Por Larissa Lopes
Neste ano atípico de 2020, a FAPCOM adaptou um de seus eventos presenciais mais tradicionais e concorridos para o meio on-line: o Comunicadores do Futuro. O encontro, que é sempre realizado com todo o carinho para quem sonha em cursar as áreas da Comunicação no ensino superior, ganhou a sua primeira versão digital, com uma programação específica para cada curso durante todo o dia 4 de novembro.
Abrindo a maratona do Comunicadores, o curso de Publicidade e Propaganda contou com a palestra “A profissão de Publicitário e seu mercado de atuação do Marketing à Criação”, com a participação do coordenador Prof. Vanderlei Postigo, e das egressas Beatriz Lopes, assistente de arte da WMcCann, e Evelyn Gonçalves, analista de Marketing da Riachuelo. As publicitárias, que já trabalharam juntas na graduação, enfatizaram a necessidade de o profissional da área saber um pouco de tudo – de games a automóveis – já que por trás de qualquer ação de comunicação há um publicitário.
Na segunda palestra, a produtora e locutora Manu Rodrigues, formada em Rádio, TV e Internet pela FAPCOM, compartilhou sua trajetória como radialista e, junto ao coordenador do curso Prof. Fernando Mariano, discutiu sobre “A atuação no mercado tradicional e em novos ambientes profissionais”. Manu também contou que, depois de concluir a graduação, descobriu o empreendedorismo na área de RTVI, e acabou trabalhando com colegas que conheceu durante o curso.
Para fechar a programação da manhã, a relações-públicas Lais Rodrigues, também formada pela FAPCOM, defendeu que “Você precisa de um RP” e dividiu sua trajetória na construção da imagem de um cliente, uma das principais atribuições do profissional. Com o coordenador do curso Prof. Sergio Andreucci, Lais destacou a diversidade de caminhos que o relações-públicas pode seguir – desde assessoria e eventos até social media -, o que impactou a decisão dela pela carreira.
A pauta do início da tarde foi a “Profissão jornalista: perspectivas de trabalho que vão além das redações”, com a egressa Mábily Souza, chefe de reportagem do SBT, e a coordenadora de jornalismo Profa. Krishma Carreira. Mábily contou as experiências que teve ao longo da graduação, tanto no TCC quanto em estágios, e ressaltou a versatilidade que a área de jornalismo exige do profissional. “Não pense que você vai fazer as coisas sempre no mesmo horário”, ela disse, “Jornalismo não tem rotina, e a gente tem que estar pronto pra tudo”. Por fim, Mábily deixou uma dica aos futuros colegas de profissão: fazer contatos e cultivar conexões, desde o início do curso.
Para falar sobre Audiovisual e Fotografia, o Comunicadores contou com o produtor e filmmaker Raphael Freitas, formado pela FAPCOM, o Prof. Erick Borges, e o coordenador de Produção Audiovisual Prof. Wellington Dias. Raphael destacou a importância da faculdade para a construção do networking e do trabalho em equipe, habilidades essenciais para a carreira. Além disso, ele valoriza a amplitude de atuação: “A beleza do audiovisual é que a gente não precisa focar em um segmento, óbvio que você pode se especializar, mas você pode fazer de tudo” – seja institucional, comercial, clipes etc.
Já a palestra “Gerenciamento de mídias sociais – A produção multimídia e o mercado de trabalho”, foi comandada pela coordenadora Profa. Alessandra Marassi e pela aluna do 2º semestre de Produção Multimídia Stéffani Barbarelli, que é social media do Jornal Mercado em 1 minuto. Stéffani, que já é formada em Produção Audiovisual pela FAPCOM, conta que a produção de conteúdo para redes sociais é bastante inconstante, e “cada dia tem uma coisa nova pra gente aprender”. Ela avalia que o auxílio dos professores na construção da bagagem cultural do aluno, com indicações de livros e outros conteúdos, por exemplo, faz toda diferença.
O curso de Produção Multimídia compreende teoria e prática em design, ilustração, games, mídias sociais, foto e vídeo etc.
Por fim, a Filosofia virou reflexão na palestra “Por que estudar Filosofia?”, que teve a participação da aluna do 6º semestre Maria Luiza Lopes e do coordenador Prof. Luiz Pires. Maria Luiza está desenvolvendo o quarto projeto de Iniciação Científica na FAPCOM, e enfatizou o valor de uma faculdade que incentiva a pesquisa durante a graduação. Além disso, ela enxerga na junção filosofia-comunicação-tecnologia um caminho para a educação. “É um máximo mesclar a tecnologia com a filosofia, trazer formatos diferentes, principalmente para os seus alunos”, conclui.
Para fechar o evento, a FAPCOM realizou um Meet interativo com sorteio de brindes para todos que participaram do Comunicadores do Futuro.