Projeto Metanoia

Página inicial >> Atividades e Projetos >> Projeto Metanoia

Apresentação

O Projeto Metanoia é uma iniciativa da FAPCOM e do IJEP. Realiza-se com o apoio da Pastoral Universitária FAPCOM. Nele, são produzidos vídeos de curta duração (3 a 5 minutos no máximo), no formato de mini documentários, abordando temas da atualidade associados aos conceitos da Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung e outros autores como Joseph Campbell, Mircea Eliade, Rene Girard, Edgar Morin, incluindo pensamentos de São Paulo Apóstolo.

Objetivo Geral

Estimular a capacidade reflexiva e, consequentemente, metanoia, que é a mudança do estado de consciência, despertando sensibilidade e ativismo na direção de caminhos para a inclusão social, com equidade e amorosidade, indo na direção opositiva contemporânea, em que a polarização e a banalização do mal está imperando, mesmo por parte de alguns indivíduos que se dizem cristãos, que praticam discriminação e ódio ao que lhe é contraditório.

Objetivos específicos

– Estimular a transdisciplinaridade e a integração dos saberes, entre o corpo docente da FAPCOM e do IJEP;

– Promover comprometimento e engajamento dos alunos nas discussões dos conteúdos;

– Realizar mesa-redonda uma vez por semestre de forma online com emissão de certificados;

– Contribuir com a formação humana e cristã.

Logística

Utilização dos estúdios e demais espaços da FAPCOM, para a elaboração e edição dos conteúdos audiovisuais, assim como a propagação deles nas mídias sociais da Pastoral Universitária e do IJEP, com agenda pré-aprovada de temas e convidados a serem indicados pela direção da FAPCOM e do IJEP. Para concretizarmos o formato de mini documentários é importante que para cada tema escolhido tenhamos a participação de duas pessoas no mínimo. O material bruto ficará arquivado com a Pastoral Universitária FAPCOM.