13º Simpósio de Comunicação Fapcom

Página inicial >> Notícias >> 13º Simpósio de Comunicação Fa...

O 13º Simpósio de Comunicação da FAPCOM, transmitido este ano exclusivamente pelas mídias digitais, marcou a celebração dos 106 anos de fundação da Pia Sociedade de São Paulo.



O 13º Simpósio de Comunicação promovido no dia 20 de agosto de 2020 pela Faculdade Paulus de Comunicação iniciou com as palavras do Diretor Pe. Dr. Antonio Iraildo, ssp. Em sua fala de abertura o diretor destacou o sentimento de esperança que deve sobressair-se diante do momento “cinza” no qual vivemos, referindo-se a atual pandemia. Acolheu com alegria os presentes, relembrou o aniversário de 106 anos da fundação da Pia Sociedade de São Paulo na Itália e os 89 anos da chegada dos primeiros Paulinos ao Brasil. Nem haviam “cessado os tambores do carnaval, o brilho das purpurinas”, salientou ele, e já nos encontrávamos envolvidos numa pandemia que nos trouxe muitas incertezas deixando escancarada a indiferença da liderança maior deste país, o presidente da República. Citando o tema do simpósio: Distanciamento social e proximidade em tempos de pandemia e conectividade, disse o diretor que o simpósio foi preparado em uma atmosfera de muita dor, lembrando as vítimas da Covid-19 que já ultrapassam em muito as 100 mil pessoas.

Pe. Valdir José de Castro, ssp, superior geral dos Padres e Irmãos Paulinos, o primeiro a falar, dirigiu-se aos presentes desde a Itália. Destacou o pensamento da carta do Papa Francisco Laudato Si’ relembrando que “tudo está conectado” e que somos responsáveis pelo cuidado de nossa casa comum. O tema que ele tratou foi Ecologia da Comunicação: O cuidado com a Casa Comum no pensamento do Papa Francisco. Ao final, dentre outros pensamentos, levou os presentes a refletir de que é possível ao ser humano conviver com a natureza de um modo geral.

O Prof. Dr. José Eugênio de Menezes falou sobre o som, a pele e a ecologia da comunicação. Partindo dessas noções ele levantou algumas questões relacionadas ao ouvir, à necessidade do abraço, o cuidado com a pluralidade e dentre outros apontamentos concluiu com uma frase de Walter Benjamin: “Cada época sonha a seguinte e ao sonhá-la impele o seu despertar”.

O Prof. Dr. Norval Baitello Jr apresentou o tema: A construção dos ambientes em que vivemos: retomar as rédeas do mundo? Iniciou sua apresentação acrescentando um subtítulo: Os vermes e o vírus. Em sua apresentação, divida em 7 tópicos, disse que o modelo no qual estamos inseridos hoje está em crise. Existe uma destruição das massas, das famílias, seja num sentido restrito ou amplo. “O vírus trouxe o surgimento das massas sintéticas, sem corpos, sem vida, sem promessa, sem passado, sem futuro”, disse o professor.

O Prof. Dr. Luís Mauro Sá Martino, que tratou sobre o título “Deu match com a tela? Midiatização, afeto e conexão digital”. Iniciou manifestando a alegria em estar presente no evento e destacou as relações com as telas que não são exatamente uma situação do momento atual, mas já eram uma situação percebida muito antes da pandemia. Encerrando sua fala expressou a possibilidade de “podermos revalorizar esse espaço tridimensional da relação e voltar no futuro a saber a hora de interagir com a tela, mas também saber a hora fantástica de pegar a tela, desligar, olhar no olho e falar: E aí! O que você me conta de novo?”.

Após as perguntas e demais intervenções o evento foi encerrado pelo diretor da faculdade em clima de gratidão, alegria, saudade e esperança. Caso tenha perdido o evento, ele está disponível no Youtube. Veja no link: https://youtu.be/ZJdEI_kuJj4

Voltar