Alunos e professores de Publicidade e Propaganda da Fapcom vivem Marketing de Experiência na cultura alimentar de queijos premiados brasileiros.
No último sábado, 02 de abril os alunos do 5º semestre de Publicidade e Propaganda viveram uma experiência única ao conhecerem in loco a produção da cultura alimentar de queijos premiados, valorizando os produtos majoritariamente brasileiros do interior de São Paulo.
A visita técnica guiada à Fazenda Atalaia, localizada a cerca de 140 km de São Paulo na cidade de Amparo, faz parte do Projeto de Trabalho Interdisciplinar de Publicidade e Propaganda , em que os alunos colocam em prática a execução de um projeto de Comunicação Integrada a partir de cliente real, cuja avaliação compõe parte da média do 2o bimestre em disciplinas específicas do 5o semestre do curso. Trata-se de uma campanha com foco em branding, games, tendências de mercado USG e criação on line e cujo tema versa sobre Marketing de Experiência. Acompanhados pelo coordenador prof. Vanderlei Postigo e dos professores Fabiana Mendes (Criação e Direção de Arte) , Luiz Barna ( Advergames) e Daniel Paletta ( Mídia e Pontos de Contato) os futuros publicitários a partir de um briefing e de pesquisa de campo vivenciaram de camarote e em tempo real uma volta ao passado diante da produção de queijos premiados internacionalmente.
Durante 4 horas , professores e alunos recepcionados pelos proprietários Paulo e Rosana e por Meiri Cardoso, historiadora e mestre em história da arte pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), guia da Fazenda , foi possível registrar sob a ótica da Comunicação Social a importância da preservação histórica do local, por meio da sensibilização ás pessoas de que essa história é nossa, de todos nós brasileiros, não apenas de quem vive na fazenda. O Brasil viveu mais de meio século tendo o café como sua principal atividade, algo que impactou uma série de questões culturais e de desenvolvimento da nação.
Assim, o encontro entre o urbano da Faculdade Paulus de Comunicação – Fapcom e o universo rural da Atalaia pode ser visto por meio de observações sobre:
O interesse pela proposta de marketing de experiência da Fazenda Atalaia se deu em razão do cliente proporcionar encontros que possam divulgar a cultura alimentar local e também valorizar os produtos majoritariamente brasileiros.
A partir de agora, os alunos terão o desafio de em dois meses pensarem em estratégias de comunicação integrada para divulgarem a marca a muitos “cheese lovers” e pessoas interessadas em obter cultura histórica, arquitetônica, gastronômica e modo de vida rural.
Nesta parceria, a Fapcom doou 200 livros ‘Histórias que o rádio não contou “ do jornalista Reynaldo C Tavares, ed. Paulus para oferecer aos visitantes da icônica fazenda.
Ao finalizarem o dia de trabalho , professores e alunos tiraram o fim da tarde de sábado para se confraternizarem e recarregarem as energias para o planejamento de campanha que está só começando.
CONTATO: Setor Pedagógico Eventos MEIRE CARDOSO (19) 99750 8129 @fazendaatalaia
Rodovia SP 352 Km 137,5 Alferes Rodrigues, Amparo –SP CEP 13900-000
Prof. Vanderlei Postigo
Coordenador de Publicidade e Propaganda
Fapcom