A Editora MEMO e a Faculdade Paulus de Comunicação (FAPCOM) promoverão, no próximo dia 23 de maio, às 10h, o evento de lançamento ao público brasileiro do livro de Daud Abdullah, “Engajando o Mundo – A construção da Política Externa do Hamas”, com a presença e debate com o autor.
Para quem se interessa pelos acontecimentos no Oriente Médio, em particular a situação da Palestina sob ocupação israelense, a obra mostra um lado desconhecido do público, que são as intensas relações do movimento e partido político Hamas com os governos, autoridades e lideranças públicas ao redor do mundo.
Devido à cobertura usual dos confrontos na Palestina, o Hamas é tido muito mais como um movimento armado da resistência palestina, cunhado como terrorista pelo Estado de Israel, mas que no entanto tem uma vida política e diplomática reconhecida nos circuitos internacionais. Como afirma sobre o livro o ex-chanceler e atual assessor especial da Presidência da República, Celso Amorim, é encorajador ler que esse esforço pode atribuir ao Hamas um papel central na restauração dos direitos palestinos.
A invisibilidade dessa movimentação é rompida pela obra Daud Abdullah através da apuração cuidadosa de encontros, reuniões, agendas públicas ou fechadas do grupo na esfera diplomática. O renomado escritor Ilan Pappé, professor da Faculdade de Ciências Sociais e Estudos Internacionais da Universidade de Exeter, afirma que o livro contesta com êxito a comum deturpação do Hamas no Ocidente” sendo também “contribuição crucial para melhor compreensão da relação entre o Ocidente e o Islã político em geral”.
Daud Abdullah é um intelectual dedicado aos temas do Oriente Médio, comprometido com a causa palestina e contribui com seu trabalho para a melhor compreensão do público em geral e tomadores de decisão sobre a conjuntura regional no ambiente político global. Radicado em Londres, ele dirige o projeto internacional do Monitor do Oriente Médio (MEMO).
“Engajando o mundo…”, em sua edição original em inglês, tem sido utilizado por acadêmicos e pesquisadores como referência especial sobre acontecimentos na Palestina do ponto de vista da resistência à ocupação. “A história, os objetivos e a visão do movimento não foram antes explicados de forma tão lúcida e profissional”, assegura Pappé.
A edição em português é prefaciada e introduzida por textos de Amorim, Pappé e da professora de História Árabe e História da Palestina no Departamento de Letras Orientais da Universidade de São Paulo (USP), Arlene Clemesha, que participará do lançamento, ao lado do autor. Com eles, estarão também o professor de Relações Internacionais da PUC, Bruno Huberman e o diretor da FAPCOM, professor de Comunicação e Semiótica, Antonio Iraildo Alves de Brito. A Editora MEMO será representada por seu diretor, Ahmad Alzoubi e sua editora, Rita Freire.
A Editora MEMO integra os projetos do Monitor do Oriente Médio, dedicado a cobrir e divulgar ao público brasileiro informações do Oriente Médio e reflexões de articulistas brasileiros e internacionais sobre os acontecimentos e problemas da região.
PARA A IMPRENSA:
Havendo interesse em:
2 Para solicitar entrevista com o autor, por favor envie seus dados pessoais e do veículo e meios de contato para possível agendamento. Ele estará no Brasil durante um curto período.
PARA ESTUDANTES E PESQUISADORES
Participantes com presença registrada no dia por QRcode receberão certificado de participação.
AGENDA
O que – Lançamento do livro “Engajando o Mundo – A construção da Política Externa do Hamas”, de Daud Abdullah
Quando – Dia 23 de maio de 2023, às 10h
Local: Faculdade Paulus de Comunicaçãos (FAPCOM)
CONTATOS PARA IMPRENSA
Lina Bakr
Whatsapp +55 11 99667-7302
Email: [email protected]
Posts Relacionados: