FAPCOM: Semana do Meio Ambiente 2022 discute sustentabilidade
Evento foca em estratégias de demarketing e em ações voltadas à preservação dos rios.
De 23 a 27 de maio, a Faculdade Paulus de Comunicação – FAPCOM, realizará a Semana do Meio Ambiente 2022, com o tema “Sustentabilidade: ideias, propostas e ações”. O evento contemplará duas discussões: impactos de ações de demarketing e da preservação de rios urbanos. Para isso, contará com mesas-redondas, palestras, oficinas e atividades em sala de aula.
Segundo o padre Antonio Iraildo, diretor da FAPCOM, é preciso refletir e praticar ações que façam jus à profundidade conceitual e humanista que carrega a palavra sustentabilidade. “O tema da sustentabilidade, para além de uma palavra da moda, é um convite a todos nós a prestarmos atenção no quanto precisamos cuidar de nossa ‘casa comum’. Há tempos os sistemas econômicos, para seus lucros exorbitantes, exploram a natureza e seus recursos. Agora, mais do que nunca, é hora de tomarmos consciência de que tudo está interligado, desde as mais ínfimas criaturas, ao homem que se julga o maior. O papa Francisco tem insistido na necessidade urgente de uma conversão ecológica e de outro estilo de vida, que leve em conta o cuidado e a preservação de toda a criação”, analisa.
“Águas que curam, educam e comunicam: um novo olhar sobre o corpus da cidade” é o título das mesas-redondas do primeiro dia do evento, que ocorrerão às 8h e às 19h30. A FAPCOM receberá, no Auditório Tiago Alberione, a professora universitária e bióloga Marta Angela Marcondes, do coletivo A Voz dos Rios; o consultor José Bueno, do coletivo Rios e Ruas, e o advogado e engenheiro agrônomo Ricardo Fraga Oliveira, da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo. O padre Antonio Iraildo fará a mediação e a abertura artística ficará por conta do poeta, escritor e compositor José Luiz Adeve (Cometa), ativista pelo direito à cidade.
Já no dia 24, também a partir de 8h e 19h30, os palestrantes discutirão “Demarketing, Objetivos Sustentáveis e a Comunicação Ativista – Teoria e Práticas”. Sob a mediação do professor Vanderlei Postigo, da FAPCOM, a mesa contará com as presenças de Marcio Mendes, diretor de Marketing da Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável (ABRAPS) e presidente da consultoria Marketing Sustentável; do professor universitário Decio Ferreira Forni, fundador da consultoria Demarketing Brasil, de Katia Valle, gerente de produtos da Universidade de Cambridge no Brasil além de Saulo Ricci, fundador da Coletando Soluções, startup que incentiva a reciclagem ao inserir ecopontos itinerantes dentro de comunidades da periferia.
O encerramento das mesas-redondas será marcado pelo pocket show “Olho D’água”, apresentado por CA CAU, músico, compositor, poeta e artista visual.
Já no dia 25, serão ofertadas oficinas com ênfase em Economia Circular, em parceria com pesquisadores da USP.
A expressão “demarketing” diz respeito a ações de redução de consumo, por organizações, em situações de escassez ou baixa produção. E tem sido reconfigurada na atualidade para ações de educação do mercado, frente ao cenário de graves crises climáticas relacionadas a padrão de consumo e ao nível alarmante de produção. Philipe Kotler, um estudioso do tema, chegou a declarar: “Bem-Vindo à Era do Demarketing”.
Para o publicitário Vanderlei Postigo, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da FAPCOM e organizador do evento, o comunicador e o gestor “têm um papel significativo no processo de reconhecimento da importância da ferramenta de demarketing, seja como forma de controlar a demanda por produtos escassos ou até mesmo para segmentar o target e oferecer estratégias para um consumo eficiente e sustentável”.