17ª Semana de Formação Docente Fapcom

Página inicial >> Notícias >> 17ª Semana de Formação Docente...

Por Ednoel Ribeiro de Amorim

Como é sabido, o ano começou repleto de expectativas pela chegada das vacinas aprovadas pela ANVISA. A Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM) segue atenta ao cenário nacional e continua comprometida com a segurança e o aprendizado de seus alunos, por isso o primeiro semestre de 2021 já teve início dia 8 de fevereiro para os alunos veteranos, no formato remoto e ao vivo.

De 1º a 5 de fevereiro, no formato on-line, ocorreu a 17ª Semana de Formação Docente Fapcom. O encontro marcou o início dos trabalhos docentes deste ano de 2021. Na ocasião a direção, na pessoa de Pe. Antonio Iraildo Alves de Brito, ssp, dirigindo-se aos participantes compartilhou alguns fragmentos da mensagem do Papa Francisco para o 55º dia mundial das comunicações, com o tema: “Vem e verás” (Jo 1, 46). Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são. O diretor, salientou a ideia de que “Nada substitui o ver pessoalmente”.

Utilizando as palavras do Papa disse, dentre outras coisas, que: “Algumas coisas só se podem aprender, experimentando-as. Na verdade, não se comunica só com as palavras, mas também com os olhos, o tom da voz, os gestos. O intenso fascínio de Jesus sobre quem O encontrava dependia da verdade da sua pregação, mas a eficácia daquilo que dizia era inseparável do seu olhar, das suas atitudes e até dos seus silêncios. Os discípulos não só ouviam as suas palavras, mas viam-no falar”. Ele concluiu sua fala fazendo votos de que o encontro fosse aproveitado da melhor força possível, encontrando formas de alcançar os alunos, desejando bons frutos e lembrando que todos precisam de muita força, forças que são conquistadas juntas, mas que sabem a direção que estão indo.

Em seguida o pró-diretor acadêmico, Pe. José Erivaldo Dantas, ssp, fazendo uso da palavra, recordou a presença das diversas categorias de pessoas ali presentes, para destacar a importância da presença e o trabalho desempenhado por cada um. Em sua fala ele reforçou a necessidade do cultivo da autoestima para que se mantenha sempre elevada e possa transmitir essa positividade aos alunos para juntos enfrentarem os desafios de mais um semestre remoto. O pró-diretor administrativo, Pe. Benedito Antônio Bueno de Almeida, ssp, também participou desse momento inicial manifestando sua alegria em poder participar do encontro, do orgulho em fazer parte do corpo da faculdade e enfatizou que seu papel na faculdade é uma missão, principalmente para ele como religioso, uma missão de formar o ser humano.

Após a abertura, teve início a palestra da manhã com uma professora convidada, como de costume, a Prof.ª Ma. Fernanda Gabriela de Andrade Coutinho da UNICESUMAR. A professora tratou do tema: Perspectivas didáticas para o professor transformador em contextos tecnológicos. Sua proposta para o encontro foi a de desenvolver o trabalho pautando-o no diálogo. Para isso utilizou dinâmicas inovadoras com recursos tecnológicos, o que motivou a participação ativa dos professores e demais presentes.

A ideia do professor transformador é aquela que compreende o professor do século XXI como aquele que necessita estar antenado ao que determina a realidade social, econômica e cultural, precisa também alterar o ritmo e não ficar ancorado na antiga função de informações e conhecimentos, destacou a Prof.ª Fernanda.

A 17ª Semana de Formação Docente da Fapcom foi marcada por muitos trabalhos e reuniões on-line, o que foi sendo desenvolvido ao longo de toda a semana. No dia 2 (terça-feira) a palestra que marcou o encontro foi a exposição da Sra. Luciana Santos da Foreducation Edtec sobre Google for education: ferramentas, recursos, boas práticas, trilhas e avaliação da aprendizagem no Google Classroom.

Durante toda a semana realizaram-se muitos outros momentos entre direção, coordenadores e professores, sempre tendo como principal objetivo o fortalecimento dos vínculos institucionais, atualização profissional e o bem da formação dos alunos e bom desempenho do semestre que está iniciando.