A distribuição do livro e o público jovem e infantil: urgências
Com o tema “A distribuição do livro e o público jovem e infantil: urgências”, o IV Seminário de Produção Editorial da FAPCOM, promovido pelo curso de Pós-graduação em Produção Editorial da instiruição, traz duas frentes distintas e complementares de discussão. Gratuito, a realizar-se de modo on-line (via canal da FAPCOM no YouTube), no sábado 30 de abril, com início às 9 horas, em um primeiro âmbito o evento propõe discutir sobre exigências, desafios e oportunidades a partir de Programas de compras e distribuição do livro. Em seguida, recortando o foco para a literatura juvenil e infanto-juvenil, levanta reflexões sobre tendências para editoras e autores visando atender ao público juvenil e infantil inseridos na cultura digital; público este que, no contato com o livro, tem potencializada sua formação integral.
Na primeira mesa, “Programas e distribuição do livro: desafios”, das 9h às 10h30, mediada por Whaner Endo, professor da Pós-graduação em Produção Editorial da FAPCOM, a proposta é pensar sobre programas de compras e distribuição de livros didáticos/pedagógicos e literários que fomentam a leitura, especialmente infantil e infanto-juvenil, e movimentam intensamente todo o mercado editorial. O edital vigente do Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD, por exemplo, promove mudanças ao introduzir nesta edição a aquisição de livros e manuais do professor com recursos interativos. Há outras iniciativas sociais, como o Programa Leia para uma Criança (Itaú Social) e o Programa Direito e Cidadania (Editora Paulus), que complementam esse panorama. Por isso questionamos quais os atuais desafios e oportunidades para editores e autores. Para esta mesa contamos com nomes que estão à frente de projetos importantes no mercado: Natalia Vieira (Projeto Radar de Licitações no PublishNews); Dianne Melo (Programa Leia para uma Criança) e Dílvia Ludvichak (Editora Paulus e FAPCOM).
Na sequência, na segunda mesa, “Literatura jovem e infantil na cultura digital: desafios”, das 11h às 12h30, a Profa. Dra. Lilian Crepaldi Ayala, docente da Pós-graduação em Produção Editorial da FAPCOM, promove a mediação acionada pelo seguinte questionamento: da consagrada literatura infanto-juvenil à segmentação mais recente denominada Young Adult, que promove a ponte entre a literatura juvenil e adulta, como atender a esse público em fases iniciantes da vida? Quais os obstáculos que emergem para editoras com a intensa inserção – ainda que desigual e aqui mora outro desafio – desse público em um contexto hiperdigitalizado de cultura? Quais as brechas que se abrem aos autores para a atuação dentro de novas lógicas de consumo do livro em um tempo de maior proximidade entre leitores e autores via mídias digitais? Somamos a esses questionamentos ainda o fato de que voltarmos nossa atenção de promoção à leitura para crianças e adolescentes em 2022 mostra-se urgente também frente ao aumento da evasão escolar durante a pandemia de Covid-19. Os convidados desta sessão são nomes com bastante experiência no assunto: Tiago Valente (Autor e BookToker); Tomaz Adour (Libre e Editora Vermelho Marinho) e Natanael dos Santos (Baobá Editora Educacional)
As inscrições são gratuitas pelo site da FAPCOM e será emitido certificado de participação mediante preenchimento de formuláriodisponibilizado no dia do evento.
Serviço:
IV Seminário de Produção Editorial
Curso: Pós-graduação em Produção Editorial
Coordenação: Profa. Dra. Fernanda Elouise Budag
Data: 30/04/2021 (sábado)
Horário: 9h às 12h30
Local: Youtube FAPCOM