A FAPCOM realizou, nos dias 19 e 20 de agosto, a 19ª edição do Simpósio de Comunicação, com o tema “Desafios Contemporâneos da Comunicação: Medo e Democracia”. O encontro reuniu estudantes, professores e convidados para refletir sobre os desafios da comunicação diante das transformações políticas, sociais e tecnológicas da atualidade.

A proposta desta edição foi discutir de que maneira o medo se manifesta nas relações políticas e sociais e como a comunicação participa desse processo. A programação também abordou questões como a influência das plataformas digitais, o capitalismo de vigilância, a instrumentalização da fé e a importância da educação midiática crítica.

Na noite de 19 de agosto, a primeira mesa do simpósio contou com a participação de João Paulo Charleaux e Maitê Freitas, com mediação do professor Fábio Alessandro Munhoz. O encontro abriu a programação do evento e promoveu uma discussão sobre a relação entre comunicação, medo e democracia, a partir de diferentes perspectivas sobre os desafios contemporâneos da área.

Na manhã de 20 de agosto, a programação teve continuidade com a participação de Ana Carolina Evangelista, Janina Onuki e João Batista Freitas Cardoso, com mediação da professora Rita de Cássia Donato dos Santos.

A segunda mesa ampliou as discussões propostas pelo simpósio, colocando em debate as transformações na comunicação e na política e seus impactos sobre a sociedade. A participação dos convidados contribuiu para uma reflexão sobre o papel da comunicação na construção do debate público e sobre a necessidade de uma atuação cada vez mais crítica e consciente diante dos fenômenos contemporâneos.

Ao longo dos dois dias, o 19º Simpósio de Comunicação reforçou a importância de discutir a comunicação para além de seus aspectos técnicos, considerando também seus impactos sociais, políticos e culturais.

Para a FAPCOM, iniciativas como o simpósio contribuem para aproximar a comunidade acadêmica de questões presentes no cotidiano e estimular o diálogo e a reflexão crítica sobre o papel da comunicação na sociedade.

A 19ª edição reafirmou, assim, o compromisso da instituição com a promoção de espaços de debate e reflexão sobre os desafios contemporâneos da comunicação e sua relação com a sociedade.

92 visualizações