme as características de cada curso, o que permite ao aluno a melhor experiência para aplicação prática do que aprende em sala de aula.
Ao longo do ano, a FAPCOM promove oficinas e seminários relacionados à produção editorial, com profissionais convidados do mercado, a fim de promover um contato com novidades e debates atuais da área e complementar a formação do aluno.
*Entre em contato para conhecer as condições de bolsa e consulte os planos de pagamento no edital*
Edital
Confira aqui o Edital nº 12/2024 – Processo Seletivo para ingresso em 2025/1 nos cursos de Pós-Graduação em Produção Editorial (Módulo Comercial) e Gestão de Mídias Digitais (Módulo Comunicação Digital)
A FAPCOM é uma faculdade linda, com uma infraestrutura de ponta, e os melhores recursos tecnológicos para atender os nossos alunos.
História geral do livro |
30h |
Gestão editorial |
30h |
Curadoria e identidade editorial |
30h |
Experiência: Projeto editorial |
30h |
Design editorial |
30h |
Impressão editorial |
30h |
Linguagens digitais e metadados |
30h |
Experiência: Edição de livros |
30h |
Mercado editorial |
30h |
Comunicação digital e redes sociais |
30h |
Comercialização e distribuição do livro |
30h |
Experiência: Plano de marketing para o segmento editorial |
30h |
Editora-Chefe e sócia-proprietária do Studio Patinhas e Professora do programa de Pós-Gradução no curso de Produção Editorial da FAPCOM. Mestre em Tradução pela Universidade de São Paulo, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – FFLCH, orientanda do Prof. Dr. John Milton, no Programa de Estudos da Tradução, onde desenvolveu pesquisa sobre tradução de histórias em quadrinhos. Atuou como Editora Sênior na Mythos Editora sendo responsável pelos títulos da Marvel. Possui graduação em Licenciatura em Ciências Exatas – Física – pela Universidade de São Paulo (2007). Foi Editora-Chefe da Marvel Comics pela Panini do Brasil e neste período cuidou das revistas do Homem-Aranha, Wolverine, Homem-Aranha & Deadpool, X-Men e de diversas Coleções Históricas além de traduzir alguns títulos de Star Wars; na DC Comics foi responsável pela tradução de alguns títulos como Batman & Robin Eternos, Nós Somos Robin, A Guerra dos Robins, Canário Negro, Mulher-Gato, Superwoman e Aquaman. E continua traduzindo títulos da Marvel e da DC Comics. Foi professora de idiomas do Centro de Divulgação Científica e Cultural. Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Astronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Quadrinhos, Educação, História da Ciência, Ensino de Língua Inglesa, Benjamin Franklin e Shakespeare. Atuou como professora convidada nos programas Sala de Professor e Acervo na TV Escola – MEC
Mestre em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo – USP, Especialista em Estudos de Museus de Arte pelo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo – USP e Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Produção Editorial pela Universidade Anhembi Morumbi. Possui experiência de 26 anos nas área de Comunicação (texto e imagem) e Estética e História da Arte. Possui certificações oficiais Adobe Certified Expert, para o software Adobe InDesign e Adobe Certified Instructor for Creative Cloud Design & Layout Solutions. Atua como professor de ensino superior desde 2004.
Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2007) com habilitação em design gráfico e especialização em Fundamentos da Cultura e das Arte pela UNESP (2010). Mestre pelo programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais, pela ECA-USP. Já trabalhou em algumas vertentes da área de desenho industrial, como design gráfico, direção e assistência de arte, design têxtil, ilustração, concept art e character design para animações, assim como na área de docência, ministrando aulas no Senac (2012-2013) de ilustração vetorial e participando do Programa de Preparação Pedagógica na USP, dentro da disciplina de graduação em Cinema, Rádio e TV intitulada de Introdução à Animação. Trabalha desde 2010 como freelancer atuando nas áreas de design gráfico e com a parte de pré-produção em animação, desenvolvendo ilustrações, storyboards e personagens para filmes publicitários e educativos.
É doutorando em Ciências da Comunicação na ECA-USP e em Gestão da Informação pela NOVA-IMS – Universidade Nova de Lisboa. Possui mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, especialização em Educação no Ensino Superior pela Universidade Anhembi Morumbi, extensão em Publishing pela Yale University e graduação em Produção Editorial pela Universidade Anhembi Morumbi. Possui MBA em Data Science e Analytics pela USP. Atualmente é docente no curso de pós-graduação em Tecnologias na Aprendizagem, Gestão Escolar e Gestão Estratégica em EaD no Centro Universitário SENAC. É fundador e publisher da W4 Editora. É pesquisador do NP4 – Núcleo de Produção Editorial da Intercom, do Grupo de Pesquisas de Livros e outras mídias da ECA-USP e foi líder do grupo de pesquisas Convergência das Mídias na Educação – Pressupostos e aplicabilidade da UAM.Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Mercado Editorial Segmentado, Comunicação Organizacional e Planejamento estratégico; atuando principalmente nos seguintes temas: mercado editorial, marketing editorial, livro e leitura, mídias sociais e internet, planejamento em comunicação, planejamento estratégico. Em educação tem trabalhado na área de Tecnologias Educacionais e Planejamento e Gestão de Instituições Educacionais.
Possui graduação em Marketing pela Universidade Nove de Julho (2003), graduação em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (2008) e mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2020). Foi produtor e editor de vídeo e cinema, assessor de imprensa no Sistema Brasileiro de Televisão, assessor editorial da Paulus Editora e atualmente pesquisa o discurso religioso e político no ambiente digital. linguagens, mídia, análise de discurso, audiovisual, narrativas e consumo.
Semestral
Sábados, das 8h30 às 17h10
Matriz Curricular
1 ano e 6 meses (3 semestres)
WhatsApp: (11) 9 8751-1659 ou clique aqui
Fone: 2139-8506 / 2139-8592
Curso registrado no MEC – código 176004