Em mais uma edição do Projeto Aurora da FAPCOM, especialista comentou sobre a filosofia, psicologia e teologia por trás das reflexões do filósofo medieval
Manu Bertoloni (Comitê de Eventos de Jornalismo)
Prof. Dr. Pedro Monticelli leva os participantes a uma jornada reflexiva sobre filosofia no Projeto Aurora | Reprodução/FAPCOM
Nesta terça-feira (08), o professor da Faculdade Paulus de Comunicação (FAPCOM), Dr. Pedro Monticelli, marcou presença em mais uma edição do Projeto Aurora. Desta vez, para introduzir aos participantes do curso livre o significado das paixões da alma para o filósofo Tomás de Aquino.
“A proposta do professor Pedro de apresentar as paixões da alma em Tomás de Aquino é um convite para pensar a questão antropológica do ser humano, valorizando o aspecto psíquico”, comentou Rafael Rodrigues Barbosa, responsável pela Pastoral Universitária da FAPCOM.
Durante o evento, Monticelli transportou o público para o entendimento do que é paixão e alma para Tomás de Aquino, dividindo a alma como partes do corpo e refletindo dentro de um pensamento teológico e psicológico sobre o estudo das onze paixões da alma. “Algo análogo acontece na alma, na psique (princípio da vida), assim como o corpo tem suas partes, a alma tem suas partes”, explicou o professor.
Dentro do estudo das paixões, Monticelli caracterizou seis delas como “pares básicos”, o amor e ódio, desejo e repulsa, dor e prazer. Dessa forma, esperança, coragem, medo e ira também compõem as onze paixões do estudo de Tomás de Aquino. “Todas as paixões são neutras, elas simplesmente são, o bem e o mal moral tem haver com o consentimento”, acrescentou Montecelli
REFLEXÕES – O Projeto Aurora teve seu primeiro encontro em 2023. Trata-se de uma colaboração da Pastoral Universitária e do curso de Filosofia da FAPCOM com o objetivo de estabelecer uma aproximação entre o campo da Espiritualidade e a Filosofia.
O próximo evento do Projeto tem data marcada para novembro e será divulgado em breve pelas redes sociais da FAPCOM.
SOBRE O CURSO DE FILOSOFIA
O curso de Bacharelado em Filosofia da FAPCOM estabelece um diálogo inovador entre os conteúdos da tradição filosófica e a realidade do mundo contemporâneo, em especial com o contexto da comunicação social e suas implicações atuais. Nesse sentido, a Filosofia na FAPCOM não é apresentada apenas pelo embasamento teórico, mas propõe a construção de um pensamento iluminador das relações entre o ser humano, o pensamento da tradição filosófica, os meios de comunicação social e a tecnologia e a realidade atual da humanidade.
O programa oferece aos alunos uma sólida formação em história da Filosofia que os capacite para a compreensão, investigação e transmissão dos principais temas, problemas e sistemas filosóficos, bem como para uma análise e reflexão crítica da realidade em que estão inseridos concebendo um diálogo transdisciplinar com as novas tecnologias e a comunicação social.
Já o curso de Licenciatura em Filosofia da FAPCOM visa atender à necessidade cada vez mais emergente de profissionais da área de Filosofia que estejam bem preparados para o exercício da docência em Filosofia, em uma cultura marcada pela tecnologia e pela comunicação em rede. E esse é o diferencial da formação docente de Filosofia na FAPCOM. O programa entende que o diálogo possível entre Filosofia e sala de aula precisa ser construído a partir de fundamentos teóricos sobre a identidade da Filosofia e do filosofar.
A função e a finalidade da disciplina em questão, o que ensinar e como fazê-lo, as relações entre a Filosofia e sua história, sobre as relações entre Filosofia e Educação, e de maneira singular as relações entre Filosofia e Comunicação estão presentes no perfil e objetivos do curso. Assim, não se espera do licenciado em Filosofia apenas a capacidade de meramente mencionar as teorias dos filósofos; o curso prepara o aluno para se pronunciar criticamente não apenas na transmissão do patrimônio cultural conhecido como História da Filosofia, mas também diante dos problemas pelos quais a Filosofia encontra, no contexto atual, seja no plano existencial de cada indivíduo, seja no plano histórico-político.
SAIBA MAIS: fapcom.edu.br/graduacao/filosofia-3
Posts Relacionados: